sábado 20 de abril de 2024

‘Cada cidadão tem o direito de continuar ou não se protegendo’, diz Renan Filho

Governo torna uso de máscara facultativo, mas, apela para que população se vacine

16 de março de 2022 11:38 por Da Redação

Governador Renan Filho e secretario Alexandre Ayres durante live no Palácio | Agência Alagoas

Nessa terça-feira (15), quando o governo publicou o decreto que estabelece o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras faciais em ambientes externos, mas deixando a decisão a critério dos municípios, o Estado registrou 69 novos casos de Covid-19 e seis mortos. Com isso, desde o início da pandemia, Alagoas chega a 294.329 casos confirmados do novo coronavírus e 6.817 mortos.

O novo coronavírus continua matando alagoanos, a pandemia ainda não acabou, por isso, a decisão de facultar o uso de máscaras pode ser revista caso o números da doença volte a subir. “Estamos flexibilizando porque vivemos um período pós-vacina. Mas estamos em plantão permanente, ainda enfrentando uma pandemia. Então, toda decisão está sujeita a revisão, caso o cenário (epidemiológico) mude”, ressaltou o governador Renan Filho.

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, explicou que o governo tomou a decisão com base em análises técnicas. “Ao observarmos os números semanais e a estabilização da pandemia no estado, conversamos com o grupo técnico do governo para tomar uma decisão prudente e serena, que vem ao encontro do que o Estado de Alagoas tem feito ao longo desses dois anos”, disse Ayres.

A medida vale para ambientes externos, mas, nos ambientes internos, o governo recomenda que se mantenha o uso de máscaras. A ocupação de público em eventos, estabelecimentos e nos transportes coletivos também será ampliada para a capacidade máxima, porém, com uso de máscara obrigatório dentro dos veículos coletivos interurbanos.

Nos que circulam internamente nas cidades, a decisão é facultada a cada município, levando em conta a situação epidemiológica da cidade, bem como em relação ao uso de máscaras em escolas.

Vacinação

O governador e o secretário estadual da Saúde, Alexandre Ayres, fizeram um apelo para que a população continue se vacinando, especialmente as crianças de cinco a 11 anos, a fim de que Alagoas e o Brasil superem o status de pandemia para epidemia e, posteriormente, a Covid-19 vire uma doença endêmica. Ayres destacou que o percentual de crianças imunizadas ainda está muito abaixo do necessário nos municípios alagoanos. “Sem dúvida nenhuma, o que a gente precisa é se vacinar”, disse o gestor.

“Essa terceira onda da variante Ômicron e, ainda, da variante Delta, trouxe o maior número de casos para o Brasil e Alagoas, mas as mortes foram menores, basicamente por conta da vacinação. Tome vacine, olhe a vacina da sua família. Quem se vacina corre menos chance de internação hospitalar e morte”, finalizou Renan Filho.

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

16 de março de 2022 11:38 por Da Redação Com o objetivo de investigar

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

16 de março de 2022 11:38 por Da Redação O prazo para entrega da

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

16 de março de 2022 11:38 por Da Redação Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

16 de março de 2022 11:38 por Da Redação A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

16 de março de 2022 11:38 por Da Redação A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

16 de março de 2022 11:38 por Da Redação A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

16 de março de 2022 11:38 por Da Redação Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

16 de março de 2022 11:38 por Da Redação A Secretaria de Estado da

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *