quinta-feira 25 de abril de 2024

Dr. Hemerson Casado confirma pré-candidatura a deputado federal

Portador de ELA, médico acusa o poder público de omisso e negligente com as doenças raras

18 de maio de 2022 5:45 por Da Redação

O médico Hemerson Casado | Divulgação

O médico Hemerson Casado confirmou nesta quarta-feira, 18, que é pré-candidato a deputado federal pelo PSDB. Presidente e fundador de uma organização sem fins lucrativos que tem como missão combater as doenças raras e lutar por assistência e políticas públicas, dr. Hemerson diz que é preciso levar essa luta ao Congresso Nacional através de um mandato político capaz de cobrar com eficiência o papel do Estado na saúde pública.

“O Estado é negligente e omisso quando o assunto são doenças raras. Quando eu falo Estado, eu me refiro aos três níveis de Estado: o federal, estadual e municipal. Porém, os problemas mais críticos são nos governos estaduais e municipais. As dificuldades começam no acesso aos serviços especializados, para que o diagnóstico seja feito de forma correta e rápida, passando por acesso ao único medicamento autorizado pela Anvisa, que é o Riluzol, feito pela farmácia central do estado”, aponta dr. Hemerson.

Slide 1
Slide 2

Segundo ele, “falta também, uma assistência multiprofissional para que os pacientes tenham um acompanhamento de maneira adequada, um acesso facilitado e rápido aos exames laboratoriais e de imagens para que possamos ter um diagnóstico precoce”. E reforça: “Na política, a luta por estratégias que envolvem frentes e ações de suporte aos pacientes e familiares que convivem com doenças raras ganha maior visibilidade e legitimidade”.

Ativismo

Diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) desde 2012, o médico tem se dedicado aos estudos da doença, ao debate sobre doenças raras e ao papel do poder público para tender aos portadores de enfermidades incomuns. Em 2014 e 2018, dr. Hemerson disputou uma das vagas para deputado federal, mas não foi eleito. Mesmo assim, sem mandato, através do Instituto Dr. Hemerson Casado Gama, ele conseguiu em 2018, R$ 252,3 milhões em recursos do Ministério da Saúde para serem investidos no avanço nos estudos científicos sobre a doença por um período de cinco anos.

Segundo dr. Hemerson Casado, há um completo desconhecimento por parte da população alagoana do que ele é capaz de fazer. Além de coordenar o instituto filantrópico, que leva o nome dele, ele trabalha como cardiologista na prefeitura de Pilar, através da telemedicina, trabalha em empresas dando laudos de eletrocardiograma, está terminando o seu mestrado em neurociências, coordena duas startups, de biotecnologia, ainda tem tempo pra trabalhar como pesquisador da fundação Osvaldo Cruz e é consultor do ministério da saúde para o programa de educação continuada de doenças rara.

O presidente da executiva do PSDB Alagoas, deputado federal Pedro Vilela, diz que é uma honra para o partido ter em seus quadros um ativista político como Hemerson Casado, com sua consciência pública a serviço de políticas públicas dignas para a saúde.

Fonte: Assessoria

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

18 de maio de 2022 5:45 por Da Redação Com o objetivo de investigar

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

18 de maio de 2022 5:45 por Da Redação Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

18 de maio de 2022 5:45 por Da Redação A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

18 de maio de 2022 5:45 por Da Redação A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

18 de maio de 2022 5:45 por Da Redação A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

18 de maio de 2022 5:45 por Da Redação Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

18 de maio de 2022 5:45 por Da Redação A Secretaria de Estado da

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *