sábado 20 de abril de 2024

1ª Feira Coop Alagoas começa nesta sexta (23), em Maceió

Feira conta ainda com uma programação cultural, em parceria com a Prefeitura de Maceió
Foto: Divulgação

A Praça Multieventos, na orla de Pajuçara, em Maceió, está recebendo pela primeira vez, neste final de semana, a Feira Coop Alagoas, evento que reúne cooperativas de todas as regiões do estado, com exposição de produtos, serviços, debates sobre cooperativismo e negócios. A feira, que reúne cerca de 50 expositores, é uma iniciativa da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Alagoas (Unicafes/AL).

A estrutura conta com expositores separados por setor, praça de alimentação e área para apresentação cultural. Já no primeiro dia o público pode conferir um espaço voltado somente para comercialização de produtos da agricultura familiar, na Quitanda Coop. Frutas, verduras, queijos, manteiga, macaxeira, farinha, leite de coco, óleo de coco, bolos e doces, esses são alguns dos produtos que as vinte cooperativas da agricultura familiar vão ofertar durante a Feira Coop.

De acordo com Antonino Cardozo, presidente da Unicafes Alagoas, dos cinco principais produtos da cesta básica, quatro já são produzidos por cooperativas alagoanas. “Em Igreja Nova, temos produção de arroz com Coobapi. Em Coruripe, a produção de açúcar com a Pindorama. Em Batalha e municípios circunvizinhos, temos a produção de leite com a CPLA, então, estamos na mesa do alagoano e muitos deles não sabem que a origem desse produto é de uma cooperativa”, ressaltou presidente da Unicafes Alagoas.

Mas o evento não se limita a trazer produtos frescos do campo para a mesa do maceioense, cooperativas de outros ramos como saúde, transporte, tecnologia e até finanças vão expor seus produtos. “Nosso maior objetivo é mostrar para os alagoanos que o cooperativismo está presente na vida de todos e estamos conseguindo. Um momento mágico para nós que fazemos o cooperativismo em Alagoas”, declarou Antonino.

Foto: Divulgação

A feira conta ainda com uma programação cultural, em parceria com a Prefeitura de Maceió. Nesta sexta (23), às 16h a música começa com Mayck Douglas, em seguida a Banda de Pífanos Fulô da Chica Boa vem em cortejo desde a Feirinha do Artesanato da Pajuçara até a Praça Multieventos e encerrando a noite haverá a apresentação da Orquestra Filarmônica de Alagoas, que é uma cooperativa formada por músicos do estado.

Slide 1
Slide 2

No sábado (24) e domingo (25) vão se apresentar os grupos Olha o Xote, Emerson Mutchaho, Banda de Pífanos Fulô da Chica Boa, Orquestra Jovens Rurais Pindorama, Maracatu Baque Alagoano e Samba da Periferia.

Além de poder consumir os alimentos vendidos na feira, os visitantes poderão acompanhar as apresentações na Praça de Alimentação Coop, que é uma parceria com a Associação de Bares e Restaurantes de Alagoas (Abrasel). “É um grande evento, várias cooperativas com diversas soluções, é a oportunidade de Alagoas mostrar seu potencial nesse segmento. A Abrasel vem pra somar e trazer um pouco do que nossos associados podem oferecer, sem dúvidas não vai faltar opções deliciosas na praça de Alimentação”, destacou Marcus Batalha, presidente da Abrasel/AL .

A programação de palestras e debates também segue durante os três dias de feira. No primeiro dia (23), o público poderá participar de uma palestra, às 17h, com o tema inovação no cooperativismo, com Gustavo Mendes, especialista em conteúdo para o cooperativismo. Em seguida, às 18h, o debate será sobre comunicação para cooperativas atingir seu público com Carolina Mussolini, do Sicredi Rio Paraná.

Foto: Divulgação

No sábado, às 15h, haverá uma palestra sobre marketing digital para cooperativas com a especialista em marketing e vendas, Vera Caser. Às 16 está previsto um painel para debater competitividade no cooperativismo com o presidente nacional Unicafes, Wanderley Ziger e a Diretora Executiva CONEXSUS, Carina Pimenta.

No domingo, às 15h haverá um Encontro da Juventude Cooperativista debatendo o protagonismo dos jovens no cooperativismo. Os interlocutores serão: Bruno Justin (Secretário Nacional de Juventude – Unicafes), Carolina Mussolini (Sicredi Rio Paraná e Blogueira do Coop), Ernan Silva (Coopaíba), João Marcos (ALECONs) e Maurílio Ferraz – Sicredi Expansão – Programa “A União Faz A Vida”.

Ainda na agenda de encontros, a Unicafes Alagoas entregará aos candidatos ao governo do estado uma carta de compromisso do cooperativismo. O objetivo é o comprometimento do futuro gestor estadual com o setor, que gera atualmente cerca de R$ 2 bilhões de receita anual para o estado e beneficia aproximadamente 200 mil alagoanos.

Feira Coop Alagoas conta também com o apoio do Governo do Estado e do Sebrae Alagoas.

Serviço:
O que: 1ª Feira Coop de Alagoas
Quando: 23 a 25/09/2022
Local: Praça Multieventos, orla de Pajuçara, Maceió.
Entrada: Gratuita
Informações: @feiracoopalagoas

Fonte: Assessoria

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

Com o objetivo de investigar a responsabilidade jurídica e socioambiental da mineradora Braskem no

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

O prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) em

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

Em meio à epidemia de dengue e ao aumento de casos por febre chikungunya, um

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

A Secretaria de Estado de Alagoas (Sesau) volta a alertar a população alagoana sobre

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

A Polícia Federal em Brasília indiciou Jair Renan Bolsonaro, filho do ex-presidente Bolsonaro, pelos

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

A Federação Alagoana de Esportes Colegiais (FAEC) anunciou o calendário anual de eventos para

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

Por Stanley de Carvalho* Há 60 anos, quando os portões de Brasília começaram a

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou no último dia 6, no Suplemento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *