sexta-feira 26 de abril de 2024

Dr. Valmir apresenta soluções para questões ambiental e de mobilidade

Emenda foi aprovada nas comissões de Constituição, Justiça e Redação Final (CJRF) e de Finanças, Orçamento e Fiscalização Financeira (CFOFF) da Câmara Municipal de Maceió

19 de setembro de 2022 11:30 por Da Redação

O vereador Dr. Valmir | Divulgação

As comissões de Constituição, Justiça e Redação Final (CJRF) e de Finanças, Orçamento e Fiscalização Financeira (CFOFF) da Câmara Municipal de Maceió aprovaram a Emenda Aditiva 03/2022, do vereador Dr. Valmir (PT), que acrescenta algumas normas ao parágrafo 47 do Projeto de Lei 266/2022.

Na prática, a iniciativa visa a aperfeiçoar a legislação ambiental na capital, bem como a melhorar a mobilidade urbana na cidade, por meio de investimentos no modal ferroviário. A emenda prevê que a administração pública municipal adote, em sua gestão, a Agenda Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, assim como regras e portarias do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), estabelecendo programas que visem o reequilíbrio ambiental em seus diversos aspectos.

Entre as ações de devem ser desenvolvidas estão a desapropriação, regularização e criação de soluções na construção de moradias para famílias que estejam em faixas de fragilidade ambiental. O município deverá coibir novas ocupações em áreas que colocam em risco não só os ocupantes, mas também toda população da cidade, preservando áreas de encostas e margens de corpos d´água.

“A reprodução das cidades de forma desordenada, os materiais utilizados e a forma como interagimos com o meio ambiente precisa ser revista já que podem ser consideradas desatualizadas diante do desafio da minimização dos impactos ambientais para a própria manutenção da vida humana como conhecemos. Ou seja, diante da possibilidade de grandes temporais, a permeabilidade do solo (com uso de materiais que permitam a percolação da água no solo), estabilização do solo (com plantio de vegetação) e outras medidas que minimizem o impacto da atividade humana no ambiente precisam ser realizadas com urgência”, justifica Dr. Valmir.

No tocante à mobilidade, o vereador sugere que a prefeitura fomente a utilização dos transportes coletivos como meio de otimização e solução para a mobilidade urbana, com a criação e expansão das modalidades existentes, inclusive do modal ferroviário. Também dispõe sobre as desapropriações do trecho de passagem da linha férrea para expansão até o shopping em Mangabeiras.

O vereador lembra que, no caso da capital alagoana, uma das principais vias de tráfego e escoamento rodoviário ficou absolutamente comprometida, em virtude do risco de acidentes geográficos que assolam a região dos bairros do Mutange, Pinheiro e Bom Parto.

“O resultado dessa mudança no padrão de desenvolvimento da cidade tem gerado um alto custo em termos de transporte, de poluição, de congestionamento e de acidentes. Sendo agora, essencial que haja uma nova transformação, com a retomada das ferrovias como meio de transporte de passageiros e o fortalecimento do transporte ferroviário de pessoas e de carga”, destaca.

Segundo Dr. Valmir, esse resgate do modal ferroviário “deve ser executado, entretanto, com uma integração inteligente e eficiente com outros modais, com a devida construção de viadutos e outras obras viárias, permitindo-se um fluxo rápido e mais barato”.

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

19 de setembro de 2022 11:30 por Da Redação Com o objetivo de investigar

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

19 de setembro de 2022 11:30 por Da Redação O prazo para entrega da

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

19 de setembro de 2022 11:30 por Da Redação Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

19 de setembro de 2022 11:30 por Da Redação A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

19 de setembro de 2022 11:30 por Da Redação A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

19 de setembro de 2022 11:30 por Da Redação A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

19 de setembro de 2022 11:30 por Da Redação Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

19 de setembro de 2022 11:30 por Da Redação A Secretaria de Estado da

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *