terça-feira 16 de abril de 2024

Atenção Primária à Saúde de Maceió é tema em Audiência Pública na Câmara Municipal

Reunião convocada pelo vereador Dr. Valmir (PT-AL) traçou estratégias para a melhoria da Saúde da Família na capital

22 de fevereiro de 2022 12:19 por Da Redação

Foto: Assessoria

O vereador Dr. Valmir (PT-AL) realizou na Câmara Municipal de Maceió, nessa segunda-feira (21), uma Audiência Pública para debater sobre a Atenção Primária à Saúde de Maceió. A reunião aberta à população contou com representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), do Conselho Municipal de Saúde e SINDPREV, representantes da UNCISAL e UNIT, além de líderes comunitários e população em geral, de forma presencial e remota, através do YouTube.

A mesa de honra da Audiência Pública, que teve como mediador o vereador Dr. Valmir, contou com a presença da Diretora de Planejamento e Gestão em Saúde do Município, Sônia de Moura Silva, a ex-prefeita Kátia Born, representando a UNCISAL, o membro do Conselho Municipal de Saúde, Manassés Silva de Santana e os vereadores Leonardo Dias, Raimundo Medeiros, Teca Nelma e Chico Filho.

“Como médico que atua com a Saúde da Família, vivencio diariamente as dificuldades das pessoas que vivem nas comunidades. Mesmo com tantos avanços, o acesso à saúde ainda não é o ideal nas nossas unidades básicas, e por isso convocamos a Audiência Pública, para que possamos ouvir, debater e assim encontrarmos soluções”, afirmou o mediador da Audiência Pública, Dr. Valmir.

Durante a Audiência Pública, a Diretora de Planejamento e Gestão em Saúde do Município, Sônia de Moura Silva, destacou a importância do vereador Dr. Valmir para as pautas de saúde pública.  “A Câmara Municipal de Maceió é a casa do povo, e temos o privilégio de ter um vereador que também é profissional de saúde, também vivencia as dificuldades”, disse Sônia, esclarecendo sobre o funcionamento e área de atuação da SMS de Maceió.

Representando a UNCISAL, a ex-prefeita Kátia Born, ressaltou a importância da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas para a comunidade e cobrou melhorias nas unidades básicas de saúde. O representante do Conselho Municipal de Saúde, Manassés Silva de Santana falou sobre a fiscalização e as dificuldades da população, principalmente devido à falta de medicamentos nas unidades básicas. Já os vereadores Leonardo Dias, Raimundo Medeiros, Teca Nelma e Chico Filho explicaram sobre o trabalho realizado na Câmara Municipal.

Além dos membros da mesa, várias autoridades pontuaram sobre as melhorias necessárias para atender a população. A sociedade foi ouvida, por meio de líderes comunitários, que relataram sobre a falta de medicamentos, a baixa quantidade de efetivos nas unidades básicas e o atendimento domiciliar que, segundo relatos, não funcionam em diversos bairros.

Durante a audiência, o vereador Dr. Valmir salientou que a reunião foi extremamente proveitosa, afirmando que dará encaminhamento às necessidades pontuadas pela população e as medidas propostas pelas entidades e os especialistas.

“Como presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Maceió, gostaria de dizer que colhemos todos os questionamentos e dificuldades levantadas pelos colegas durante a Audiência Pública e vamos convidar mais vezes a SMS para propor novas discussões. Considero que existem dois aspectos do debate que podemos destacar, primeiro é fortalecer a reforma sanitária e o financiamento da saúde, e a outra discussão é sobre a necessidade de ampliar a unificação com as universidades, aproveitar os projetos e os residentes nas nossas unidades básicas de saúde”, concluiu o vereador Dr. Valmir.

Fonte: Assessoria

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

22 de fevereiro de 2022 12:19 por Da Redação Com o objetivo de investigar

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

22 de fevereiro de 2022 12:19 por Da Redação O prazo para entrega da

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

22 de fevereiro de 2022 12:19 por Da Redação Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

22 de fevereiro de 2022 12:19 por Da Redação A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

22 de fevereiro de 2022 12:19 por Da Redação A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

22 de fevereiro de 2022 12:19 por Da Redação A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

22 de fevereiro de 2022 12:19 por Da Redação Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

22 de fevereiro de 2022 12:19 por Da Redação A Secretaria de Estado da

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *