quarta-feira 7 de dezembro de 2022

FPI autua unidade de saúde por irregularidades estruturais, sanitárias e ambientais em Água Branca

Unidade Mista Dra. Quitéria Bezerra de Melo apresenta problemas que colocam em risco a saúde de servidores e pacientes
Foto: Assessoria

Nessa terça-feira, 22, segundo dia da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do São Francisco, a equipe Centros de Saúde autuou o gestor da Unidade Mista Dra. Quitéria Bezerra de Melo, em Água Branca, por conta dos problemas estruturais, sanitários e ambientais que colocam em risco a saúde de servidores e pacientes.

Na ocasião, foram constatadas inúmeras irregularidades, a exemplo da falta de licença ambiental para operação da unidade de saúde; do acondicionamento irregular de resíduos da construção civil e a falta de manifesto do transporte dos resíduos de serviços de saúde.

Com a estrutura da unidade de saúde bastante deteriorada e submetida a uma reforma paliativa, foi verificado durante a fiscalização que o prédio possui sérios problemas estruturais e sanitários, com infiltrações e mofos nas paredes e teto.

Foto: Assessoria

Assim, após o trabalho de inspeção a equipe da FPI também lavrou notificações e autuações ao verificar irregularidades diante da ausência de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) dos responsáveis pela obra, da falta de projeto e equipamentos contra incêndio e pânico; assim como, diante da ausência de adequação e segurança da estrutura e equipamentos.

“Os problemas estruturais estão visíveis com infiltrações e mofos por todo o prédio. A preocupação da equipe da FPI é porque um lugar que tem a finalidade de promover saúde, nas condições que se encontra, pode ser um ambiente propagador de doenças, colocando em risco tantos os profissionais que trabalham na unidade, como pessoas que buscam atendimento médico”, explicou o coordenador da equipe Centros de Saúde, o capitão da PM Wenderson Viana.

Foto: Assessoria

Embargo

Diante dos problemas verificados a equipe Centros de Saúde da FPI do São Francisco, que é composta por integrantes do MPE, PMAL (BPA e BPRV), IMA, Crea e Sesau, lavrou autos de infração com multas administrativas que somadas chegaram a R$ 46.030,00, culminando na confecção de Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

Já a reforma da unidade mista, que estava sendo conduzida por uma equipe da Prefeitura de Água Branca, foi embargada até que as pendências documentais sejam resolvidas.

Foto: Assessoria

Estrutura Precária
O prédio da Unidade Mista Dra. Quitéria Bezerra de Melo é antigo e apresenta uma série de problemas estruturais. Muitos dos ambientes têm pisos inadequados para o funcionamento de uma unidade de saúde. Há infiltrações nas paredes, no teto e a rede elétrica está deteriorada; assim como, muitos dos equipamentos utilizados por servidores e pacientes.

FPI

Coordenada pelos promotores de Justiça: Lavínia Fragoso e Alberto Fonseca; e, pelos procuradores da República: Juliana Câmara, Érico Gomes e Lucas Horta; e o comandante do BPA, coronel Jorge Francelino Tenório, a 11ª edição a FPI do São Francisco em Alagoas conta com a participação de 31 instituições e entidades.

Fonte: Assessoria

Mais lidas

Redes bolsonaristas usam Lula, PT e religião na convocação para o 7 de setembro

Por Bruno Fonseca, da Agência Pública Saem as ameaças ao ministro Alexandre de Moraes

Equatorial deve reposicionar postes para permitir construção de rodovia

A juíza Marcli Guimarães, da 1ª Vara Cível da Capital, determinou que a Equatorial

Linha que atende a Avenida Rota do Mar receberá reforço nos dias úteis

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) informa que, a partir desta segunda-feira

O que defendem os deputados federais de Alagoas

A bancada de Alagoas na Câmara Federal é formada pelos deputados Arthur Lira (PP),

Paulo Dantas não empolga aliados e sua escolha para governador-tampão dá sinais de esvaziamento

A indicação do nome do deputado estadual Paulo Dantas (MDB/AL) para ser o governador-tampão,

Antes de greve geral, policiais civis fazem manifestação cobrando reajuste salarial

Em luta para conseguir que o governador Renan Filho envie ao Poder Legislativo projetos

Internações por Covid aumentam e governador Renan Filho apela por cuidados

Mesmo considerado menos letal, o novo coronavírus fez a média móvel de mortes pela

Contratações de pessoas no Ensino Superior crescem 51% em Alagoas

Por Lucas Thaynan, da Agência Tatu Em Alagoas, de janeiro a outubro deste ano,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *