quinta-feira 18 de abril de 2024

Rio foi palco de 593 chacinas policiais, entre 2007 e 2021. A última matou 25

Luiz Eduardo Soares, ex-secretário nacional de Segurança Pública no governo Lula, disse que se violência policial letal contribuísse para a segurança pública, o Rio de Janeiro seria um paraíso
Vizinhos socorrem moradora baleada próximo a Vila Cruzeiro | Reprodução

Por Iram Alfaia, do portal Vermelho.org

O Brasil acompanhou estarrecido mais uma chacina no Rio de Janeiro. Uma ação policial deixou 25 mortos nesta terça-feira (24) na Vila Cruzeiro, Complexo da Penha. A carnificina só foi menor que a do Jacarezinho em 2021, com 28 mortos na mesma cidade. Os números são assustadores. De acordo com o Grupo de Estudos de Novos Ilegalismos da Universidade Federal Fluminense (Geni-UFF), o estado foi palco de 593 chacinas policiais, entre de 2007 a 2021, tendo como resultados 2.374 mortes.

Gabriele Ferreira da Cunha, de 41 anos, moradora da comunidade da Chatuba, vizinha da Vila Cruzeiro foi morta com um tiro durante o confronto.

Os números revelam um estado ineficiente, sem política de segurança pública e que provoca pânico com suas ações na periferia. No meio de tudo isso, o pior é ver Bolsonaro e seus aliados normalizarem a situação e ainda comemorarem.

Luiz Eduardo Soares, ex-secretário nacional de Segurança Pública no primeiro governo Lula e um dos maiores especialistas em segurança pública do país, reforçou a sua tese de que as execuções só contribuem para degradar a instituição policial e fortalecer o crime organizado.

“O que posso lhe dizer, muito simplesmente, é que se violência policial letal contribuísse para a segurança pública, o Rio de Janeiro seria um paraíso, depois de 19.464 mortes provocadas por ações policiais, de 2003 a 2021. Pelo contrário, esse verdadeiro banho de sangue só tem aprofundado o racismo estrutural e as desigualdades sociais, e intensificado o ciclo vicioso da violência”, disse ele ao Portal Vermelho.

Leia também: Luiz Eduardo Soares lança livro sobre desmilitarização 

Por trás dessa violência ao longo dos anos, de acordo com ele, encontra-se o ímpeto racista e de classe, inteiramente dissociado de qualquer avaliação sobre resultado e evidências. “Está em curso, em nome de uma falsidade e hipócrita ‘guerra às drogas’, na sequência dramática de chacinas perpetradas sob responsabilidade do Estado, um genocídio de jovens negros e pobres, nos territórios vulneráveis”, disse.

O cientista político, que também é antropólogo e escritor, reclamou da política da cruzada bolsonarista pelo acesso ao armamento. “Enquanto isso, o tráfico de armas vem sendo estimulado pela flexibilização do acesso legal”, diz.

Questionado sobre o que fazer para superar essa crise, Luiz Soares afirmou haver uma vasta agenda e ainda a proposta de emenda à Constituição (PEC-51), de autoria do ex-senador Lindbergh Faria (PT-RJ) e que ele ajudou a elaborar, sobre a desmilitarização policial.

“Mas o que se impõe, hoje, com urgência, é a legalização das drogas e o fim do encarceramento em massa da juventude negra e pobre. É a concentração de esforços no controle das armas, o oposto da flexibilização, o que não se faz com operações bélicas em favelas, e, sobretudo, uma repactuação nacional democrática que ponha fim ao genocídio, à violência policial racista sempre renovada e sempre impune”, defendeu.

Luiz Eduardo Soares diz que o banho de sangue aprofunda racismo | Reprodução

STF

Sobre as críticas do comando da operação ao Supremo Tribunal Federal (STF), pelas quais culpam a corte por proibir operações policiais em favelas durante a pandemia, o especialista a considerou um acinte. “Uma declaração absurda e desrespeitosa ao STF. O que a ADPF-635 basicamente determina é o cumprimento da legalidade constitucional, sistematicamente violada no Rio. O argumento parte de duas premissas inteiramente falsas: a de que a ADPF-635 vem sendo cumprida e que, em o sendo, estaria impedindo o trabalho policial”, explicou.

Câmera no uniforme

Uma situação curiosa é que, 11 dias antes da chacina, o governo de Cláudio Castro havia anunciado o início de instalação de câmeras nos uniformes de policiais cariocas, mas a regra acabou não sendo cumprida. Procurado pela reportagem do Portal Vermelho, o ouvidor da Polícia do Estado de São Paulo, o advogado Elizeu Soares, considerou o uso do equipamento fundamental para a proteção da vida das pessoas e do policial.

“Aqui em São Paulo temos usados as câmeras nos uniformes e reduzido a letalidade policial, sobretudo diminuindo reclamações da população em face da ação policial”, disse o ouvidor, para quem o equipamento serve para elucidar controvérsias sobre a ação policial.

No caso da chacina no Rio, Soares considerou a incursão policial uma tragédia que se repete por vários anos. “Na verdade, ela é ineficaz, ineficiente e fere um dos princípios basilares da administração pública que é o princípio da eficiência. Ora, se eles estão atuando com a função de diminuir a criminalidade, enfim cercear a atividade de tráfico de drogas e outras  ilicitudes, isso não tem tido bom efeito”, afirmou.

Isso porque, na opinião do ouvidor, as atividades criminosas nos morros cariocas continuam deixando a população vulnerável entre o fogo cruzado dos bandidos e da polícia. “Nós vamos resolver o problema do Rio de janeiro e de outras comunidades com a presença do estado, possibilitando educação aos jovens e caminhos que não sejam o crime. Mais educação com trabalho, emprego e dignidade e, sobretudo, enfrentando os problemas das desigualdades que existem na sociedade”, defendeu.

O ouvidor da Polícia de São Paulo, o advogado Elizeu Soares | Reprodução do YouTube

Parlamento

Na quarta-feira (25), parlamentares avaliaram a situação critica do Rio. A deputada Jandira Feghali (PCdoB), que é do estado, considerou o problema insustentável. “Vocês sabem o que é viver em constante sobressalto? Os moradores das comunidades do RJ sabem. Acordam com tiros. Vão para o trabalho pulando corpos pelo chão. Isso não é vida. Isso é a falência de um estado que não sabe a diferença entre política de segurança pública e chacina”, criticou.

Ela disse que as famílias das vítimas não querem saber de quem é a culpa. “Querem uma política de segurança que as proteja. A cada operação o trágico retrato é o mesmo. Inaceitável, chocante e assustadora a política de atirar primeiro e perguntar depois. Combater o crime, sim. Aterrorizar os moradores das comunidades, não”, afirmou.

O presidente da Comissão dos Direitos Humanos e Minoria da Câmara dos Deputados, Orlando Silva (PCdoB-SP), pediu providências ao governador, procurador-geral de Justiça, Ministério Público Federal, ao Conselho Nacional de Justiça e ao Ministro da Justiça e da Segurança Pública sobre a ação policial do Bope (Batalhão de Operações Especiais) em conjunto com a PRF (Polícia Rodoviária Federal) na região da Vila Cruzeiro.

Ele também criticou Bolsonaro por festejar a chacina. “GENOCIDA! Bolsonaro celebrou o extermínio de 24 pessoas na Chacina policial na Vila Cruzeiro. Como presidente da Comissão de Direitos Humanos, já pedi providências urgentes na investigação à Procuradoria de Justiça do RJ. Quanto a Bolsonaro, vai pagar por seus crimes em Haia!”, escreveu no Twitter.

Vereadora de Niterói Walkiria Nictheroy-PCdoB | Reprodução Instagram

Lideranças locais

Algumas lideranças do estado também criticaram a violência policial. “Isso não é vida! O Rio de Janeiro precisa de política pública pra favela, não de bala em muro de morador”, protestou a vereadora de Niterói Walkiria Nictheroy (PCdoB).

“A falta de políticas públicas que valorizem a vida da nossa juventude periférica é absurda. Não é dessa forma que a violência e o crime organizado será combatido. Onde estão as movimentações para geração de empregos, para educação popular e formação cidadã daqueles que mais precisam? Chega de genocídio!”, disse Danieli Balbi, militante do PCdoB e professora no estado.

Por meio de nota, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Rio de Janeiro (CTB-RJ) repudiou o governador Claudio Castro e sua necropolítica de segurança pública.

“Dessa vez, o espetáculo da morte promovido pelo governo em comunidades pobres foi no Complexo da Penha, na segunda ação mais letal das forças policiais da história do nosso Estado. Cabe ressaltar, que a ação mais letal também foi ocorrida durante o governo de Castro e tem pouco mais de um ano seu acontecimento, na favela do Jacarezinho”, lembrou.

De acordo com a entidade, a necropolítica faz bem aos ouvidos de uns e serve apenas para consolidar o fascismo na sociedade. “Foi com ela que Wilson Witzel se elegeu para ‘atirar na cabecinha’ e teve ao seu lado, seu herdeiro político, Claudio Castro. Ambos aliados à época de Jair Bolsonaro, que também se elegeu promovendo ideologias fascistas em nossa sociedade.”

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

Com o objetivo de investigar a responsabilidade jurídica e socioambiental da mineradora Braskem no

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

O prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) em

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

Em meio à epidemia de dengue e ao aumento de casos por febre chikungunya, um

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

A Secretaria de Estado de Alagoas (Sesau) volta a alertar a população alagoana sobre

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

A Polícia Federal em Brasília indiciou Jair Renan Bolsonaro, filho do ex-presidente Bolsonaro, pelos

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

A Federação Alagoana de Esportes Colegiais (FAEC) anunciou o calendário anual de eventos para

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

Por Stanley de Carvalho* Há 60 anos, quando os portões de Brasília começaram a

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou no último dia 6, no Suplemento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *