terça-feira 16 de abril de 2024

Pindorama ganha escritório da Emater para assistência aos agricultores da região

Objetivo central da extensão é atender as demandas vindas dos agricultores familiares, ampliando e qualificando o atendiment

6 de abril de 2022 11:47 por Da Redação

Foto: Assessoria

Os agricultores da região de Pindorama, no município de Coruripe, Litoral Sul de Alagoas, tiveram um motivo para comemorar. Na sexta-feira passada, 1º, foi inaugurado um escritório do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas – Emater/AL, que prestará assistência personalizada aos produtores rurais locais, com foco voltado principalmente aos agricultores familiares.

O Escritório de Extensão Rural da Emater em Pindorama foi uma iniciativa conjunta da Cooperativa Pindorama e a presidência da Emater, que é um órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura de Alagoas – Seagri. O objetivo central da extensão é atender as demandas vindas dos agricultores familiares, ampliando e qualificando o atendimento, e evitando que os pequenos produtores locais tenham a necessidade de se deslocar a outros municípios para receber o devido suporte.

A Cooperativa cedeu espaço físico do escritório, enquanto as ações que beneficiarão os agricultores familiares ficam a cargo do corpo técnico da Emater, que terá profissionais no local para dar a devida atenção.

De acordo com o presidente da Emater, João Paulo Calheiros, a instalação desse escritório é uma vitória para os agricultores locais. “Esse escritório é uma vitória, pois vai dar suporte a todos os agricultores daqui da região. Eles não vão precisar pagar para ter uma assistência, tirar uma DAP [Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar], fazer projetos ou ter um técnico lá na roça. É motivo de grande felicidade para mim, que nasci, me criei e sou morador de Pindorama”, disse João Paulo.

De acordo com o secretário de Estado da Agricultura, Maykon Beltrão, os pequenos produtores locais terão fácil acesso a serviços essenciais para o aumento de suas produções. “Os agricultores familiares da região podem procurar o escritório, pois terão análise de solo, ensinamentos de novas tecnologias para o plantio, para fazer com que suas produções aumentem com o apoio dos técnicos da Emater”, destacou.

Um dos que mais se esforçaram para a instalação da extensão da Emater em Pindorama, o presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio Santos, se disse muito feliz pela concretização do projeto. “É um dia de muita felicidade, pois estamos trazendo a Emater para nossa região. Comecei minha vida profissional na Emater e sei da importância dela, principalmente para o pequeno produtor. Nossa cooperativa, de fato, se preocupa com os cooperados e sua família, e a instalação desta extensão é uma prova disso”, comemorou Klécio Santos.

Caminhão

O evento de inauguração do Escritório de Extensão Rural da Emater em Pindorama foi marcado pela entrega de um caminhão-baú e uma moto para os agricultores.

O caminhão, provindo do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, do Governo Federal, fruto de emenda do deputado federal Marx Beltrão, foi entregue pelo próprio à Secretaria de Agricultura do município de Coruripe. O veículo auxiliará os agricultores familiares locais no escoamento de suas produções.

Após entregar o caminhão, Marx Beltrão aproveitou para corroborar a importância da região para o desenvolvimento do estado de Alagoas.

“A Pindorama é o maior exemplo de cooperativismo que temos em Alagoas. Sua atividade agrícola fomenta a economia, gera e mantém o emprego de milhares de famílias. Tudo que a gente fizer para ajudar a agricultura aqui na Pindorama e em Coruripe, isso engrandece o nosso povo, engrandece a nossa cidade”, enfatizou o deputado federal.

A moto doada na solenidade foi entregue à Associação Astral, composta por agricultores da Colônia Pindorama.

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

6 de abril de 2022 11:47 por Da Redação Com o objetivo de investigar

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

6 de abril de 2022 11:47 por Da Redação O prazo para entrega da

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

6 de abril de 2022 11:47 por Da Redação Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

6 de abril de 2022 11:47 por Da Redação A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

6 de abril de 2022 11:47 por Da Redação A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

6 de abril de 2022 11:47 por Da Redação A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

6 de abril de 2022 11:47 por Da Redação Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

6 de abril de 2022 11:47 por Da Redação A Secretaria de Estado da

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *