quinta-feira 28 de março de 2024

Ufal chama SSP e PF para investigar ameaças de violência feitas por estudante

Expediente segue normal com policiamento reforçado no Campus A.C. Simões

19 de dezembro de 2022 5:29 por Redação

Ameaças levaram a reitoria a acionar órgãos de segurança pública

As equipes de inteligência da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Polícia Federal foram acionadas pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), para adotar medidas imediatas num caso de racismo e ameaça de agressões de um estudante da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Ufal (Feac).

Segundo informações da Universidade, a investigação se baseia em “prints de conversas nas quais um estudante do 1º período faz ameaças físicas e declarações de racismo e misoginia contra outros estudantes. Numa das mensagens, o aluno, que não teve o nome divulgado, afirma:

‘Quinta-feira. Não vá para aula. Confie em mim, não vá. Eu já conversei demais, eu vou execrar aqueles merdas na base do sangue’.

O caso está sendo acompanhado pela direção da Feac e Gestão Superior da Ufal.

“Nós abrimos um processo administrativo em conjunto com a direcão da Feac e remetemos todas as provas que estão postas tanto para o Comando da Polícia Militar/SSP quanto para a Polícia Federal. Esse processo administrativo vai ter repercussões do ponto de vista acadêmico porque nós também vamos apurar as responsabilidades acadêmicas, já que isso está trazendo prejuízo para as nossas atividades”, adiantou o retor da Universidade, Josealdo Tonholo.

A Polícia Federal já entrou em contato com o aluno e a família. Pelo teor das informações recebidas, o estudante expressa opiniões racistas e “anarcocapitalistas”, com ameaças de ações de violência serial. Dada a complexidade das ameaças pode haver tipificação como um crime de segurança nacional.

lamentando episódio de violência e racismo, reitor Josealdo Tonholo garante que providências serão adotadas para evitar novos problemas | Divulgação

“Nós lamentamos profundamente que esse tipo de comportamento exista numa universidade que tem como finalidade diminuir as desigualdades e trazer desenvolvimento e qualidade de vida para um Estado que já é tão sofrido. Comportamentos desse tipo não ajudam em nada na construção de um mundo melhor. Comportamentos desse tipo são deploráveis e não vão ser tolerados por essa instituição”, reforçou Tonholo.

Um comunicado emitido pela Feac suspendeu as aulas desta quinta-feira (15), considerando os traumas gerados naquele ambiente pelas declarações do estudante. Representantes da unidade acadêmica devem se reunir hoje para refletir sobre o acontecido.

O reitor informou que o expediente na Ufal segue normalmente nas demais unidades e setores já que todas as providências foram tomadas relativas à segurança do campus, com policiamento reforçado a partir do acionamento da Secretaria de Segurança Pública.

“O fato é que toda e qualquer ação ou expressão que traga riscos eminentes à nossa comunidade ou ataque os direitos fundamentais de segurança e de liberdade de expressão serão responsabilizados no âmbito da Ufal.

Nós temos que ser absolutamente intolerantes contra toda e qualquer tentativa de ataque desse tipo, seja ao aos nossos estudantes, aos nossos técnicos, aos nossos docentes, seja aos direitos, liberdade, sejam casos de racismo, xenofobia… Essas atitudes vão ter a responsabilização tanto do ponto de vista acadêmico quanto do ponto de vista é legal”, destacou o reitor.

O reitor ressaltou ainda que toda a Ufal está solidária com a comunidade da Feac e que serão providos os meios necessários para mitigar os traumas pessoais e institucionais porventura gerados por esta situação. Tanto a Gestão da Ufal quanto a direção da Feac estão atentas e em permanente vigília sobre o tema.“

 

Mais lidas

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

19 de dezembro de 2022 5:29 por Redação O prazo para entrega da Declaração

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

19 de dezembro de 2022 5:29 por Redação Em meio à epidemia de dengue e

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

19 de dezembro de 2022 5:29 por Redação A Secretaria de Estado de Alagoas

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

19 de dezembro de 2022 5:29 por Redação A Polícia Federal em Brasília indiciou

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

19 de dezembro de 2022 5:29 por Redação A Federação Alagoana de Esportes Colegiais

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

19 de dezembro de 2022 5:29 por Redação Por Stanley de Carvalho* Há 60

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

19 de dezembro de 2022 5:29 por Redação A Secretaria de Estado da Educação

Sesau reforça alerta que a Ivermectina não tem eficácia contra a dengue

19 de dezembro de 2022 5:29 por Redação A Secretaria de Estado de Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *