quarta-feira 7 de dezembro de 2022

Dia Mundial do AVC realiza evento na Rua Fechada, em Maceió, neste domingo (23)

Evento traz na sua programação um Circuito Saúde, que vai abordar a prevenção de AVC, pressão arterial, glicemia, medidas antropométricas e aconselhamento sobre os fatores de risco do AVC
Foto: Divulgação

A Associação AÇÃO AVC, entidade que tem como objetivo compartilhar conhecimentos sobre o Acidente Vascular Cerebral, realizará a XIII Campanha AÇÃO AVC neste domingo (23), em Maceió, na Rua Fechada, a partir das 09h. Tendo como tema central “Minutos podem salvar vidas”, o evento faz alusão ao Dia Mundial do AVC, celebrado em 29 de outubro.

O AVC é uma doença que atinge em torno de 16 milhões de pessoas por ano no mundo todo. No Brasil, é a principal causa de morte e registrou 56.038 óbitos apenas nos seis primeiros meses desse ano. Em Alagoas, foram 1.113 mortos no primeiro semestre, 63 a mais que no mesmo período de 2021. Um dos motivos alegados pelos médicos como causador do aumento de casos foi a falta de cuidados com a saúde durante a pandemia.

“Tendo em vista que o AVC é uma doença muito grave, a missão da nossa associação é difundir o máximo de informações sobre prevenção, fatores de risco e, principalmente, sobre como agir diante de uma AVC. Não foi por acaso que o tema escolhido para a campanha este ano foi ‘Minutos podem salvar vidas’, pois saber reconhecer os sinais de um AVC e agir com rapidez é, sem dúvidas, uma das principais formas de preservar a vida do paciente”, afirma a fundadora e presidente da Associação AÇÃO AVC, Solange Syllos.

O evento, que tem caráter recreativo, mas também informativo, traz na sua programação um Circuito Saúde, que vai abordar a prevenção de AVC, pressão arterial, glicemia, medidas antropométricas e aconselhamento sobre os fatores de risco do AVC. Além disso, serão realizadas atividades lúdicas e demonstração de novas tecnologias de reabilitação com Terapia Ocupacional, bem como a apresentação do projeto Caminhos Pós-AVC, com artes de pessoas que venceram a doença.

Grupo de apoio

A Associação AÇÃO AVC conta ainda com grupos de apoio para quem sofreu AVC e seus familiares, com encontros digitais e presenciais desde 2021. De forma oportuna, o próximo encontro presencial do grupo de apoio será realizado na XIII Campanha AÇÃO AVC. “Os membros do grupo estarão presentes, mas, acima de tudo, gostaríamos de convidar pessoas envolvidas com o AVC, sejam elas pacientes ou familiares, para conhecerem como funciona o grupo e se cadastrarem para fazer parte. É um espaço acolhedor para troca de experiências e informações, que tem ajudado muitas vítimas de AVC em todo o Brasil”, afirma Jussara Baggio, vice-presidente da entidade.

AÇÃO AVC

A Associação AÇÃO AVC é uma organização sem fins lucrativos, que atua desde 2010 e tem o propósito de inspirar esperança e novas possibilidades aos que estão envolvidos com o Acidente Vascular Cerebral. A organização realiza atividades que contemplam a prevenção, reconhecimento de sintomas, tratamento e reabilitação.

A rede possui um site com diversas informações para quem sofreu o AVC e precisa de voluntários e pessoas dispostas a ajudar. Para mais informações, ou para se inscrever no grupo de apoio, basta acessar o site www.acaoavc.org.br, ou entrar em contato pelo WhatsApp (82) 98839-6000 ou pelo e-mail falecom@acaoavc.org.br. A entidade também está presente no Instagram pelo @acaoavc.

Fonte: Assessoria

Mais lidas

Redes bolsonaristas usam Lula, PT e religião na convocação para o 7 de setembro

Por Bruno Fonseca, da Agência Pública Saem as ameaças ao ministro Alexandre de Moraes

Equatorial deve reposicionar postes para permitir construção de rodovia

A juíza Marcli Guimarães, da 1ª Vara Cível da Capital, determinou que a Equatorial

Linha que atende a Avenida Rota do Mar receberá reforço nos dias úteis

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) informa que, a partir desta segunda-feira

O que defendem os deputados federais de Alagoas

A bancada de Alagoas na Câmara Federal é formada pelos deputados Arthur Lira (PP),

Paulo Dantas não empolga aliados e sua escolha para governador-tampão dá sinais de esvaziamento

A indicação do nome do deputado estadual Paulo Dantas (MDB/AL) para ser o governador-tampão,

Antes de greve geral, policiais civis fazem manifestação cobrando reajuste salarial

Em luta para conseguir que o governador Renan Filho envie ao Poder Legislativo projetos

Internações por Covid aumentam e governador Renan Filho apela por cuidados

Mesmo considerado menos letal, o novo coronavírus fez a média móvel de mortes pela

Contratações de pessoas no Ensino Superior crescem 51% em Alagoas

Por Lucas Thaynan, da Agência Tatu Em Alagoas, de janeiro a outubro deste ano,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *