sexta-feira 29 de março de 2024

Comemoração do título mundial da Argentina deixa rastro de destruição em Buenos Aires

Estima-se que cerca de cinco a seis milhões de pessoas se reuniram para saudar o time de Lionel Messi, que desfilou em carro aberto
Obelisco foi invadido por torcedores, que balançaram bandeira da Argentina do alto do monumento | Gustavo Garello/AP

Por Rodrigo Sampaio, do Estadão

A festa da torcida argentina pela comemoração da conquista da Copa do Mundo do Catar pela seleção deixou um rastro de destruição pelas ruas de Buenos Aires. Nesta quarta-feira, a capital do país vizinho amanheceu com muros pichados, calçadas danificadas, além de semáforos e pontos de ônibus quebrados. O governo da Argentina ainda não divulgou o valor do prejuízo. Estima-se que cerca de cinco a seis milhões de pessoas se reuniram para saudar o time de Lionel Messi, que desfilou em carro aberto.

O símbolo de toda a desordem foram as violações ao Obelisco de Buenos Aires, localizado na Praça da República junto à Avenida 9 de Julho. O monumento histórico, construído na década de 1930 para comemorar os 400 anos de fundação da cidade, foi invadido por torcedores, que subiram ao topo para se pendurar pelas janelas, a mais de 67 metros de altura. O local também foi pichado e um letreiro com a sigla B.A. foi alvo dos ataques.

Grades que protegiam a entrada do Obelisco já haviam sido violadas por torcedores no domingo, durante a comemoração do título pela Argentina. Segundo o Clarín, a Prefeitura de Buenos Aires decidiu retirar o que sobrou das grades e soldar o portão de entrada, mas ele teria sido aberto a marretadas. Quatro invasores foram detidos.

A arruaça também causou prejuízo a comerciantes da região. Bancas de jornal foram pichadas e restaurantes da Avenida 9 de Julho tiveram suas janelas atingidas por pedras. roubos, furtos e saques na região central da cidade também foram registrados. A quantidade de lixo espalhado pelas ruas também chamou a atenção de quem circulou por Buenos Aires na manhã seguinte à celebração.

Milhões de torcedores argentinos foram às ruas de Buenos Aires comemorar o título mundial | Matias Baglietto/AFP

No fim da noite desta terça-feira, policiais entraram em ação para encerrar a festa dos argentinos e houve confusão. Pedras e garrafas foram atiradas na direção dos agentes de segurança, que revidaram com bombas de gás lacrimogêneo e tiros com balas de borracha.

Ao menos 14 pessoas foram detidas e cerca de 64 pessoas ficaram feridas. A polícia atendeu cerca de 795 chamadas para atendimentos médicos e busca por informações de pessoas perdidas.

Desvio de rota

A seleção argentina previa se deslocar do Centro de Treinamento da Associação do Futebol Argentino (AFA), na região de Ezeiza, próxima ao Aeroporto, rumo à região central de Buenos Aires, um trajeto de cerca de 70 km. A concentração de pessoas foi tão grande que o ônibus que levava Messi e companhia precisou mudar de rota, cancelando a passagem pela Praça da República e, posteriormente, pela Casa Rosada. Os jogadores precisaram ser levados de helicóptero de volta para o CT da Argentina.

O presidente da Associação de Futebol da Argentina (AFA), Chiqui Tapia, pediu desculpas aos torcedores que se deslocaram até o local para saudar os campeões mundiais. “Não nos deixaram chegar para cumprimentar todas as pessoas que estavam no Obelisco. Os mesmos órgãos de segurança que nos escoltaram, não nos deixaram seguir em frente. Mil desculpas em nome de todos os jogadores campeões do mundo. Uma pena”, publicou em sua conta no Twitter.

O governo argentino defendeu esta quarta-feira a operação desencadeada durante a caravana da seleção argentina a Buenos Aires esta terça-feira, considerando que “foram tomadas as melhores decisões para que não houvesse violência institucional”.

Em declarações à imprensa, o ministro da Segurança argentino, Aníbal Fernández, reivindicou a decisão de retirar os jogadores do ônibus em que estavam e transportá-los de helicóptero, em meio a um grande fluxo de pessoas que retardou o avanço da expedição albiceleste “Nossa vocação era o cuidado com os jogadores. Quando chegou a hora, entendemos que não podíamos seguir em frente e que era uma loucura continuar insistindo no mesmo lugar; É por isso que tomamos a decisão de colocar os helicópteros para que possam saudar todas as pessoas”, disse.

Mais lidas

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

O prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) em

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

Em meio à epidemia de dengue e ao aumento de casos por febre chikungunya, um

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

A Secretaria de Estado de Alagoas (Sesau) volta a alertar a população alagoana sobre

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

A Polícia Federal em Brasília indiciou Jair Renan Bolsonaro, filho do ex-presidente Bolsonaro, pelos

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

A Federação Alagoana de Esportes Colegiais (FAEC) anunciou o calendário anual de eventos para

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

Por Stanley de Carvalho* Há 60 anos, quando os portões de Brasília começaram a

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou no último dia 6, no Suplemento

Sesau reforça alerta que a Ivermectina não tem eficácia contra a dengue

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) reforça junto à população alagoana que o

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *