sábado 20 de abril de 2024

Usina Pindorama investe em tecnologia para ampliar capacidade de produção na safra 22/23

Expectativa é de que a moagem que se inicia tenha um incremento em torno de 5% a 10% em relação à quantidade de cana moída na safra anterior

2 de setembro de 2022 11:58 por Da Redação

Missa de Ação de Graças na Pindorama | Assessoria

Após duas quebras consecutivas de recorde de moagem de cana e considerável aumento da produção de açúcar e álcool, a Usina Pindorama dá o pontapé inicial da Safra 22/23, após aproveitar o período de entressafra para investir na melhoria da estrutura e tecnologia da indústria com o objetivo de potencializar a geração de energia e ampliar sua capacidade de fabricação, o que faz crescer a expectativa de nova superação nos números de processamento, colocando a usina da Cooperativa Pindorama no rol das maiores indústrias sucroalcooleiras do Nordeste.

Sob muita chuva, na manhã da última quarta-feira, 31, a tradicional a Missa de Ação de Graças foi realizada no pátio externo da Usina Pindorama. Celebrada pelo líder da Paróquia Nossa Senhora Assunta ao Céu, Padre José Oliveira, a missa é realizada todos os anos, para pedir proteção aos trabalhadores e bênçãos para uma moagem tranquila e lucrativa.

Associados, colaboradores, empresários, políticos e moradores da região prestigiaram o evento religioso, que contou com as presenças dos diretores Klécio Santos, presidente, Carlos Roberto Santos, vice, e Antônio de Oliveira, secretário.

A expectativa é de que a moagem que se inicia tenha um incremento em torno de 5% a 10% em relação à quantidade de cana moída na safra anterior, que bateu o recorde de processamento em 1,052 milhão de toneladas.

De acordo com Erickson Viana, gerente industrial da Usina Pindorama, há uma previsão de que a Safra 22/23 alcance 1,15 milhão de toneladas de cana. “Apesar do grande volume de chuvas que atingiu a região no período da entressafra, gerando a possibilidade de redução de ATR (Açúcar Total Recuperável), há uma expectativa de produção de 51 mi de litros de álcool e 1,2 milhão de sacos de açúcar de 50 kg, igualando ou ultrapassando a safra anterior”, previu.

Segundo Danilo Wanderley, gerente agrícola da Cooperativa Pindorama, responsável pelo sistema de plantio, irrigação e colheita da cana, o período chuvoso ultrapassou todas as expectativas, o que pode atrapalhar e, ao mesmo tempo, contribuir para o aumento da produção de açúcar e álcool.

“A chuva em excesso pode provocar a lixiviação de nutrientes e fotossíntese da planta, pois há escoamento do solo em demasia, contribuindo, também, para o aumento da proliferação de pragas da cana. Ao mesmo tempo, esse excesso de chuvas nos ajuda com o crescimento da planta e extensão dos canaviais, o que nos concede a possibilidade de aumentar a quantidade de cana a ser processada”, relativizou Danilo Wanderley.

Slide 1
Slide 2

Investimentos

A diretoria da Cooperativa Pindorama aproveitou a entressafra para aumentar o poder de geração de energia e ampliar a capacidade de produção.

As melhorias em questão são as seguintes:

Substituição de desfibrador de 54″ por um de 66″;

Substituição da segunda navalha de 54″ por 66″;

Instalação de 3 redutores planetários nas moendas (2°, 3° e 4° ternos de moenda);

Complementação de baterias com redutores planetários (1°, 2°, 3°, 4° e 5° ternos de moenda);

Aumento da capacidade da mesa alimentadora;

Instalação de caldeira de 110 toneladas;

Investimento na automação do preparo de cana.

De acordo com Erickson Viana, “as melhorias vão gerar uma ampliação da capacidade de processamento de toda a estrutura de moagem, fazendo com que a usina tenha um incremento em torno de 30% a mais na quantidade de cana moída por hora”, garantiu.

Revolução Industrial

Após a Missa de Ação de Graças, o presidente Klécio Santos expôs o que chamou de evolução industrial, destacando o crescimento da Cooperativa Pindorama através da instalação de novas unidades de fabricação. “A Cooperativa Pindorama é responsável pela chegada de mais três indústrias ao nosso município. Estamos finalizando a instalação da unidade de álcool de milho, da fábrica de flocão de milho e da fábrica de doces e atomatados. É a maior revolução industrial dos últimos 30 anos em nossa região. Utilizamos nossa expertise para que tenhamos uma indústria estratégica e de transformação. Isso vai nos oportunizar a geração de emprego e renda e a garantia de que nossa região possa se desenvolver ainda mais”, comemorou.

Klécio Santos ainda fez questão de enfatizar a importância da Usina Pindorama e da cultura da cana-de-açúcar açúcar em Alagoas, mesmo depois do fechamento de várias unidades sucroalcooleiras no estado. “Antes tínhamos no estado 25 usinas, apenas 15 continuam em operação, hoje. Nós temos uma participação muito forte na estrutura da agroindústria de Alagoas, passando a ser uma das maiores do estado. Vamos continuar na luta para que a Usina Pindorama se torne cada vez maior. Somos uma empresa que tem um grande impacto econômico e social no nosso estado, produzindo, gerando e transformando nossa realidade, gerando emprego e dividendos, com transparência e preocupação com o bem das pessoas”, disse.

Ao final na solenidade da solenidade de abertura oficial da Safra 22/23, Klécio Santos agradeceu a Deus e rogou por uma moagem segura e abençoada. “Agradecemos a Deus por nos conceder essa força, essa determinação de continuar mantendo nossa usina em equilíbrio e harmonia. Com certeza, toda essa energia que temos juntos, continuará fazendo crescer e gerar desenvolvimento para a nossa comunidade. Que Deus nos proteja nesta safra”, finalizou.

Fonte: Assessoria

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

2 de setembro de 2022 11:58 por Da Redação Com o objetivo de investigar

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

2 de setembro de 2022 11:58 por Da Redação O prazo para entrega da

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

2 de setembro de 2022 11:58 por Da Redação Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

2 de setembro de 2022 11:58 por Da Redação A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

2 de setembro de 2022 11:58 por Da Redação A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

2 de setembro de 2022 11:58 por Da Redação A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

2 de setembro de 2022 11:58 por Da Redação Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

2 de setembro de 2022 11:58 por Da Redação A Secretaria de Estado da

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *