28 de abril de 2022 4:08 por Da Redação
Os cursos técnicos das áreas de Petroquímica e de Administração do Serviço Nacional de Aprendizagem industrial (Senai) de Alagoas serão referência para a avaliação que o Departamento Nacional do Senai realiza, periodicamente, para medir o nível de aprendizado dos seus alunos em todo o país.
Durante esta semana, uma equipe técnica participa das oficinas de pré-teste dos instrumentos das provas práticas dos cursos técnicos, visando à Avaliação de Desempenho dos Estudantes de 2023. O grupo é formado por integrantes do Senai Nacional e dos departamentos regionais de São Paulo, Ceará, Pará, Paraíba, Pernambuco, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Alagoas.
“No Estado em que houver cursos de Petroquímica e de Administração, a avaliação será feita com base no material produzido aqui em Alagoas”, explica o gerente do Senai Poço, Welton Barbosa. Entre os itens inspecionados no Senai Alagoas estão as plantas didáticas que simulam os processos de uma indústria petroquímica em escala reduzida.
É na escola do Senai Poço, em Maceió, que os trabalhos acontecem até esta sexta-feira, 29. “Nos empenhamos para que, a cada edição, os instrumentos avaliativos sejam aprimorados de forma que reflitam o que de fato está contemplado na nossa proposta de ensino e na nossa prática formativa. Assim, podermos realizar uma avaliação justa, representativa e eficaz”, ressaltou a especialista de Desenvolvimento Industrial do Senai Nacional, Geicivan Barbosa.
Ao final das oficinas, os dois grupos devem finalizar os cadernos de prova do estudante, a lista de verificação, o manual do avaliador, a lista de infraestrutura e a matriz de referência da avaliação nacional. Eles também devem entregar materiais para a capacitação dos avaliadores dos departamentos regionais do Senai, como vídeos e apresentações em slides.
SAEP
O Sistema de Avaliação de Educação Profissional (SAEP) tem por objetivo verificar a eficiência, eficácia e efetividade dos cursos de educação profissional oferecidos pelo Senai, por meio de projetos, processos e ações específicas de avaliação interna e externa.
Fonte: Assessoria