Documentário sobre Lula é exibido para convidados em Maceió

Depois da sessão, haverá bate-papo com o diretor de “O povo pode? – Um país pelo olhar de brasileiros”, Max Alvim

0

Reprodução

O documentário “O povo pode? – Um país pelo olhar de brasileiros”, do cineasta Max Alvim, será exibido para convidados neste sábado (14), em Maceió (AL), às 13h, no Teatro Deodoro, no bairro do Centro. Após a projeção do filme, será realizado um bate-papo com o cineasta e diretor Max Alvim. O filme ficará disponível para distribuição gratuita após o fim do evento.

A proposta do filme, segundo seu diretor, é investigar o que o povo pode, quando e como pode. “Por um lado, a questão está na potência, na condição de poder, mas no outro está na orientação, na politização, na ideologia que o povo carrega, quando ‘pode’”, explica. A ideia do título foi tirada de uma fala do ex-presidente Lula sobre a intenção de sua prisão, que aconteceria efetivamente depois. “Eles querem me prender, mas não se prendem ideias, e Lula é uma ideia, a ideia de que o povo pode”, disse ele na caravana Lula pelo Nordeste, em 2017.

Na abertura, em off, a voz do narrador explica que o trabalho narra os acontecimentos que nos últimos seis anos (a referência é 2021) levaram o Brasil ao caos em que se encontra. Não por acaso, a primeira imagem do longa-metragem exibe a Avenida Paulista de cabeça para baixo. A narrativa, no entanto, é focada não nos atores da política formal, mas nas falas e vivências de quatro trabalhadores nordestinos e sua relação com a história do ex-presidente Lula.

“O povo pode?” já está inscrito em mais 20 festivais mundo afora. Apesar disso, sua distribuição segue a mesma ideia desde o início do projeto: levar o filme ao maior número de pessoas possível, valorizando as exibições públicas e gratuitas sobretudo para aqueles que não têm acesso ao cinema. “Nós vamos exibir em praças públicas, sindicatos, universidades, cineclubes, movimentos populares, periferias e, numa segunda etapa, na internet. Além disso, ele também estará disponível gratuitamente no novo aplicativo da TVT, que já está quase pronto e será lançado junto com o filme. Em breve vamos anunciar”, promete.

Serviço:
Exibição do documentário : “O povo pode? – Um país pelo olhar de brasileiros”
Data: 14 de maio (sábado)
Horário: 13h
Local: Teatro Deodoro – Rua Barão de Maceió 375, Maceió (AL)

Deixe uma resposta