sexta-feira 19 de abril de 2024

Caso Pinheiro: MPF convoca moradores dos Flexais para reunião

28 de julho de 2022 7:58 por Redação

Moradores dos Flexais de Cima e de Baixo querem ser realocados, como ocorreu em outros bairros atingidos pela Braskem

Donas de casa, pequenos comerciantes, pescadores e demais moradores dos Flexais de Baixo e de Cima estão sendo chamados a participarem, no dia 3 próximo, às 9h, de uma reunião presencial na sede da Procuradoria da República em Alagoas. A convocação é do Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público de Alagoas (MP/AL) e da Defensoria Pública da União (DPU), que querem ouvir aquela comunidade sobre a situação que enfrentam.

Reclamando de problemas como deficiência de transporte urbano, dificuldade de acesso a saúde e educação, ao comércio, feiras e outros de serviços essenciais, os moradores dos Flexais querem ser realocados como foram os moradores dos demais bairros atingidos pela extração de salgema, pela mineradora multinacional Braskem S/A, empresa do Grupo Odebrecht, em Maceió.

A exploração mineral criou uma “cidade fantasma” em uma área central da capital alagoana, e forçou dezenas de milhares de pessoas a abandonarem suas casas nos bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro.

Junto com moradores da Rua Marquês de Abrantes, a população do Flexal de Baixo e de Cima quer ser incluída no mapa de risco máximo apresentado pela Braskem. Eles cobram ainda agilidade no fluxo de compensação financeira a todas as vítimas, bem como indenização imediata dos comerciantes que estão praticamente falidos.

Ao convocar a reunião, os MPF e demais instituições de defesa dos interesses da população querem “realizar uma escuta dirigida aos referidos grupos temáticos, considerando que as dificuldades de compreensão sobre a situação acabam sendo diferentes a partir de cada experiência”.

A participação na reunião exigirá inscrição pelo email pral-ascom@mpf.mp.br, ao qual pelo qual devem ser informado nome, endereço, telefone para contato e profissão, até o esta segunda-feira, 1º. O número de participantes poderá ser limitado, em razão do espaço disponível, bem como diante das medidas de proteção ao Covid-19.

Os membros dos três órgãos públicos que acompanham o Caso Pinheiro/Braskem e seus desdobramentos  pretendem discutir com a comunidade diferentes perspectivas sobre a atual condição dos Flexais. Vale ressaltar que MPF, MP/AL e DPU estão unidos em busca de uma solução específica para a região, considerando a complexa situação que a comunidade enfrenta, com ilhamento socioeconômico e laudos técnicos atestando que a circunstância é diferente das áreas abrangidas pelo Mapa de Risco.

A Procuradoria da República em Alagoas, onde ocorrerá a reunião, está localizada na Av. Juca Sampaio, 1800, no bairro Barro Duro.

Com Assessoria MPF/AL

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

28 de julho de 2022 7:58 por Redação Com o objetivo de investigar a

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

28 de julho de 2022 7:58 por Redação O prazo para entrega da Declaração

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

28 de julho de 2022 7:58 por Redação Em meio à epidemia de dengue e

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

28 de julho de 2022 7:58 por Redação A Secretaria de Estado de Alagoas

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

28 de julho de 2022 7:58 por Redação A Polícia Federal em Brasília indiciou

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

28 de julho de 2022 7:58 por Redação A Federação Alagoana de Esportes Colegiais

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

28 de julho de 2022 7:58 por Redação Por Stanley de Carvalho* Há 60

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

28 de julho de 2022 7:58 por Redação A Secretaria de Estado da Educação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *