sábado 5 de abril de 2025

Senhora dos Prazeres

26 de agosto de 2022 5:28 por Redação

Reprodução

Neste mês de agosto celebra-se o Dia de Nossa Senhora dos Prazeres, padroeira de Maceió. A imagem da santa apareceu pela primeira vez sobre uma fonte em Alcântara (Portugal), na Quinta dos Condes da Ilha. Desde então, essa fonte foi chamada de santa, porque sua água passou a curar várias enfermidades. Nossa Senhora dos Prazeres é a mesma Nossa Senhora das Sete Alegrias, devoção de origem franciscana.

A imagem é representada tendo em suas mãos o menino Jesus e em volta de seus pés sete cabeças aladas de anjos, simbolizando suas sete grandes alegrias. As maiores alegrias, ou os maiores prazeres de Nossa Senhora, foram enumerados por um noviço franciscano e são os seguintes: a anunciação do anjo; a visita à sua prima Isabel; o nascimento de Jesus; a visita dos Reis Magos; o encontro de Jesus no templo; a ressurreição de Jesus e, finalmente, a sua coroação no céu.

Já deu para perceber que acabo de poupar uma visita ao Google. Pois bem, prazerosamente compartilhando os meus recentes conhecimentos, saberemos que no Brasil, além de Maceió, Nossa Senhora dos Prazeres é padroeira de Lages (SC), do Estado do Espírito Santo e do Santuário de Nossa Senhora da Penha (Vila Velha). Existem igrejas dedicadas a ela em Minas Gerais (Diamantina e Lavras Novas) e em São Paulo (Piracicaba). Porém, o templo mais famoso fica aqui pertinho, do nosso lado, em Recife, nos Montes Guararapes.

Ano Propício

Fiz questão de fazer esse rápido histórico, para tentar embasar uma teoria que me parece pertinente, ao saber que Maceió não é a única cidade privilegiada em ter Nossa Senhora dos Prazeres como padroeira. Assim, como conclusão imediata, suponho que Nossa Senhora tem muitos outros compromissos e deve pairar bastante atarefada. Portanto, há de querer que os viventes desempenhem com mais zelo e sentido comunitário as suas funções de cidadania. Por isso – tão ou mais importante do que preces e demonstrações de fé –, bom mesmo seria se nos dispuséssemos a auxiliá-la no zelo pelo o nosso aquário.

Aliás, este ano é bem propício para isso. Podemos começar tendo clareza na escolha do nosso futuro, sob a égide dos políticos e governantes, sempre tão servis e prestimosos na TV. Além disso, que tal uma postura cidadã, em prol da coletividade e, sobretudo, uma efetiva colaboração para que a nossa cidade seja melhor, mais fraterna, com mais justiça social, enfim, uma cidade digna de sua padroeira?

São sete os prazeres e alegrias de Nossa Senhora dos Prazeres. Sete, também, poderia ser o número de atitudes positivas que cada um de nós deveria ter para que Maceió volte a sorrir – usando o velho e surrado bordão. Para mim, seria muito simples exemplificá-las. Eu não teria nenhum grau de dificuldade. Contudo, provavelmente, não significariam nada para qualquer outra pessoa, a não ser eu mesmo. Atitudes transformadoras são de foro íntimo, são concebidas na individualidade da consciência pessoal e, quando consistentes, podem sensibilizar uma coletividade. Como disse Maurice Duguit (filósofo francês), “as transformações do mundo são feitas a partir de uma minoria determinada, não de uma maioria conformada”. Cada indivíduo deve ser capaz de saber quais as transformações pessoais que, repito, podem fazer jus à padroeira que temos.

Acho que tudo não passaria de retórica, se agora mesmo eu não começasse a prática da minha argumentação. Para isso, aproprio-me de uma nova consciência, porque sei que é o primeiro passo para novas atitudes. Aproprio-me da poesia, porque sei do que a poesia é capaz. E, também, sei que: “Rainha de terra e mar / Senhora do azul do céu / Iara da Mundaú / Sereia das enseadas / Mãe d’água de Maceió / Sua graça é dos prazeres.” *

* Trecho da poesia Senhora dos Prazeres, de Ronaldo de Andrade

No +, MÚSICABOAEMSUAVIDA!!!!

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Ministra Luciana Santos destaca poder transformador de trabalhos realizados por alunos do Sesi Alagoas

26 de agosto de 2022 5:28 por Redação Os projetos sociais e educativos desenvolvidos

Entidades pedem ao MPF a paralisação imediata das obras da Linha Verde

26 de agosto de 2022 5:28 por Redação Um grupo de entidades acionou o

Governo anuncia concurso com 2 mil vagas para a Polícia Federal

26 de agosto de 2022 5:28 por Redação O ministro da Justiça e Segurança

Para indenizar juíza, TJPR zera as contas de jornalista

26 de agosto de 2022 5:28 por Redação Por Marcelo Auler Na expectativa de

Janeiro Branco: Maranhão é o estado com menos psicólogos na rede pública do Nordeste

26 de agosto de 2022 5:28 por Redação Por Thiago Aquino, da Agência Tatu

Alagoas registra a abertura de mais de 36 mil empresas em 2024

26 de agosto de 2022 5:28 por Redação Alagoas registrou a abertura de 36.991

Obesidade leva a disparada de diabetes no mundo em três décadas

26 de agosto de 2022 5:28 por Redação A obesidade está por trás do

Praça dos Três Poderes recebe ato em defesa da democracia em 8 de janeiro

26 de agosto de 2022 5:28 por Redação Por Lucas Toth, do portal Vermelho

1 Comentário

  • A tão propalada cidadania, como expressa o texto, não se impõe pela surrada retórica de muitas pessoas. Anda, lado a lado, à exemplaridade, arauto da conduta de Gandhi ou Mandela, exemplos maiores desse conceito. Poderíamos reforçar com coerência, outro caminho para o exercício da cidadania. Nunca teremos prazeres cidadãos sem praticarmos o exemplo. Maceió precisa de gente que declare seu carinho pela cidade com essas características no trânsito, no destino dos resíduos que geramos, no respeito à Natureza, na cortesia, na solidariedade … Os prazeres, certamente, repletarão nossos dias de bem viver!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *