sábado 20 de abril de 2024

Festival Visões Periféricas começa nesta quinta, 2, de forma híbrida

Considerado vanguardista por ser o primeiro no Brasil a oferecer exibição em formato híbrido, evento exibe 78 filmes produzidos por realizadores que vivem nas periferias do país
Cena de “A invenção do outro”, documentário de Bruno Jorge sobre indígena korubo em busca dos parentes que se isolaram na floresta amazônica é o filme da Sessão de Abertura do Festival Visões Periféricas | Bubuia Cine/divulgação)

Por Bárbara Luz, do portal Vermelho

De 2 a 8 de março acontece, de forma gratuita e híbrida, a 16ª edição do Festival Visões Periféricas. Idealizada pelo diretor Marcio Blanco, o festival é uma plataforma de difusão de filmes de curta, média e longa-metragem e de desenvolvimento de projetos audiovisuais produzidos nas periferias brasileiras e acontece de forma hibrida – presencial e on-line.

A exibição presencial será de 2 a 6 de março nos cinemas Estação Net Rio, Estação Net Botafogo, Cine Teatro Eduardo Coutinho (Biblioteca Parque Manguinhos) e CineCarioca Nova Brasília, todos no Rio de Janeiro.

Os filmes das Mostras Fronteiras Imaginárias, Panorâmica e Visorama serão exibidos no site do Visões Periféricas, nos dias 7 e 8 de março. Nesses dois dias, a competição será online, com votação dos internautas.

O festival realiza também este ano a Mostra Itaú Cultural Play, com exibição de dez filmes, entre longas e curtas-metragens, totalmente de graça, para todo o Brasil, no site do Itaú Cultural.

Considerado vanguardista por ter sido o primeiro festival no Brasil a oferecer ao público a sua exibição em formato híbrido, em 2014, o Visões Periféricas é pioneiro, também, em privilegiar, por meio de sua curadoria e temática, filmes produzidos por realizadores que vivem nas periferias do país.

Filmes

Este ano, o festival exibirá, ao todo, 78 filmes de longa, média e curta-metragem, distribuídos nas mostras Fronteiras Imaginárias, Cinema da Gema, Panorâmica, Visorama, além dos longas de abertura e de encerramento do festival.

Uma das grandes atrações do evento será o filme “A invenção do outro”, de Bruno Jorge. O longa foi vencedor do 55º Festival de Brasília e traz o registro inédito do indigenista Bruno Pereira, assassinado no ano passado, liderando a expedição da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) na Amazônia para tentar encontrar e estabelecer o primeiro contato com um grupo de indígenas isolados da etnia dos Korubo, em estado de vulnerabilidade. A sessão será no dia 2 de março, às 19h, no Estação Net Rio (Sala 5).

A Mostra Homenagem, da edição 2023 do festival, presta, no dia 4 de março, às 19h, no Estação Net Botafogo (Sala 3), homenagem ao cineasta indígena Takumã Kuikuro e à Kaitsu Filmes Produções – Coletivo Kuikuro. Será exibido o filme As Hiper-Mulheres, de Takumã Kuikuro, Leonardo Sette e Fausto Carlos, com realização de debate após a exibição do documentário, que contará com a presença do cineasta.

As sessões presenciais das mostras competitivas no Estação Net Botafogo contarão com debates com os realizadores, após a sessão.

Outras atividades

Além das Mostras, o festival realiza o Visões Lab, que consiste num laboratório de desenvolvimento de projetos de longas de ficção que irão receber uma mentoria nas áreas de roteiro, direção e produção executiva. Os projetos dos participantes selecionados em 2023 passarão por uma rodada de pitching com players do mercado ao final. Os projetos vencedores receberão prêmios em dinheiro e prestação de serviço. Participarão da banca de pitching os players Vitrine Filmes, Elo Company, Globo Filmes, Canal Brasil, Prime Box Brasil, Galeria Distribuidora e Produtora e TêmDendê Produções.

Para saber mais, acesse: https://imaginariodigital.org.br/visoes-perifericas

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

Com o objetivo de investigar a responsabilidade jurídica e socioambiental da mineradora Braskem no

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

O prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) em

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

Em meio à epidemia de dengue e ao aumento de casos por febre chikungunya, um

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

A Secretaria de Estado de Alagoas (Sesau) volta a alertar a população alagoana sobre

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

A Polícia Federal em Brasília indiciou Jair Renan Bolsonaro, filho do ex-presidente Bolsonaro, pelos

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

A Federação Alagoana de Esportes Colegiais (FAEC) anunciou o calendário anual de eventos para

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

Por Stanley de Carvalho* Há 60 anos, quando os portões de Brasília começaram a

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou no último dia 6, no Suplemento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *