sábado 20 de abril de 2024

Programa Municipal ajuda maceioenses a pararem de fumar

São cinco núcleos espalhados por Maceió que prestam assistência aos que desejam largar o vício

30 de agosto de 2022 10:17 por Da Redação

Serviço visa reduzir o número de fumantes na cidade | Divulgação

O hábito de fumar é considerado uma das principais causas de doenças – a exemplo do câncer de pulmão – e de mortalidade prematura em todo o mundo. Para garantir o suporte adequado a quem deseja largar o cigarro, Maceió conta com o Programa de Cessação do Tabagismo, gerido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Em funcionamento desde 2014, o serviço tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes na cidade e, consequentemente, dos problemas de saúde decorrentes do tabagismo. A estratégia conta com ações educativas, de comunicação e de atenção à saúde.

O Programa é ofertado em cinco núcleos distribuídos pela capital — II Centro de Saúde Dr. Diógenes Jucá Bernardes (Poço), UBS João Paulo II (Jacintinho), UBS Aliomar Lins (Benedito Bentes) e UBS Durval Cortez (Prado) e Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Tabuleiro do Martins). Desde o início de seu funcionamento em Maceió, o serviço já prestou assistência a aproximadamente 5.000 pessoas.

Nos locais, os usuários contam com acompanhamento de equipe multidisciplinar (fisioterapeutas, assistentes sociais, enfermeiros, terapeuta ocupacional, nutricionistas e médicos) durante o período de um ano. A metodologia adotada foi desenvolvida pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) e é aplicada por meio de livros que surgiram de vários estudos da experiência com câncer e doenças relacionadas ao tabaco.

Para Laís Porangaba, coordenadora do Programa de Cessação do Tabagismo do Município, a iniciativa tem se mostrado uma importante aliada para que os maceioenses que desejam parar de fumar alcancem o objetivo.

“Sabemos que as pessoas que se propõem a largar o vício de fumar precisam de muito comprometimento e esforço e, por isso, é tão satisfatório presenciar os resultados que elas alcançam quando persistem, pois, durante o processo, são resgatados inúmeros benefícios à saúde, principalmente, quando nos referimos ao sistema cardiorrespiratório. Nosso papel, aqui, é ajudá-las a alcançar o objetivo com maior rapidez possível”, destacou.

Como ter acesso

Para ter acesso ao tratamento, o paciente não precisa de encaminhamento médico, basta ir ao Núcleo mais próximo de sua comunidade portando RG e cartão do SUS para fazer a inscrição. No local, existe uma lista de espera e as pessoas vão sendo chamadas para os novos grupos de acordo com o surgimento de vagas. Durante a realização do cadastro, são coletados dados pessoais e são feitas perguntas relacionadas às condições de saúde e ao vício.

Os interessados em saber mais sobre os serviços dos Núcleos e como procurar essa ajuda, podem entrar em contato pelos telefones (82) 3312-5499 (II Centro de Saúde) e 98873-5231 (Whatsapp).

Fonte: Secom Maceió

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

30 de agosto de 2022 10:17 por Da Redação Com o objetivo de investigar

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

30 de agosto de 2022 10:17 por Da Redação O prazo para entrega da

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

30 de agosto de 2022 10:17 por Da Redação Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

30 de agosto de 2022 10:17 por Da Redação A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

30 de agosto de 2022 10:17 por Da Redação A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

30 de agosto de 2022 10:17 por Da Redação A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

30 de agosto de 2022 10:17 por Da Redação Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

30 de agosto de 2022 10:17 por Da Redação A Secretaria de Estado da

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *