sexta-feira 19 de abril de 2024

Qualifica Educação capacita jovens e adultos para melhores oportunidades no mercado de trabalho

Estudantes contam como a experiência de fazer os cursos foi determinante para o seu crescimento profissional
A formação profissional e o empreendedorismo são pilares do Novo Ensino Médio | Thiago Ataíde

Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promoveu a entrega de certificados de conclusão para os estudantes da rede pública estadual que fizeram os cursos profissionalizantes do programa Qualifica Educação, no polo de Arapiraca.

A primeira turma formada pelo programa contou com 68 estudantes do ensino médio e EJA médio – regularmente matriculados nas segundas e terceiras séries – das escolas estaduais da região. Por meio dessa oportunidade, os jovens formandos puderam realizar, de forma gratuita e com Auxílio Estudantil, os cursos de assistente administrativo, operador de computador, almoxarife, e assistente de suporte e manutenção de computadores.

“A formação profissional e o empreendedorismo são pilares do Novo Ensino Médio, que traz em si uma oferta de conhecimento mais abrangente e que visa preparar o jovem para a realização de seu projeto de vida. Por meio desta parceria com o Senai, atendemos essa premissa e possibilitamos que tanto os alunos do ensino médio como da EJA saiam mais preparados e qualificados para o mercado de trabalho”, destaca a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos.

Secretária Roseane Vasconcelos entrega certificados a estudantes Thiago Ataíde

Integrante da turma de formandos, o estudante Emanuel Arthur, da Escola Estadual Quintela Cavalcante,  de Arapiraca, conta que decidiu fazer o curso profissionalizante pela necessidade do mercado. “No mercado de trabalho da nossa cidade faltam profissionais qualificados na área de almoxarifado. Por isso, escolhi esse curso e espero me destacar e ter boas oportunidades”, revela.  O aluno ainda conta que o Auxílio Estudantil, pago semanalmente pelo programa, garantiu sua presença nas aulas. “Nem sempre nós temos condições de tirar do próprio bolso o gasto com transporte até o curso. É o meu caso. Então, esse incentivo financeiro foi uma ajuda importante para gente”, completou.

Já Maria Clara Pinheiro, também estudante da Quintela Cavalcante, arriscou-se no mundo da administração e se surpreendeu. A formanda relata que, por meio da oportunidade do Qualifica, conheceu melhor a administração e se apaixonou pela área de Recursos Humanos. “Eu achava que assistente administrativo era uma área que já tinha muita gente, mas, a partir do curso, eu percebi que existem muitas pessoas formadas, mas poucas são qualificadas o suficiente para disputar o mercado. E como a administração engloba várias áreas, você pode acabar se identificando com alguma delas. Eu, por exemplo,  amei recursos humanos e agora estou fazendo o curso de RH para aprender mais sobre”, destacou.

Maria Clara Pinheiro conta que se encontrou na área de administração | Thiago Ataíde

E além dos concluintes, a cerimônia contou ainda com a presença de mais de mil estudantes de escolas estaduais da região, que tiveram a oportunidade de conhecer melhor o Qualifica Educação, assim como os cursos ofertados pelo Senai e ouvir as experiências dos colegas formandos. Enzo Gabriel foi um dos alunos presentes na ocasião. O jovem de 18 anos se interessou pelo programa e conseguiu realizar sua inscrição na hora. Estudante da Escola Estadual Manoel André, de Arapiraca, ele decidiu cursar Mecânica de Automóveis para dar continuidade ao negócio da família.

“Eu já trabalho na área, pois meu pai tem uma oficina mecânica e um ferro velho e eu ajudo. Então, com esse curso, eu quero adquirir experiência teórica, pois a minha expectativa é fazer a empresa da minha família crescer cada vez mais e no negócio que futuramente será meu”, conta o estudante.

Fábia Veras é aluna da EJA e fez curso de confeitaria | Thiago Ataíde

Sempre é tempo de aprender

A aluna Fábia dos Santos Veras carrega uma história inspiradora de resiliência. Estudante do EJA Modular na Escola Estadual Adriano Jorge, aos 41 anos, ela decidiu aproveitar a oportunidade do Qualifica para realizar o sonho de estudar sobre gastronomia. Atualmente, Fábia está finalizando o curso de Confeitaria e pretende continuar estudando no curso de Padeiro.

“A minha vida está sendo uma persistência contínua. Voltei a estudar ano passado, e desde que eu entrei no EJA Modular, eu já me vejo uma pessoa totalmente diferente, a minha vida mudou. Estava na escola quando o Senai foi até lá apresentar esses cursos e eu me inscrevi para fazer confeitaria porque eu adoro cozinhar. Então, quando apareceu essa oportunidade de fazer o curso, eu fui. E estou amando aprender mais sobre qualidade, higiene e classificação de alimentos, coisas que eu nem imaginava que faziam parte da confeitaria”, relatou.

O Programa

O Programa Qualifica Educação é fruto da parceria do Estado de Alagoas, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação, com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para ofertar cursos profissionalizantes a estudantes da rede estadual de ensino que buscam concluir o Ensino Médio com uma profissão. O investimento é de mais de R$ 18 milhões, oriundos do Tesouro Estadual. Ao todo, estão sendo ofertadas 10.000 vagas distribuídas em 500 turmas para 36 cursos em diversos municípios no estado de Alagoas, com carga horária entre 160 a 200 horas, podendo ter duração de 2 a 3 meses.

Fonte: Seduc

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

Com o objetivo de investigar a responsabilidade jurídica e socioambiental da mineradora Braskem no

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

O prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) em

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

Em meio à epidemia de dengue e ao aumento de casos por febre chikungunya, um

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

A Secretaria de Estado de Alagoas (Sesau) volta a alertar a população alagoana sobre

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

A Polícia Federal em Brasília indiciou Jair Renan Bolsonaro, filho do ex-presidente Bolsonaro, pelos

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

A Federação Alagoana de Esportes Colegiais (FAEC) anunciou o calendário anual de eventos para

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

Por Stanley de Carvalho* Há 60 anos, quando os portões de Brasília começaram a

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou no último dia 6, no Suplemento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *