quarta-feira 7 de dezembro de 2022

16 de novembro: Dia Nacional dos Ostomizados

16 de novembro de 2022 4:38 por Vanderlei Tenório

O dia 16 de novembro é Dia Nacional dos Ostomizados, data criada pela Abraso (Associação Brasileira de Ostomizados) e suas filiadas, instituída pela Lei Nº 11.506/2007.

A data tem o objetivo de divulgar informações que contribuam para combater o preconceito contra as pessoas que utilizam o procedimento da ostomia/estomia. De acordo com o Ministério da Saúde, existem mais de 400 mil pessoas estomizadas no Brasil.

 

Mais informação, menos preconceito

Ostomia ou estomia é um procedimento realizado com o objetivo de construir um novo caminho para a eliminação de urina e fezes.

Segundo o Ministério da Saúde, várias condições de saúde exigem uma cirurgia para a realização de estomas, tais como, doenças crônico-degenerativas, entre elas o câncer, Doença de Chagas, doenças inflamatórias (Retocolite Ulcerativa Inespecífica e Doença de Crohn), e outras. Ela pode ocorrer nas diferentes faixas etárias, desde neonatos até idosos.

Para quem não conhece a condição, as ostomias/estomias podem ser temporárias (após um tempo pré-determinado serão fechadas por meio de nova intervenção cirúrgica) ou definitivas e a pessoa conviverá com ela durante sua vida.

A Associação Brasileira de Estomaterapia destaca que a designação do tipo de ostomia/estomia é definida pelo tipo de órgão ou víscera que será exposto. Salientamos que, a função da ostomia/estomia varia de acordo com o tipo de órgão ou víscera exposta, podendo ser para eliminação (intestinais e urinárias), respiração (traqueostomia) ou alimentação (gastrostomia), por exemplo.

Nesse sentido, a Federação Médica Brasileira frisa que o portador de uma ostomia/estomia muitas vezes sofre com o preconceito, devido ao fato de que após a cirurgia o paciente deve ter cuidados especiais e algumas limitações, mas nada impede que ele mantenha uma vida normal de afazeres. O principal desafio é a própria aceitação da pessoa que foi submetida à cirurgia, passando a entender os desafios e aceitar a sua nova condição de vida.

Dessa forma, nada mais certo do que conscientizar as pessoas que convivem com ostomizados de que devem deixar o preconceito de lado e ajudar as pessoas que passam por esses desafios, servindo como apoio.

Por fim, é importante ressaltar que ostomizados têm direitos garantidos pela lei. Dentre eles os Serviços de Atenção às pessoas ostomizadas, que são unidades de saúde direcionadas aos pacientes que possuem estomas, e todos os direitos garantidos a pacientes com algum tipo de deficiência física.

 

Com informações da Fiocruz e do Ministério da Saúde

Mais lidas

Redes bolsonaristas usam Lula, PT e religião na convocação para o 7 de setembro

16 de novembro de 2022 4:38 por Vanderlei Tenório Por Bruno Fonseca, da Agência

Equatorial deve reposicionar postes para permitir construção de rodovia

16 de novembro de 2022 4:38 por Vanderlei Tenório A juíza Marcli Guimarães, da

Linha que atende a Avenida Rota do Mar receberá reforço nos dias úteis

16 de novembro de 2022 4:38 por Vanderlei Tenório A Superintendência Municipal de Transportes

O que defendem os deputados federais de Alagoas

16 de novembro de 2022 4:38 por Vanderlei Tenório A bancada de Alagoas na

Paulo Dantas não empolga aliados e sua escolha para governador-tampão dá sinais de esvaziamento

16 de novembro de 2022 4:38 por Vanderlei Tenório A indicação do nome do

Antes de greve geral, policiais civis fazem manifestação cobrando reajuste salarial

16 de novembro de 2022 4:38 por Vanderlei Tenório Em luta para conseguir que

Internações por Covid aumentam e governador Renan Filho apela por cuidados

16 de novembro de 2022 4:38 por Vanderlei Tenório Mesmo considerado menos letal, o

Contratações de pessoas no Ensino Superior crescem 51% em Alagoas

16 de novembro de 2022 4:38 por Vanderlei Tenório Por Lucas Thaynan, da Agência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *