sexta-feira 19 de abril de 2024

Maceió promove Dia D de vacinação contra Influenza e Sarampo neste sábado (30)

Ação acontece das 8h às 16h30 em 15 unidades de saúde, mas terá pontos fixos também nos shoppings
Foto: Gabriel Moreira/Secom Maceió

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mobiliza as equipes da Gerência de Imunizações, neste sábado (30), com a realização do Dia D de Vacinação contra Influenza (gripe) e do Sarampo, no horário das 8h às 16h30. Os objetivo são reforçar a cobertura e atingir as metas definidas para a vacinação dos públicos-alvo.

A aplicação das doses das vacinas ocorrerá em 15 unidades de saúde e em outros cinco pontos fixos de vacinação: Shopping Maceió (9h às 21h), Shopping Pátio (15h às 21h), Loja Carajás (9h às 16h), Praça do Osman Loureiro (9h às 16h) e CAT Praia (10h às 21h). Com exceção do CAT Praia, em todos os pontos será antecipada a imunização de crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, tanto para a campanha de seguimento para o Sarampo quanto da Influenza.

“A partir de segunda-feira [02/05], estamos ampliando as duas campanhas para os demais públicos-alvo, mas o Dia D é um momento de intensificar a vacinação, proporcionando um acesso mais facilitado à população. É importante que todos respondam a esse chamamento, para garantir a proteção adequada contra as complicações decorrentes das duas doenças”, ressalta a enfermeira da Gerência de Imunização de Maceió, Camila Peixoto.

As complicações citadas pela enfermeira, inclusive, já começam a aparecer nas estatísticas de acompanhamento de casos no Estado. De acordo com o Boletim de Ocupação de Área dos Leitos Exclusivos para Covid-19 e Influenza, da Secretaria de Estado da Saúde, os dez leitos de UTI pediátrica destinados a síndromes respiratórias estão ocupados por pacientes com Influenza, daí a necessidade de reforçar a vacinação das crianças na faixa etária da campanha.

Documentação

Para ser imunizada, a população deverá apresentar, além do cartão de vacinação, um documento de identificação com foto. Trabalhadores da Saúde devem apresentar, ainda, original e cópia de documentação que comprove o exercício profissional atual como, por exemplo, carteira do conselho de classe, crachá, contracheque atualizado ou declaração do estabelecimento de saúde no qual trabalha ou realiza estágio. As cópias destes comprovantes serão retidas pela equipe de vacinação.

Próxima fase da vacinação

Dando continuidade à ação de imunização, a segunda etapa da vacinação contra a Influenza terá início na próxima segunda-feira, 2 de maio, seguindo até o dia 3 de junho, ampliando o público-alvo para gestantes e puérperas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros e longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade, sob medidas socioeducativas, além da população privada de liberdade.

A vacinação contra o Sarampo também ocorre de forma simultânea e, nesta segunda fase, vai atender crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias).

As únicas contraindicações são para pessoas que possuem alergia à proteína do ovo ou que apresentaram uma reação severa (anafilática) a uma dose anterior da vacina.

Confira aqui os pontos de vacinação

Confira a documentação obrigatória

Fonte: SMS

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

Com o objetivo de investigar a responsabilidade jurídica e socioambiental da mineradora Braskem no

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

O prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) em

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

Em meio à epidemia de dengue e ao aumento de casos por febre chikungunya, um

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

A Secretaria de Estado de Alagoas (Sesau) volta a alertar a população alagoana sobre

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

A Polícia Federal em Brasília indiciou Jair Renan Bolsonaro, filho do ex-presidente Bolsonaro, pelos

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

A Federação Alagoana de Esportes Colegiais (FAEC) anunciou o calendário anual de eventos para

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

Por Stanley de Carvalho* Há 60 anos, quando os portões de Brasília começaram a

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou no último dia 6, no Suplemento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *