quinta-feira 25 de abril de 2024

Areia para preencher cavernas criadas pela Braskem sai de área já devastada, na praia do Francês

Propriedade pertence à Igreja Católica, que recebeu em doação

29 de janeiro de 2023 11:38 por Da Redação

Área já está devastada e situação se agrava com volume intenso de retirada de areia

A mineradora Braskem está envolvida em mais um crime ambiental no estado de Alagoas. Responsável pelo maior crime ambiental em áreas urbana do mundo, a multinacional provocou o afundamento de cinco bairros em Maceió, onde por mais de 40 anos extraiu sua principal matéria-prima, o sal-gema.

Após a destruição, que obrigou mais de 60 mil famílias a deixarem suas casas, comércios e empresas, a Braskem tenta minorar a tragédia cometendo outro crime. Para preencher os 35 poços de onde extraia sal-gema, e cuja forma desordenada provocou o afundamento do solo e criou enormes cavernas, a multinacional decidiu tamponá-los com areia.

Para isso, passou a comprar esse material de uma área de preservação ambiental (restinga) na praia do Francês, no município de Marechal Deodoro, na região Metropolitana da capital, na localidade conhecida como “Dunas do Mello Motta”.

Trata-se de uma área já devastada por terceiros, que agora prestam serviços à mineradora Braskem.

As cavernas criadas pela retirada do sal-gema, sem o devido cuidado técnico, que se abriram nos bairros do Pinheiro, Mutange, Bom Parto e Bebedouro têm dimensões maiores que as de um campo de futebol. A imagem foi usada em agosto de 2020, pelo professor e mestre da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Abel Galindo Marques, para demonstrar a gravidade da situação.

Preenchimento de cavernas pode estabilizar solo na região do Pinheiro / Divulgação

Segundo ele, cada uma das 35 minas levará mais de um ano para ser preenchida.

Mesmo já tornado público, até o momento os órgãos municipais de Marechal Deodoro não se pronunciaram sobre a exploração irregular de área na praia do Francês. Nem também o Instituto Estadual do Meio Ambiente (IMA), nem o Ministério Público Estadual (MPE, o que está provocando a revolta de ambientalistas e moradores da região atingida.

A localidade é historicamente uma vasta propriedade da Igreja Católica, doação do médico Lourival de Mello Motta, administrada pela Arquidiocese de Maceió.

O Francês é uma das 10 praias mais bonita do Brasil. Conhecida nacionalmente é a região com as melhores ondas para pratica do surf. Estão nessa área as ruínas do leprosário, que funcionou até a década de 50.

Quem foi Mello Motta?

O médico Lourival de Mello Motta (1906-1990) nasceu em Palmeira dos Índios, e exerceu várias vezes mandato de deputado estadual. Em sua época, era dos mais destacados representante do pensamento cristão em Alagoas.

Antes de falecer doou seu patrimônio à Igreja católica, incluindo a área do litoral sul conhecida como as Dunas do Mello Motta. O médico doou também a residência do arcebispo Metropolitano de Maceió, situada à Rua Ângelo Neto, no bairro do Farol, e outros imóveis.

O que diz a Braskem

A mineradora confirma que utiliza areia no preenchimento de alguns dos 35 poços de sal, e informa que o plano de fechamento foi apresentado às autoridades públicas e tem aprovação da Agência Nacional de Mineração (ANM). Segundo a multinacional, a areia é proveniente de jazidas existentes em Alagoas e devidamente licenciadas pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) e ANM.

“Os fornecedores possuem autorização dos órgãos competentes, que acompanham todo o processo” – assegura a Braskem, em nota divulgada por sua assessoria.

A mineradora diz ainda que “em todas as operações que mantém no Brasil e no exterior, seu maior compromisso é o mesmo: a segurança das pessoas. A empresa se apresenta como

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

29 de janeiro de 2023 11:38 por Da Redação Com o objetivo de investigar

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

29 de janeiro de 2023 11:38 por Da Redação O prazo para entrega da

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

29 de janeiro de 2023 11:38 por Da Redação Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

29 de janeiro de 2023 11:38 por Da Redação A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

29 de janeiro de 2023 11:38 por Da Redação A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

29 de janeiro de 2023 11:38 por Da Redação A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

29 de janeiro de 2023 11:38 por Da Redação Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

29 de janeiro de 2023 11:38 por Da Redação A Secretaria de Estado da

2 Comentários

  • Cadê o povo?!!! Alagoanos, não podem esperar pelo GOVERNO de Marechal Deodoro!

  • Ontem dia 29/01/23, vi uma montanha de areia sendo retirada do rio mundau, nas emediacoes da usina utinga, perto do povoado Sta apolonia, não sei se isso trará algum dano ao Rio. Fica às margens de uma rodovia que sai do entroncamto que sai do polo/pilar e usina Utinga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *