O professor Zezito Araújo lança neste sábado, 3, o livro Quilombo dos Palmares: Negociações e Conflitos, às 15h, durante a 11ª edição da Festa Literária de Marechal Deodoro (Flimar).
“Na trajetória de uma História Negra, contada e reescrita por nós negros e negras, retomei a História do Quilombo dos Palmares, mostrando a importância da sociedade palmarina na formação da sociedade brasileira. De forma didática, ressalto aspectos importantes, negado ou negligenciada pela história oficial, possibilitando aos leitores uma analisa da história palmarina sob nova ótica”, diz o autor.
Na obra, ele destaca as negociações entre quilombolas e senhores de engenho, o acordo de paz assinado realizado entre Ganga Zumba e a Coroa portuguesa; a luta pela posso das terras quilombolas, a mulher na organização e resistência quilombola, bem como os principais objetivos para a destruição da sociedade palmarina.
Os textos, as imagens e a escrita em uma linguagem simples e direta, levaram os leitores a conhecer a história do Quilombo dos Palmares com novas narrativas, sendo os quilombolas os personagens de sua própria história.