sexta-feira 19 de abril de 2024

Lula provavelmente terá uma vitória histórica nesta eleição, diz presidente do Vox Populi

Para Marcos Coimbra, do Vox Populi, apenas uma "extravagância institucional" poderia ameaçar o favoritismo que Lula ostenta nas pesquisas

1 de junho de 2022 11:41 por Da Redação

Divulgação

Por Cintia Alves, do Jornal GGN

Os grandes meios de comunicação no Brasil deveriam parar de forçar uma “terceira via”, como se a eleição presidencial de 2022 estivesse “em aberto”. Para o povo, não está. As pesquisas eleitorais até aqui indicam que o apoio a Jair Bolsonaro e Lula está consolidado. O ex-presidente petista lidera as intenções de voto e apresenta chances de vencer a batalha contra o extremista de direita já no primeiro turno. Para Marcos Coimbra, presidente do Instituto Vox Populi, Lula “provavelmente terminará esta eleição com a maior vitória eleitoral da história política brasileira”. A única coisa que hipoteticamente poderia atrapalhar a vitória do petista, na visão de Coimbra, é se acontecer alguma “extravagância institucional”.

“Acho que Lula terá uma vitória maiúscula. Já é o maior favorito que tivemos em todas as eleições. Nunca tivemos um candidato no início de junho com o tamanho que Lula tem hoje, nem mesmo Fernando Henrique [Cardoso, que já venceu uma eleição no primeiro turno]. Lula provavelmente terminará esta eleição com a maior vitória eleitoral da história política brasileira. Vamos parar de cultivar a imagem de que a eleição está em aberto porque, para o povo, não está”, disse Coimbra, lembrando que as pesquisas indicam que a certeza de voto em Lula ou Bolsonaro está consolidada, enquanto os eleitores de Ciro Gomes e outros candidatos admitem que podem mudar de opinião.

Coimbra conversou com o jornalista Luis Nassif, na TVGGN [inscreva-se gratuitamente no canal clicando aqui] na noite de segunda-feira, 30 de maio. Para o sociólogo, não há muitos fatores que possam atrapalhar a vitória de Lula no atual cenário.

Após anos de massacre midiático e de lawfare na Lava Jato, Lula já não é alvo de nenhuma ação penal que possa impedir sua candidatura. Ainda na visão de Coimbra, tampouco há ingredientes suficientes para formar uma tempestade perfeita que possa levar a um golpe contra os resultados das urnas.

GOLPE CONTRA AS ELEIÇÕES

“Não acredito em golpe. Golpes bem sucedidos, mesmo no Brasil, exigiram um conjunto de circunstâncias que não temos agora. A começar por um Exército respondendo a um apelo da sociedade. (…) Sinceramente, não tem muita coisa, dentro, naturalmente, das regras do jogo da democracia [que possa atrapalhar o favoritismo de Lula”, avaliou.

“No momento em que a grande maioria das pessoas prefere um candidato, costuma acontecer o que é previsível: o favorito da maioria ganha. Não tem mistério. Mistério tem quando começam a acontecer extravagâncias institucionais: milico mandando tweet para o Supremo; imprensa fingindo que [o candidato]não pode falar, então não entrevista. Irregularidades podem acontecer. Hoje, parece que é a única coisa que pode se colocar entre Lula e a vitória no primeiro turno.”

O FATOR CIRO GOMES

Na análise de Coimbra, ainda é cedo para saber se Lula pode ganhar no primeiro ou segundo turno. Para ele, a transferência de votos de Ciro Gomes para Lula pode dar um impulso, mas não que a pequena parte do eleitorado que caminha com o pedetista seja determinante para o processo eleitoral como um todo. “Ciro Gomes, hoje, é apenas uma pequena parte do eleitorado que não tem a menor capacidade, a tomar pelas pesquisas, de influenciar o resultado final.”

Assista a entrevista completa abaixo:

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

1 de junho de 2022 11:41 por Da Redação Com o objetivo de investigar

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

1 de junho de 2022 11:41 por Da Redação O prazo para entrega da

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

1 de junho de 2022 11:41 por Da Redação Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

1 de junho de 2022 11:41 por Da Redação A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

1 de junho de 2022 11:41 por Da Redação A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

1 de junho de 2022 11:41 por Da Redação A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

1 de junho de 2022 11:41 por Da Redação Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

1 de junho de 2022 11:41 por Da Redação A Secretaria de Estado da

1 Comentário

  • Em 2018 as pesquisas, era todas contra Bolsonaro, não ganhava de ninguém, ganhou as eleições desmoralizou todos os institutos de pesquisas e hoje está acontecendo a mesma coisa, só que o candidato que está em 1º lugar não pode nem sair na rua, é vaiado, xingado de ladrão e ex-presidiário. Enquanto o Presidente Bolsonaro vai a multidão o cerca aclamando é mito, mito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *