sexta-feira 29 de março de 2024

Dia Mundial do AVC realiza evento na Rua Fechada, em Maceió, neste domingo (23)

Evento traz na sua programação um Circuito Saúde, que vai abordar a prevenção de AVC, pressão arterial, glicemia, medidas antropométricas e aconselhamento sobre os fatores de risco do AVC
Foto: Divulgação

A Associação AÇÃO AVC, entidade que tem como objetivo compartilhar conhecimentos sobre o Acidente Vascular Cerebral, realizará a XIII Campanha AÇÃO AVC neste domingo (23), em Maceió, na Rua Fechada, a partir das 09h. Tendo como tema central “Minutos podem salvar vidas”, o evento faz alusão ao Dia Mundial do AVC, celebrado em 29 de outubro.

O AVC é uma doença que atinge em torno de 16 milhões de pessoas por ano no mundo todo. No Brasil, é a principal causa de morte e registrou 56.038 óbitos apenas nos seis primeiros meses desse ano. Em Alagoas, foram 1.113 mortos no primeiro semestre, 63 a mais que no mesmo período de 2021. Um dos motivos alegados pelos médicos como causador do aumento de casos foi a falta de cuidados com a saúde durante a pandemia.

“Tendo em vista que o AVC é uma doença muito grave, a missão da nossa associação é difundir o máximo de informações sobre prevenção, fatores de risco e, principalmente, sobre como agir diante de uma AVC. Não foi por acaso que o tema escolhido para a campanha este ano foi ‘Minutos podem salvar vidas’, pois saber reconhecer os sinais de um AVC e agir com rapidez é, sem dúvidas, uma das principais formas de preservar a vida do paciente”, afirma a fundadora e presidente da Associação AÇÃO AVC, Solange Syllos.

O evento, que tem caráter recreativo, mas também informativo, traz na sua programação um Circuito Saúde, que vai abordar a prevenção de AVC, pressão arterial, glicemia, medidas antropométricas e aconselhamento sobre os fatores de risco do AVC. Além disso, serão realizadas atividades lúdicas e demonstração de novas tecnologias de reabilitação com Terapia Ocupacional, bem como a apresentação do projeto Caminhos Pós-AVC, com artes de pessoas que venceram a doença.

Grupo de apoio

A Associação AÇÃO AVC conta ainda com grupos de apoio para quem sofreu AVC e seus familiares, com encontros digitais e presenciais desde 2021. De forma oportuna, o próximo encontro presencial do grupo de apoio será realizado na XIII Campanha AÇÃO AVC. “Os membros do grupo estarão presentes, mas, acima de tudo, gostaríamos de convidar pessoas envolvidas com o AVC, sejam elas pacientes ou familiares, para conhecerem como funciona o grupo e se cadastrarem para fazer parte. É um espaço acolhedor para troca de experiências e informações, que tem ajudado muitas vítimas de AVC em todo o Brasil”, afirma Jussara Baggio, vice-presidente da entidade.

AÇÃO AVC

A Associação AÇÃO AVC é uma organização sem fins lucrativos, que atua desde 2010 e tem o propósito de inspirar esperança e novas possibilidades aos que estão envolvidos com o Acidente Vascular Cerebral. A organização realiza atividades que contemplam a prevenção, reconhecimento de sintomas, tratamento e reabilitação.

A rede possui um site com diversas informações para quem sofreu o AVC e precisa de voluntários e pessoas dispostas a ajudar. Para mais informações, ou para se inscrever no grupo de apoio, basta acessar o site www.acaoavc.org.br, ou entrar em contato pelo WhatsApp (82) 98839-6000 ou pelo e-mail falecom@acaoavc.org.br. A entidade também está presente no Instagram pelo @acaoavc.

Fonte: Assessoria

Mais lidas

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

O prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) em

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

Em meio à epidemia de dengue e ao aumento de casos por febre chikungunya, um

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

A Secretaria de Estado de Alagoas (Sesau) volta a alertar a população alagoana sobre

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

A Polícia Federal em Brasília indiciou Jair Renan Bolsonaro, filho do ex-presidente Bolsonaro, pelos

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

A Federação Alagoana de Esportes Colegiais (FAEC) anunciou o calendário anual de eventos para

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

Por Stanley de Carvalho* Há 60 anos, quando os portões de Brasília começaram a

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou no último dia 6, no Suplemento

Sesau reforça alerta que a Ivermectina não tem eficácia contra a dengue

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) reforça junto à população alagoana que o

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *