sexta-feira 26 de abril de 2024

Colaboradores da Pindorama participam de capacitação do Renovabio

Para o presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio Santos, o Renovabio vem contribuindo de forma significativa para a superação dos desafios técnicos e econômicos do setor
Foto: Assessoria

Colaboradores da Cooperativa Pindorama, que lidam diretamente com o processo de produção de etanol e organização de dados, participaram de uma capacitação sobre o programa Renovabio. O treinamento aconteceu na manhã da última terça-feira, 20, no Centro de Treinamento Rural de Pindorama-CETRUP e foi ministrada por especialistas da Ceox Planejamento e Otimização, de Piracicaba-SP.

De acordo com o engenheiro eletricista e consultor da Ceox, Carlos Xavier, a capacitação teve como objetivo apresentar aos funcionários da Pindorama a contextualização do Renovabio de forma mais aprofundada, trazendo mais detalhes da gestão, operacionalização e benefícios do programa.

“Pindorama já está certificada no Renovabio desde 2020, já tem expertise no assunto, mas a capacitação traz mais detalhes com o sentido de melhorar os resultados da certificação”, disse Xavier.

Segundo Weverton Ferreira, engenheiro ambiental da Pindorama, a produção do etanol pela Cooperativa oportuniza muitos benefícios, da geração de emprego e renda à redução da emissão de poluentes na atmosfera, uma vez que o etanol é um biocombustível, produzido a partir de fonte limpa e renovável.

“A produção do etanol pela Pindorama traz muito desenvolvimento para nossa região, mas destacamos a maneira como esse desenvolvimento é gerado, sem agressão ao meio ambiente, garantindo que nosso ecossistema possa conviver de forma harmônica com o progresso, por meio da redução da emissão do carbono na atmosfera. Através do Renovabio ainda temos a vantagem de gerar receita aos nossos associados, que recebem anualmente o crédito de carbono de suas produções”, destacou Ferreira.

Para o presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio Santos, o Renovabio vem contribuindo de forma significativa para a superação dos desafios técnicos e econômicos do setor, e quanto mais se conhece o programa, mais benefícios ele poderá gerar aos produtores de Pindorama.

“A certificação pelo Renovabio nos oportuniza concorrer de forma mais coerente com combustíveis fósseis. Capacitar nossos colaboradores e apresentar mais detalhes do sistema, nos permitirá usufruir de forma mais abrangente os benefícios do programa, trazendo para nossa empresa as vantagens devidas de se produzir um combustível limpo e que não agrida o meio ambiente”,

O RenovaBio é uma iniciativa do Ministério de Minas e Energia (MME), lançada em dezembro de 2016, que visa expandir a produção de biocombustíveis, fundamentada na previsibilidade e sustentabilidade ambiental, econômica e social.

Este programa visa o aprimoramento das políticas e dos aspectos regulatórios dos biocombustíveis.

No caso de Pindorama, o biocombustível produzido é o etanol a partir da moagem da cana-de-açúcar. Em breve, a Cooperativa lançará no mercado o etanol derivado do processamento do milho, inserindo no mercado mais um produto que promete dar ainda mais robustez à já consagrada marca.

Fonte: Assessoria

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

Com o objetivo de investigar a responsabilidade jurídica e socioambiental da mineradora Braskem no

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

O prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) em

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

Em meio à epidemia de dengue e ao aumento de casos por febre chikungunya, um

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

A Secretaria de Estado de Alagoas (Sesau) volta a alertar a população alagoana sobre

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

A Polícia Federal em Brasília indiciou Jair Renan Bolsonaro, filho do ex-presidente Bolsonaro, pelos

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

A Federação Alagoana de Esportes Colegiais (FAEC) anunciou o calendário anual de eventos para

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

Por Stanley de Carvalho* Há 60 anos, quando os portões de Brasília começaram a

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou no último dia 6, no Suplemento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *