sexta-feira 29 de março de 2024

Fim de semana terá feira agroecológica na Cidade Universitária

Projeto conta com apoio da Ufal e diversos movimentos sociais

10 de junho de 2022 11:53 por Da Redação

Reprodução

Neste fim de semana, nos dias 10 a 12 de junho, a Associação de Moradores do Residencial Novo Jardim, na Cidade Universitária será sede da Feira Agroecológica Novo Jardim, uma realização do Instituto Vale do Sol em parceria com o Movimento de Libertação dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MLST) e que conta com o apoio da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e diversos movimentos. A Feira acontece das 6h30 às 23h com a participação de 20 agricultores familiares vindos de assentamentos rurais nos municípios de Joaquim Gomes, Branquinha, Murici, União dos Palmares e Messias.

Serão comercializados produtos in natura e/ou manipulados, como: macaxeira, milho, coco, batata, inhame, banana, mamão, laranja, cana, maracujá, feijão verde, fava, tapioca, doces, farinha, mel, própolis, comidas típicas e mudas de plantas medicinais. Além disso, haverá uma banca de exposição e venda de artesanatos em macramê feitos por um grupo de agricultoras e agricultores da comunidade rural Morro das Graças, localizada em União dos Palmares.

A feira promove a exposição e comercialização de produtos alimentícios livres de agrotóxicos, que demonstram o potencial econômico dos assentados como alternativa para a segurança alimentar no Estado de Alagoas, em parceria com as comunidades na capital alagoana. Também visa estimular o intercâmbio sociocultural entre produtor e consumidor final, promover a cultura alagoana e nordestina e dar destaque à preservação ambiental e à preservação da cultura alimentar livre de agrotóxicos.

Entre as associações que parceias estão o Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas(Iteral), Associação de Moradores do Conjunto Residencial Novo Jardim, MOPS-AL, ANEPS, Coletivo da Terra e Coletivo Sabiá Experimentos Agroecológicos.

Atrações

Na sexta (10), a partir das 18h a Feira se torna palco do Cineclube, que, nesta edição debate o meio ambiente e alternativas agroecológicas de interação com a natureza. Às 19h30min terá aulão de Fitdance com a professora Misterly Estrela, e a programação é finalizada ás 20h30 com apresentação cultural dos grupos de pagode Cartas na Mesa e Papo Reto.

No sábado (11), acontecem os atendimentos em práticas integrativas como massagens, auriculoterapia e reflexologia com a equipe de voluntários da Sala de Cuidados da UFAL e dos coletivos MOPS-AL e ANEPS. Os atendimentos são gratuitos e abertos ao público visitante e aos feirantes, das 9h às 17h.

A programação cultural terá início às 15h, com o Palco Aberto, ou seja, prestigiar e também se apresentar em um espaço livre para poesia, dança, música, entre outras performances. Já estão confirmadas atrações como Junior di Castro, de Olinda – PE, Ed Salú, vocalista da banda Nação Palmares e Haquilles, jovem cantor da capital alagoana. Às 19h30min a apresentação musical será com Guilla Gomes e Rudson França, garantindo a animação do samba rock.

Às 21h30min diretamente de Olinda – PE, a banda Forró Escaletado, pela primeira vez em Maceió e que recentemente lançou o seu primeiro EP, traz muito forró pé de serra, xote e baião para esquentar nosso arraiá.

Durante todo o evento a Associação de Moradores do Conjunto Residencial Novo Jardim se torna um ponto de coleta de doações para as famílias atingidas durante as fortes chuvas.

Serviço

Feira Agroecológica Novo Jardim

Datas: 10, 11 e 12 de junho de 2022

Local: Associação de Moradores do Residencial Novo Jardim

Horário de funcionamento: 6h às 23h

Instagram/Facebook : @feiraagroecologicanovojardim

Fonte: Ascom Ufal

Mais lidas

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

10 de junho de 2022 11:53 por Da Redação O prazo para entrega da

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

10 de junho de 2022 11:53 por Da Redação Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

10 de junho de 2022 11:53 por Da Redação A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

10 de junho de 2022 11:53 por Da Redação A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

10 de junho de 2022 11:53 por Da Redação A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

10 de junho de 2022 11:53 por Da Redação Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

10 de junho de 2022 11:53 por Da Redação A Secretaria de Estado da

Sesau reforça alerta que a Ivermectina não tem eficácia contra a dengue

10 de junho de 2022 11:53 por Da Redação A Secretaria de Estado de

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *