sexta-feira 26 de abril de 2024

Vice-presidente da Pindorama é homenageado por alunos de escola em Coruripe

Homenagem aconteceu na tarde da última quarta-feira no ginásio de esportes da Escola Municipal de Educação Básica Professora Maria Rocha

2 de dezembro de 2022 10:29 por Da Redação

Foto: Assessoria

Fechando as celebrações do mês da Consciência Negra, alunos da Escola Municipal de Educação Básica Professora Maria Rocha, localizada na Quadra “S”, em Pindorama, no município de Coruripe, prestaram homenagens ao vice-presidente da Cooperativa Pindorama, Carlos Roberto Santos, no projeto denominado “Avivando Nossa Consciência Negra”. A homenagem aconteceu na tarde da última quarta-feira, dia 30 de novembro, no ginásio de esportes da unidade educacional.

De acordo com Josete Cruz, coordenadora da escola, o projeto “Avivando Nossa Consciência Negra” tem o objetivo de conscientizar, mobilizar e sensibilizar a comunidade escolar, trazendo grandes reflexões, não somente contra o racismo, mas também sobre a contribuição da cultura afro para o enriquecimento da cultura brasileira.

“O desenvolvimento desse trabalho com os alunos e envolvendo nomes proeminentes de nossa comunidade tem um respaldo muito importante para a redução da discriminação e preconceitos, criando um ambiente de convivência harmoniosa e de respeito mútuo, preconizando a temática da diversidade de raças, trabalhando o lado social, mostrando que todos nós somos iguais em todos os sentidos e destacando a grande contribuição da cultura afro à diversidade cultural do nosso país”, destacou a professora.

Foto: Assessoria

Ainda segundo Josete Cruz, a homenagem a Carlos Roberto Santos, popularmente conhecido como Carlão, é muito mais que justa. “É um grande representante de nossa comunidade, um grande homem e um cidadão exemplar. Fui aluna dele, assim como tantos outros colegas de profissão também foram. Carlão é referência no meio educacional, uma vez que foi um grande professor e tem representatividade ímpar na comunidade afrodescendente e geral da região”, disse.

Durante muitos anos, Carlão foi professor de Matemática e Contabilidade, e exerceu a função de diretor-adjunto da Escola Willi Richter, no Centro de Pindorama, cujas atividades foram encerradas há mais de 10 anos. Atualmente, ocupa o cargo de vice-presidente da Cooperativa Pindorama. Ele aproveitou a oportunidade para destacar a importância do projeto e invocar os alunos presentes a encarar com seriedade os estudos.

“Eu quero aqui dizer da satisfação e alegria em ter recebido uma homenagem que considero muito grande, desse importante trabalho que vocês estão fazendo aqui na Maria Rocha, uma escola sempre bem classificada no ranking educacional do Brasil. Esse trabalho alusivo à consciência negra é vital para nossa sociedade e me sinto muito honrado em ter meu nome lembrado. A vocês, jovens estudantes desta escola, façam bom uso do estudo e do conhecimento que estão adquirindo, pois são a moeda mais forte do terceiro milênio. Então estudem e ajudem seus professores, que já foram, inclusive, meus alunos”, disse Carlão.

Foto: Assessoria

O projeto foi idealizado pelo professor Sidnei Lima e contou com o desenvolvimento dos docentes Silvana Ferreira, Gisélia Valença, Eritan Matias, Genilda Macena e Nayara Almeida, além da diretora Rosineide Amélia. O “Avivando Nossa Consciência Negra” foi trabalhado desde a pré-escola até o Ensino de Jovens e Adultos-EJA, envolvendo os 1.881 estudantes da unidade, todos monitorados por 111 profissionais do corpo docente da unidade de ensino.

Além de Carlos Roberto Santos, outros membros da comunidade afrodescendente de Pindorama também foram homenageados pelo projeto.

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro. A data comemorativa foi incluída oficialmente no calendário escolar no ano de 2003, quando a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-brasileira virou lei. A data também é o Dia Nacional de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares e ícone da resistência negra no país.

Fonte: Assessoria

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

2 de dezembro de 2022 10:29 por Da Redação Com o objetivo de investigar

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

2 de dezembro de 2022 10:29 por Da Redação O prazo para entrega da

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

2 de dezembro de 2022 10:29 por Da Redação Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

2 de dezembro de 2022 10:29 por Da Redação A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

2 de dezembro de 2022 10:29 por Da Redação A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

2 de dezembro de 2022 10:29 por Da Redação A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

2 de dezembro de 2022 10:29 por Da Redação Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

2 de dezembro de 2022 10:29 por Da Redação A Secretaria de Estado da

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *