quinta-feira 25 de abril de 2024

Seis municípios alagoanos são inseridos no mapa do turismo brasileiro

Alagoas possui 46 municípios considerados como turísticos pelo Ministério do Turismo (MTur)

29 de março de 2022 3:11 por Da Redação

Quilombo dos Palmares | Ascom/Sedetur

Com compromisso ecológico, cultural e histórico, o turismo está cada vez mais desenvolvido em Alagoas. Prova disso é a inserção de seis municípios alagoanos na edição 2022 do Mapa do Turismo Brasileiro. A adesão ao mapa demonstra a vocação turística dos municípios e garante o envio de recursos federais para fomento e potencialização dos produtos turísticos em cada cidade. Ao todo, o estado possui atualmente 46 municípios cadastrados no Ministério do Turismo.

A atualização da lista de municípios é realizada anualmente e leva em conta os critérios estabelecidos pelo Ministério do Turismo para adequação ao Mapa. A cada nova edição é avaliado se os critérios ainda estão sendo seguidos e se novos municípios podem ser inseridos ou outros retirados.

Segundo o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas, Marcius Beltrão, a presença de seis novos municípios demonstra o desenvolvimento turístico de todo o Destino Alagoas. “Os municípios que estão cadastrados no Mapa do Turismo Brasileiro estão aptos a praticar atividades turísticas e a receber recursos para desenvolver ainda mais o segmento. Esses seis novos municípios cadastrados mostram o compromisso do Governo de Alagoas e das instâncias de governança de cada região turística com o desenvolvimento econômico e turístico do nosso estado”, destaca.

A presença dos municípios no Mapa do Turismo Brasileiro garante o envio de recursos federais para fomento e potencialização dos produtos turísticos da cidade, através de políticas públicas, estruturação de produtos turísticos e ações promocionais dos destinos.

Os seis novos municípios que foram inseridos no Mapa do Turismo são: Atalaia (Região dos Quilombos); Belo Monte (Regiões Cânions do São Francisco); Pariconha (Regiões Cânions do São Francisco); Maribondo (Região dos Quilombos); Murici (Região dos Quilombos) e São Miguel dos Campos, na Região Lagoas, Mares e Rios do Sul.

Retomada Segura

A retomada segura e gradual do turismo em Alagoas conta com o selo Safe Travels da WTTC (World Travel & Tourism Council), entidade de turismo internacional que reconhece destinos ao redor do mundo que tenham implementado protocolos sanitários em padrão mundial.

No total, onze municípios alagoanos já foram contemplados com a certificação internacional – Pilar, Penedo, Maragogi, Porto de Pedras, Piranhas, Japaratinga, Delmiro Gouveia, Marechal Deodoro, Roteiro, Passo de Camaragibe e Maceió. O estado também registra cerca de 2.050 empreendimentos turísticos com o selo do Turismo Responsável do Ministério do Turismo, ocupando o primeiro lugar do Nordeste em emissão de selos.

Fonte: Agência Alagoas

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

29 de março de 2022 3:11 por Da Redação Com o objetivo de investigar

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

29 de março de 2022 3:11 por Da Redação O prazo para entrega da

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

29 de março de 2022 3:11 por Da Redação Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

29 de março de 2022 3:11 por Da Redação A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

29 de março de 2022 3:11 por Da Redação A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

29 de março de 2022 3:11 por Da Redação A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

29 de março de 2022 3:11 por Da Redação Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

29 de março de 2022 3:11 por Da Redação A Secretaria de Estado da

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *