quinta-feira 25 de abril de 2024

Dada como certa, decisão sobre Lessa na chapa de Paulo Dantas será anunciada até sábado, 23

Presença do ex-governador intensificará discurso contra Bolsonaro

18 de julho de 2022 10:37 por Redação

De reunião entre Dantas e Lessa sairá decisão sobre apoio e candidatura a vice-governador | Reprodução

Até o próximo sábado, 23,  o vice-prefeito de Maceió, Ronaldo Lessa (PDT) anuncia oficialmente que apoiará a candidatura do governador Paulo Dantas (MDB). Lessa e as lideranças do grupo de Dantas – senador Renan Calheiros e o deputado estadual Marcelo Victor, ambos do MDB – praticamente oficializaram o acordo na última sexta-feira, 15.

Se aceitar a aliança, Ronaldo Lessa será o candidato a vice-governador na chapa de Paulo Dantas, e terá direito a comandar a Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) de imediato, ou seja, antes da eleição de outubro.

Se for concretizada, a estratégia política montada pelo senador Renan e o deputado Marcelo Victor para uma aliança com o vice-prefeito de Maceió, será mais um passo para o governador Paulo Dantas garantir vaga no segundo turno.

As razões de Lessa

O que aproximou, e agora distancia, Ronaldo Lessa do prefeito maceioense João Henrique Caldas, o JHC, pode ser analisado de diferentes maneiras, conforme os momentos em que os fatos aconteceram.

Nas eleições de 2020, ao avaliar as pesquisas, JHC (PSB) percebeu que a aliança para conseguir chegar ao segundo turno seria com o ex-governador. A aliança foi feita, JHC foi para o segundo turno e venceu as eleições.

O capital político disponível de Ronaldo Lessa, à época, era a boa imagem entre os formadores de opinião e, principalmente, junto aos servidores públicos.

Esse setor da sociedade tem peso preponderante, são mais de 14 mil funcionários da administração municipal na ativa e cerca de 5 mil aposentados.

Naquela eleição, Ronaldo Lessa havia rompido politicamente com o então governador Renan Filho (MDB), fato que tornou ainda mais fácil a aliança com JHC.

Ocorre que, vencida a eleição, JHC não deu ao aliado o que ele esperava em decorrência da aliança que garantiu sua vitória. O peso político do vice-prefeito Ronaldo Lessa na administração municipal tem sido subdimensionado. Essa é uma das queixas dos trabalhistas.

Somente depois que percebeu a investida do grupo do governador Paulo Dantas (MDB) sobre o vice-prefeito é que JHC entendeu que não vinha sendo correto com o aliado de 2020. O prefeito então decidiu mudar o tratamento, num esforço para evitar que o PDT de Lessa venha a se juntar ao grupo do governador Paulo Dantas (MDB).

Toda eleição tem as suas especificidades. Por essa razão, as alianças são feitas com alguns critérios onde o pragmatismo é essencial, ou seja, valem os efeitos práticos concebíveis.

A avaliação do peso eleitoral é um dado a ser considerado, outro é a imagem política e pessoal. Quando se junta esses fatores objetivos, se acrescenta a experiência administrativa e mais a capacidade de formular o discurso majoritário, chega-se ao ideal.

Ciro Gomes x Lula

No palanque de Paulo Dantas, que é aliado de Lula (PT), o vice-prefeito Ronaldo Lessa, que apóia a Ciro Gomes como candidato à Presidência da República, terá um discurso confortável.  Ambos, Dantas e Lessa, poderão potencializar o discurso contra Bolsonaro.

A chapa Paulo Dantas/Ronaldo Lessa terá discurso de centro-esquerda, um diferencial em relação às outras candidaturas.

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

18 de julho de 2022 10:37 por Redação Com o objetivo de investigar a

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

18 de julho de 2022 10:37 por Redação O prazo para entrega da Declaração

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

18 de julho de 2022 10:37 por Redação Em meio à epidemia de dengue e

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

18 de julho de 2022 10:37 por Redação A Secretaria de Estado de Alagoas

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

18 de julho de 2022 10:37 por Redação A Polícia Federal em Brasília indiciou

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

18 de julho de 2022 10:37 por Redação A Federação Alagoana de Esportes Colegiais

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

18 de julho de 2022 10:37 por Redação Por Stanley de Carvalho* Há 60

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

18 de julho de 2022 10:37 por Redação A Secretaria de Estado da Educação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *