sexta-feira 29 de março de 2024

Preocupado com Lira, senador Renan esquece que Collor pode ser uma desagradável surpresa

12 de agosto de 2022 9:41 por Da Redação

 

Senador Renan Calheiros estaria se “esquecendo”…

O senador Renan Calheiros (MDB) tem enfrentado a fúria do deputado federal Arthur Lira (PP), nos bastidores e publicamente, mas essa disputa entre os dois tem consumido muito do tempo do senador. Tanto que seus próprios aliados já manifestam preocupação com o fato de Renan se descuidar de um adversário que poderá surpreendê-lo.

O senador Fernando Collor (PTB) pode ser a desagradável surpresa no grupo do líder emedebista. O crescimento de sua candidatura, que já na primeira rodada de pesquisas de opinião apareceu entre os primeiros colocados na disputa pelo governo do Estado, parece não está na lista das preocupações do senador Renan.

A preocupação de alguns dos aliados é de que, sem observar esse adversário com o devido cuidado, Renan só perceba tardiamente que Collor cresceu além da conta e se transformou numa alternativa real de poder. Ou seja, numa ameaça a seu candidato, o governador Paulo Dantas (MDB).

… de Collor, que já recebeu um “chega pra lá” de Arthur Lira, por se apresentar como candidato de Bolsonaro | Reprodução

Alguns analistas avaliam que para Renan será mais fácil derrotar Collor, do que o enfrentamento com o apadrinhado de Arthur Lira, o senador Rodrigo Cunha (UB), que despenca nas pesquisas. Lembram que, como um dos principais articuladores da candidatura de Fernando Collor a presidente da República (1989) e, também, um dos responsáveis por sua queda (1992), o senador emedebista conhece bem o adversário.

Reeleição

Preocupar-se com as articulações do deputado Arthur Lira é necessário. Afinal, o presidente da Câmara Federal é um político com vôo próprio e muita coragem, para o bem ou o mal, além de estar seguro do caminho a seguir para alcançar seus objetivos.

O primeiro é se reeleger como campeão de votos. O custo não importa! Basta lembrar que tem à sua disposição os bilhões de Reais das Emendas Secretas. O segundo é também reeleger-se para a presidência da Câmara Federal. Nesta batalha, Alagoas tem sido um campo de provas de Arthur Lira.

Renan quer impedir que Arthur Lira eleja um candidato a governador

E ele já começou a se preocupar com o crescimento da candidatura de Fernando Collor, especialmente depois que este passou a se apresentar como apoiador e “melhor amigo” de Jair Bolsonaro.

O presidente da Câmara reagiu e mandou um petardo na direção de Collor, afirmando que ninguém representa mais Bolsonaro em Alagoas do que ele (Arthur).

“Ninguém vai roubar isso de mim. Temos que saber diferenciar quem precisa de Bolsonaro e quem ajuda Bolsonaro a trabalhar”, afirmou Arthur Lira.

É aguardar

O cenário alagoano é favorável ao senador Renan Calheiros. Segundo uma fonte do 082noticias, as pesquisas encomendadas para consumo interno do MDB dão ao seu candidato a governador, Paulo Dantas, a liderança, com tendência de crescer ainda mais com o início oficial da campanha.

Mesmo assim, os aliados do senador seguem preocupados com o tempo dispensado à briga com Arthur Lira.

É bem verdade que, como político cerebral, Renan Calheiros é, antes de tudo, um estrategista. Ele deve saber qual o momento para direcionar sua artilharia contra Collor. Um aliado histórico, que prefere não se identificar, acredita que o senador tem usado a fase pré-campanha para causar avarias na estrutura da candidatura de Rodrigo Cunha e impor baixas nas tropas do adversário.

“A artilharia pesada contra Collor e quem quer que se interponha no caminho que o senador Renan Calheiros traçou para eleger seus candidatos virá em breve. Quem sobreviver contará como foram desenroladas as batalhas” – finaliza o aliado.

Mais lidas

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

12 de agosto de 2022 9:41 por Da Redação O prazo para entrega da

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

12 de agosto de 2022 9:41 por Da Redação Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

12 de agosto de 2022 9:41 por Da Redação A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

12 de agosto de 2022 9:41 por Da Redação A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

12 de agosto de 2022 9:41 por Da Redação A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

12 de agosto de 2022 9:41 por Da Redação Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

12 de agosto de 2022 9:41 por Da Redação A Secretaria de Estado da

Sesau reforça alerta que a Ivermectina não tem eficácia contra a dengue

12 de agosto de 2022 9:41 por Da Redação A Secretaria de Estado de

1 Comentário

  • Triste Alagoas…Quando vai enterrar políticos desse naipe?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *