terça-feira 28 de maio de 2024

Coletivo Aqui Fora leva Intervenção de Arte à Praça do Monumento ao Milênio

Ação se propõe a celebrar a arte e a cultura na praça e terá, além de intervenção artística, batalha de rimas, plantios de mudas e shows musicais

24 de dezembro de 2022 8:09 por Redação

Foto: Divulgação

Se comunicar com as várias gerações das comunidades periféricas de Maceió, levando arte, cultura e recreação, esse é o propósito da ação sociocultural e recreativa ‘Arte na Praça’, que será realizada no próximo sábado, 25, durante o período de festejos natalinos. O Projeto foi um dos contemplados pela Lei Aldir Blanc e será realizado na Praça do Monumento ao Milênio, na Lagoa Mundaú, bairro Vergel do Lago, em Maceió.

Criado pela produtora Carla Mendes (Carla Mendes Produções) e coletivo urbano ‘Aqui Fora’, o Arte na Praça levará intervenção artística participativa – com mutirão de tintas-, Batalha de Rimas – Batalha marginal-, apresentações de DJs e Shows musicais.

A ação deste ano busca repetir o sucesso da atividade realizada em 2021, quando o Coletivo integrou a 27ª edição do evento Mundaú Lagoa Aberta, realizou uma Oficina de Arte e Pintura com crianças da comunidade e grafiteiros locais foram convidados para traduzir os desenhos das crianças em arte.

A arquiteta e urbanista, uma das fundadoras do Coletivo Aqui Fora e produtora do Arte na Praça, Carla Mendes, explica que o Coletivo surgiu, em 2017, com o objetivo de intervir em espaços públicos, “unindo potencialidades dos bairros e buscando resultados que fossem fruto da vontade das pessoas que vivem o espaço”, contou Carla Mendes, explicando que as ações do Coletivo no bairro Vergel do Lago foram iniciadas em 2019, dentro das atividades mensais do Projeto Mundaú Lagoa Aberta.

Foto: Divulgação

Ainda conforme Carla Mendes, as intervenções urbanas do “Arte na Praça” nascem da necessidade de se reinventar. “Nascem de um olhar diferenciado ao espaço comum e da necessidade de reinventar. As crianças prodígios, da oficina de arte, inspiram artistas locais e trazem uma novo olhar ao entorno do monumento do milênio: o olhar da arte. Tudo isso reflete também a minha trajetória como produtora, dentro e fora do Coletivo e a inquietude de impulsionar a arte, colorir espaços públicos em mutirão e promover cultura de graça na praça”, afirmou.

A ‘Intervenção Arte na Praça’ tem a parceria e assistência de produção de Diego Verdino, do Coletivo ‘Nóis Q Faiz’ e da ‘Batalha Marginal’, para ele, o ocupação artística em locais públicos é uma vitória que vai muito além do rap e do freestyle. “A ideia é espalhar a cultura do improviso, a cultura de rimas de rap. É importante ter sempre possibilidade de expandir o nosso terreno, no sentido de apresentar o trabalho que é feito- não simplesmente a batalha marginal, mas por todos e todas MCs de rap que participam”, explica Diego Verdino.

Foto: Divulgação

Diego Verdino ressalta que o trabalho na comunidade do Vergel, mais especificamente no Monumento ao Milênio, da beira da Lagoa, ajuda a desenvolver a área. “Além disso, a sensação da gente possibilitar um que um projeto nosso, de cultura de rua, que muitas vezes é marginalizado, pode trazer um olhar mais aprimorado e profissionalizado da Batalha, e acessar justamente outros espaços, furar a bolha”.

O evento conta também com intervenção paisagística – em parceria com o coletivo Enxame, e haverá plantio de mudas nos canteiros da Praça do Monumento do Milênio.

O de Arte na Praça foi contemplado do o Prêmio Dinho Oliveira de Apoio a Produção Cultural Alagoana, dentro da Lei de Emergência Cultual Aldir Blanc, da Secretaria de Cultura do Estado de Alagoas, no qual está sendo realizado pelo Coletivo Aqui Fora.

Carla Mendes ressalta que a contemplação do Projeto na Lei de Emergência Cultual Aldir Blanc, através do Prêmio Dinho Oliveira de Produção Cultural, fez renascer a oportunidade de retornar ao Bairro do Vergel – ação que havia sido interrompida devido a pandemia da covid-19- e juntar novamente os movimentos e população para retomada da articulação do Mundaú Lagoa Aberta, bem como a revitalização da intervenção iniciada em 2019.

O Arte na Praça, conta com as parcerias Movimento dos Povos das Lagoas, do Coletivo Noís Q Faiz, de Diego Verdino (Eumermocrio), da Batalha Marginal, do Coletivo Enxame Produções Ambientais, do Coletivo Oitxo, Keka Rabelo e Bureau de Comunicação na Assessoria de Comunicação com a AGERPP da Universidade Federal de Alagoas. Ele tem o patrocínio financeiro da Lei Aldir Blanc, da Secretaria de Cultura do Estado de Alagoas, da Secretaria Especial da Cultura e do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Foto: Divulgação

SERVIÇO
Evento: Intervenção “Arte na Praça”
Programação: Intervenção artística – com os artistas visuais Alefake e Inxame-; mutirão de tintas; Batalha de rimas com premiação; Shows musicais.
Data: Dia 25 de dezembro de 2022
Local: Praça do Monumento ao Milênio
Hora: 14h

Fonte: Assessoria

Mais lidas

Marielle: a quem se destina a terra?

24 de dezembro de 2022 8:09 por Redação Por Eliane Brum, do portal Sumauma

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

24 de dezembro de 2022 8:09 por Redação Com o objetivo de investigar a

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

24 de dezembro de 2022 8:09 por Redação O prazo para entrega da Declaração

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

24 de dezembro de 2022 8:09 por Redação Em meio à epidemia de dengue e

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

24 de dezembro de 2022 8:09 por Redação A Secretaria de Estado de Alagoas

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

24 de dezembro de 2022 8:09 por Redação A Polícia Federal em Brasília indiciou

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

24 de dezembro de 2022 8:09 por Redação A Federação Alagoana de Esportes Colegiais

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

24 de dezembro de 2022 8:09 por Redação Por Stanley de Carvalho* Há 60

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *