quinta-feira 18 de abril de 2024

FUP: Bolsonaro debocha do povo; responsável por novo aumento no diesel é ele

“Na maior cara de pau, Bolsonaro se diz ‘indignado’’, diz FUP. O que ele não diz é que “quem decide os rumos da Petrobrás é o Presidente da República”, acrescenta

10 de maio de 2022 1:22 por Da Redação

Fonte: Edson Rimonatto/CUT

O governo de Jair Bolsonaro (PL) continua permitindo o reajuste dos derivados de petróleo atrelado ao mercado internacional, ao dólar e aos custos de importação, enquanto mente para o povo brasileiro como se não fosse responsável pelos aumentos nos preços dos combustíveis, diz o Coordenador-Geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar, em texto e vídeo publicados no site da entidade.

Nesta segunda-feira (9), autorizada por Bolsonaro, a Petrobras anunciou mais um aumento no preço do óleo diesel (8,87%) nas refinarias, o que elevará para cerca de R$ 5,00 o litro do combustível nos postos. O reajuste passa a valer a partir desta terça-feira (10).

“Jair Bolsonaro debocha do povo brasileiro ao esconder que o único responsável pelos aumentos absurdos nos preços dos combustíveis é ele mesmo”, disse o Coordenador-Geral da FUP.

“Na maior cara de pau, ele se diz ‘indignado’ com a alta dos preços praticados pela gestão da Petrobrás, que, apesar de ser uma empresa de economia mista, tem o controle acionário do Estado brasileiro. Ou seja, quem decide os rumos da Petrobrás é o Presidente da República”, acresenta o dirigente.

“Bolsonaro mente mais uma vez quando diz não poder mudar o PPI, política que reajusta preços de acordo com a variação do petróleo no mercado internacional, oscilação cambial e custo de importação, mesmo o Brasil sendo autossuficiente em petróleo”, acrescentou Deyvid Bacelar se referindo à Política de Paridade de Importação (PPI), adotada pela Petrobras no govenro do ilegítimo Michel Temer (MDB) e mantida por Bolsonaro sem qualquer alteração.

“Bolsonaro não muda a política de reajustes porque não quer desagradar acionistas privados, que têm no PPI a garantia de altos lucros gerados pela estatal, cuja diretoria é nomeada pelo próprio presidente da República. O foco da Petrobras hoje é gerar e distribuir valor para acionistas. Mais de 45% são investidores estrangeiros, com ações da Petrobras nas bolsas de São Paulo e de Nova Iorque”, complementou o dirigente da FUP.

De acordo com ele, entre  janeiro de 2019, quando Bolsonaro assumiu o govenro, e 9 de maio deste ano, “houve aumento nas refinarias, de 155,8% na gasolina, 165,6% no diesel e 119,1% no GLP, levando o preço médio do botijão de gás de 13 quilos para acima de R$ 120,00″, disse.

“O novo aumento do diesel anunciado nesta segunda-feira (9/5) é mais uma medida com impactos cruéis sobre a inflação e que contribui ainda mais para a explosão dos preços da comida dos brasileiros”, complementou.

“A estratégia da Petrobrás, sob a vigência do PPI, está ancorada na geração de caixa com objetivo de ampliar a distribuição de dividendo. Com sua política de pouco caso com o brasileiro, Bolsonaro promove uma brutal transferência de riqueza dos mais pobres para os mais ricos”, afirmou Deyvid Bacelar.

Confira aqui a íntegra da nota.

Fonte: Página da CUT

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

10 de maio de 2022 1:22 por Da Redação Com o objetivo de investigar

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

10 de maio de 2022 1:22 por Da Redação Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

10 de maio de 2022 1:22 por Da Redação A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

10 de maio de 2022 1:22 por Da Redação A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

10 de maio de 2022 1:22 por Da Redação A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

10 de maio de 2022 1:22 por Da Redação Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

10 de maio de 2022 1:22 por Da Redação A Secretaria de Estado da

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *