sexta-feira 29 de março de 2024

Hospital em Delmiro Gouveia é autuado por infrações ambientais

Entre as irregularidades encontradas, lixo hospitalar era descartado junto com o lixo comum.

30 de novembro de 2022 11:10 por Da Redação

Foto: Assessoria

A Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do São Francisco autuou, na manhã dessa terça-feira (29), o Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS), em Delmiro Gouveia, por infrações ambientais. Entre as principais irregularidades encontradas pelas Equipes 3 (Recursos Hídricos) e 7 (Centros de Saúde) estão a falta de licença ambiental de operação, armazenamento irregular de resíduos (resíduos contaminados, como luvas cirúrgicas, acondicionados junto aos resíduos comuns) e o lançamento dos efluentes (rejeitos líquidos) do hospital em um riacho sem a apresentação de laudo que comprove eficiência do tratamento.

A gestora da unidade foi encaminhada ao Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) de Delmiro Gouveia onde foi lavrado Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). O hospital ainda foi multado em aproximadamente R$ 63 mil. Além das infrações ambientais, foram encontradas outras irregularidades como falta de sinalização em alguns setores da unidade, falta de suporte de para materiais perfurocortantes, exaustor do setor de nutrição quebrado, lixeiras danificadas em alguns setores e alguns extintores vencidos, além de ausência de requisitos obrigatórios, como o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde (PGRSS) e de documentação da empresa que coleta, transporta, faz o tratamento e destinação final dos resíduos de serviços de saúde, entre outros.

Slide 1
Slide 2
Foto: Assessoria

Foram dados prazos que variam de três a 30 dias, dependendo da situação, para o hospital regularizar os problemas detectados. Alguns, na própria unidade de saúde; outros, junto ao Instituto do Meio Ambiente (IMA). Algumas dessas irregularidades, segundo os próprios integrantes das equipes da FPI, já vinham sendo solucionadas.

Pontos positivos

A FPI também constatou pontos positivos durante a fiscalização ao HRAS, como o manifesto de transporte de resíduos contaminados, equipamentos novos e funcionando adequadamente: tomografia, mamógrafo e ultrassonografia, o setor de hemodiálise e urgência funcionando plenamente, e as identificações das lixeiras de resíduos comuns e contaminados devidamente sinalizadas.

Foto: Assessoria

Inaugurada em junho de 2021, a unidade custou R$ 35 milhões ao Governo do Estado, possui cerca de 150 leitos e atende a uma população de aproximadamente 161 mil pessoas, em sete municípios: Delmiro Gouveia, Inhapi, Pariconha, Água Branca, Mata Grande, Olho D’Água do Casado e Piranhas.

A fiscalização foi composta por integrantes do Ministério Público do Estado de Alagoas (MP/AL), Batalhão de Polícia Ambiental e Batalhão de Policiamento Rodoviário (BPA e BPRV), Instituto do Meio Ambiente (IMA), Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e Secretaria do Estado da Saúde (Sesau).

Fonte: MPAL

Mais lidas

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

30 de novembro de 2022 11:10 por Da Redação O prazo para entrega da

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

30 de novembro de 2022 11:10 por Da Redação Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

30 de novembro de 2022 11:10 por Da Redação A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

30 de novembro de 2022 11:10 por Da Redação A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

30 de novembro de 2022 11:10 por Da Redação A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

30 de novembro de 2022 11:10 por Da Redação Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

30 de novembro de 2022 11:10 por Da Redação A Secretaria de Estado da

Sesau reforça alerta que a Ivermectina não tem eficácia contra a dengue

30 de novembro de 2022 11:10 por Da Redação A Secretaria de Estado de

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *