quinta-feira 28 de março de 2024

Covid-19: com 96% de aumento no número de casos em uma semana, Estado pode adotar novas medidas

Entre elas, está a ampliação de leitos hospitalares para pacientes com a doença e obrigatoriedade de máscaras em ambientes fechados

1 de julho de 2022 8:33 por Da Redação

 

Em reunião, técnicos discutem medidas para conter a Covid-19 no Estado | Olival Santos/Ascom Sesau

Os números da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) revelam que, entre a semana epidemiológica 24/2022 e 25/2022 houve um aumento de 96% dos casos de Covid-19 em Alagoas. As mortes também aumentaram de 2 para 7 casos, um crescimento de 250%. Esses são os casos notificados pelo Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL) e representam apenas uma amostragem.

Nessa quinta-feira (30), o Grupo Técnico da Sala de Situação da Covid-19 voltou a se reunir para discutir os dados da Semana Epidemiológica 25/2022 e a Sesau fez um alerta para que a população mantenha os cuidados necessários para diminuir a contaminação devido à alta transmissibilidade do novo coronavírus.

Durante a reunião do grupo, foi discutida a possibilidade de ampliação do número de leitos para a doença no Estado, o uso de máscaras em ambientes fechados, a cobertura vacinal da população e a necessidade de testagem para a Covid-19 antes de procedimentos eletivos nos hospitais.

Diante dos números considerados preocupantes, o chefe do Gabinete de Combate à Covid-19, médico infectologista Renée Oliveira, destacou que o Comitê Científico ficará em vigilância constante.

“Temos um número expressivo de casos nessa última semana, um crescimento com relação aos exames do Lacen/AL. Uma positividade fora do normal, mais de 60%, indicando que o vírus está circulando de forma absurda. Com relação às internações, fica na faixa de 10 a 15 todos os dias. Vamos buscar ter o controle maior dos exames antígenos também, inclusive, de farmácias. É importante destacar que a máscara deve ser utilizada por aquelas pessoas com imunodeficiência e idosos também em ambiente aberto”, alertou.

Participaram da reunião o gerente de Análise da Situação da Saúde, Herbert Charles Barros; a coordenadora da Central Estadual de Regulação de Leitos, Lysgreth Sanchez; o gerente do Lacen/AL, Anderson Brandão; a gerente de Ações Estratégicas (Gaest), Sylvana Medeiros; a coordenadora do Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde, Waldinéia Maria da Silva, e a representante do Hospital Geral do Estado (HGE), Janaína Sales.

Mais lidas

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

1 de julho de 2022 8:33 por Da Redação Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

1 de julho de 2022 8:33 por Da Redação A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

1 de julho de 2022 8:33 por Da Redação A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

1 de julho de 2022 8:33 por Da Redação A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

1 de julho de 2022 8:33 por Da Redação Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

1 de julho de 2022 8:33 por Da Redação A Secretaria de Estado da

Sesau reforça alerta que a Ivermectina não tem eficácia contra a dengue

1 de julho de 2022 8:33 por Da Redação A Secretaria de Estado de

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *