sexta-feira 26 de abril de 2024

Senhora dos Prazeres

26 de agosto de 2022 5:28 por Redação

Reprodução

Neste mês de agosto celebra-se o Dia de Nossa Senhora dos Prazeres, padroeira de Maceió. A imagem da santa apareceu pela primeira vez sobre uma fonte em Alcântara (Portugal), na Quinta dos Condes da Ilha. Desde então, essa fonte foi chamada de santa, porque sua água passou a curar várias enfermidades. Nossa Senhora dos Prazeres é a mesma Nossa Senhora das Sete Alegrias, devoção de origem franciscana.

A imagem é representada tendo em suas mãos o menino Jesus e em volta de seus pés sete cabeças aladas de anjos, simbolizando suas sete grandes alegrias. As maiores alegrias, ou os maiores prazeres de Nossa Senhora, foram enumerados por um noviço franciscano e são os seguintes: a anunciação do anjo; a visita à sua prima Isabel; o nascimento de Jesus; a visita dos Reis Magos; o encontro de Jesus no templo; a ressurreição de Jesus e, finalmente, a sua coroação no céu.

Já deu para perceber que acabo de poupar uma visita ao Google. Pois bem, prazerosamente compartilhando os meus recentes conhecimentos, saberemos que no Brasil, além de Maceió, Nossa Senhora dos Prazeres é padroeira de Lages (SC), do Estado do Espírito Santo e do Santuário de Nossa Senhora da Penha (Vila Velha). Existem igrejas dedicadas a ela em Minas Gerais (Diamantina e Lavras Novas) e em São Paulo (Piracicaba). Porém, o templo mais famoso fica aqui pertinho, do nosso lado, em Recife, nos Montes Guararapes.

Ano Propício

Fiz questão de fazer esse rápido histórico, para tentar embasar uma teoria que me parece pertinente, ao saber que Maceió não é a única cidade privilegiada em ter Nossa Senhora dos Prazeres como padroeira. Assim, como conclusão imediata, suponho que Nossa Senhora tem muitos outros compromissos e deve pairar bastante atarefada. Portanto, há de querer que os viventes desempenhem com mais zelo e sentido comunitário as suas funções de cidadania. Por isso – tão ou mais importante do que preces e demonstrações de fé –, bom mesmo seria se nos dispuséssemos a auxiliá-la no zelo pelo o nosso aquário.

Aliás, este ano é bem propício para isso. Podemos começar tendo clareza na escolha do nosso futuro, sob a égide dos políticos e governantes, sempre tão servis e prestimosos na TV. Além disso, que tal uma postura cidadã, em prol da coletividade e, sobretudo, uma efetiva colaboração para que a nossa cidade seja melhor, mais fraterna, com mais justiça social, enfim, uma cidade digna de sua padroeira?

São sete os prazeres e alegrias de Nossa Senhora dos Prazeres. Sete, também, poderia ser o número de atitudes positivas que cada um de nós deveria ter para que Maceió volte a sorrir – usando o velho e surrado bordão. Para mim, seria muito simples exemplificá-las. Eu não teria nenhum grau de dificuldade. Contudo, provavelmente, não significariam nada para qualquer outra pessoa, a não ser eu mesmo. Atitudes transformadoras são de foro íntimo, são concebidas na individualidade da consciência pessoal e, quando consistentes, podem sensibilizar uma coletividade. Como disse Maurice Duguit (filósofo francês), “as transformações do mundo são feitas a partir de uma minoria determinada, não de uma maioria conformada”. Cada indivíduo deve ser capaz de saber quais as transformações pessoais que, repito, podem fazer jus à padroeira que temos.

Acho que tudo não passaria de retórica, se agora mesmo eu não começasse a prática da minha argumentação. Para isso, aproprio-me de uma nova consciência, porque sei que é o primeiro passo para novas atitudes. Aproprio-me da poesia, porque sei do que a poesia é capaz. E, também, sei que: “Rainha de terra e mar / Senhora do azul do céu / Iara da Mundaú / Sereia das enseadas / Mãe d’água de Maceió / Sua graça é dos prazeres.” *

* Trecho da poesia Senhora dos Prazeres, de Ronaldo de Andrade

No +, MÚSICABOAEMSUAVIDA!!!!

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

26 de agosto de 2022 5:28 por Redação Com o objetivo de investigar a

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

26 de agosto de 2022 5:28 por Redação O prazo para entrega da Declaração

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

26 de agosto de 2022 5:28 por Redação Em meio à epidemia de dengue e

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

26 de agosto de 2022 5:28 por Redação A Secretaria de Estado de Alagoas

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

26 de agosto de 2022 5:28 por Redação A Polícia Federal em Brasília indiciou

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

26 de agosto de 2022 5:28 por Redação A Federação Alagoana de Esportes Colegiais

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

26 de agosto de 2022 5:28 por Redação Por Stanley de Carvalho* Há 60

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

26 de agosto de 2022 5:28 por Redação A Secretaria de Estado da Educação

1 Comentário

  • A tão propalada cidadania, como expressa o texto, não se impõe pela surrada retórica de muitas pessoas. Anda, lado a lado, à exemplaridade, arauto da conduta de Gandhi ou Mandela, exemplos maiores desse conceito. Poderíamos reforçar com coerência, outro caminho para o exercício da cidadania. Nunca teremos prazeres cidadãos sem praticarmos o exemplo. Maceió precisa de gente que declare seu carinho pela cidade com essas características no trânsito, no destino dos resíduos que geramos, no respeito à Natureza, na cortesia, na solidariedade … Os prazeres, certamente, repletarão nossos dias de bem viver!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *