quinta-feira 28 de março de 2024

“Bolsonaro prepara sua grande mentira no Brasil”, diz a The Economist

A edição desta semana da revista inglesa afirma que “Ganhando ou perdendo, Bolsonaro representa uma ameaça à democracia brasileira”, referindo-se à eleição de outubro.

19 de dezembro de 2022 5:29 por Da Redação

Foto: Reprodução de www.economist.com

Por Sueli Scutti, do portal Vermelho

O presidente brasileiro é o destaque (negativo) da reportagem de capa da edição semanal da revista inglesa The Economist, dedicada à eleição de outubro no Brasil. A matéria o compara a Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, e mostra uma foto de perfil do brasileiro tendo ao fundo uma sombra do estadunidense sobre a bandeira do Brasil. E traz afirmações como “O homem que seria Trump” e “O discípulo tropical de Trump”.

Ao abordar o risco que Bolsonaro representa, a matéria diz que “Jair Bolsonaro ameaça a democracia no maior país da América Latina” e que “todos os sinais são de que ele vai perder a eleição e dizer que ganhou”.

Prossegue a revista: “Os brasileiros temem que ele possa incitar uma insurreição, talvez como a que a América [Estados Unidos da América] sofreu quando uma multidão de apoiadores de Donald Trump invadiu o Capitólio em 6 de janeiro de 2021 – ou talvez até pior.” Desde que perdeu as eleições, em 2020, Trump e seus seguidores dizem que houve fraude nos votos. Ele foi acusado de insuflar seus apoiadores a invadirem a sede do Congresso dos Estados Unidos, numa tentativa de reverter a derrota.

“Aqui está o ponto: Bolsonaro continua dizendo que as pesquisas estão erradas e que ele está a caminho de vencer. Continua insinuando, também, que a eleição pode de alguma forma ser manipulada contra ele. Ele não oferece nenhuma evidência confiável, mas muitos de seus apoiadores acreditam nele. Ele parece estar lançando as bases retóricas para denunciar fraude eleitoral e negar o veredicto dos eleitores”, explica a matéria.

A revista, uma das publicações de política e economia com maior influência no mundo, também disse que o sistema eleitoral brasileiro é seguro e que o presidente levanta suspeitas sem provas. A publicação registra que o atual mandatário do Brasil tem “instintos autoritários” e costuma exaltar a ditadura militar brasileira.

Não é a primeira vez que a Economist traz reportagem sobre o “risco Bolsonaro”. Em setembro de 2018, a poucos dias da eleição presidencial que acabou levando o extremista de direita ao Palácio do Planalto, a revista o pôs na capa com a chamada “A mais recente ameaça na América Latina – Bolsonaro presidente” (leia aqui: Bolsonaro é ameaça para Brasil e América Latina, diz The Economist).

Mais lidas

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

19 de dezembro de 2022 5:29 por Da Redação O prazo para entrega da

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

19 de dezembro de 2022 5:29 por Da Redação Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

19 de dezembro de 2022 5:29 por Da Redação A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

19 de dezembro de 2022 5:29 por Da Redação A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

19 de dezembro de 2022 5:29 por Da Redação A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

19 de dezembro de 2022 5:29 por Da Redação Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

19 de dezembro de 2022 5:29 por Da Redação A Secretaria de Estado da

Sesau reforça alerta que a Ivermectina não tem eficácia contra a dengue

19 de dezembro de 2022 5:29 por Da Redação A Secretaria de Estado de

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *