15 de março de 2023 3:21 por Da Redação
11 filmes foram selecionados para a Curta Pilar – 1ª Mostra de Cinema. São trabalhos audiovisuais com grande repercussão em Alagoas e fora do estado. Entre eles há um longa-metragem e mais dez curtas, que serão exibidos durante os dias 23, 24 e 25 de março, no Cine Pilarense. Todos os filmes são alagoanos e feitos em diferentes cidades, como Maceió, Pilar, Belém e Barra de São Miguel.
Os filmes abordam temáticas referentes aos contextos sociais e políticos contemporâneos, a exemplo da brevidade do tempo e da memória, vistas no curta “O Que Lembro Tenho”, dirigido por Rafhael Barbosa; a resistência das tradições no documentário “Balizando os Sentidos”, sob direção coletiva; a fantasia da infância, retratada poeticamente em “Trincheiras”, de Paulo Silver.
Um dos trabalhos que se destaca e que será exibido no último dia da mostra é o “Infantaria”, de Laís Araújo. O curta já participou de festivais e mostras como Olhar de Cinema, Mostra de Cinema de Gostoso, Festival de Vitória, Mostra Sururu de Cinema e Cine Ceará, de onde saiu com três prêmios. Além disso, venceu o Grande Prêmio do 32º Festival Internacional de Curtas do Rio (Curta Cinema), estreou internacionalmente no Festival de Berlim e foi qualificado para disputar uma vaga no Oscar 2023.
“Estamos muito felizes e honrados com a composição de Infantaria na Curta Pilar. Apresentar o filme para uma nova audiência sempre é especial, foi assim na Mostra Sururu em Maceió, no Festival de Berlim, em Curitiba no Olhar de Cinema e em todos os lugares que o curta passou. Dito isso, acho ainda mais especial qualquer exibição e janela no interior de Alagoas, principalmente em uma iniciativa inédita como essa”, comentou o produtor do curta, Pedro Krull.
Dário Jr., curador da mostra, contou que para selecionar os filmes levou em consideração os trabalhos que mais se destacaram nos últimos anos no audiovisual alagoano.
“Não foi fácil a seleção porque temos inúmeros filmes com temas relevantes e de grande trajetória por festivais Brasil afora. Pensei na seleção por temas como: família, mulher, resistência e resiliência para compor a programação”, disse Dário, que também revelou que está com grandes expectativas.
“Que tenhamos casa cheia e que possamos fazer mais cultura na cidade e para a cidade. Espero que o público local perceba que temos e fazemos cinema”, concluiu.
Curta Pilar – 1ª Mostra de Cinema é uma idealização e realização da Auá Produções, com a gestão do produtor e artista Alex Zampielly, que vem se consolidando como realizador de festivais, exposições e espetáculos teatrais, trabalhando na produção no audiovisual desde 2017. O incentivo financeiro foi viabilizado pela Lei Aldir Blanc, do Ministério da Cultura do Governo Federal, repassado pela Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult-AL); produção da InReais Filmes, apoio da Prefeitura e da Secretaria de Educação e Cultura de Pilar.
Veja abaixo a lista dos filmes selecionados:
23/03 – Mostra de Abertura, 20h
O Que Lembro Tenho | Ficção, 19min
Direção: Rafhael Barbosa
A Barca | Ficção, 19min
Direção: Nilton Resende
A Última Pena de Morte do Brasil | Híbrido, 1h33min
Direção: Alberto do Carmo
24/03 – Mostra Infantil, 14h
Trincheira | Ficção, 15min
Direção: Paulo Silver
Tambor ou Bola | Doc, 23min
Direção: Sérgio Onofre
24/03 – Mostra Oficial, 19h
O Oceano de Dália | Ficção, 20min
Direção: Jasmelino de Paiva
Wonderful: Meu Eu em Mim | Doc, 21min
Direção: Dário Jr.
As Melhores Noites de Veroni | Ficção, 16min
Direção: Ulisses Arthur
Balizando os Sentidos | Doc, 14min
Direção Coletiva
25/03 – Mostra Oficial, 19h
Trincheira | Ficção, 15min
Direção: Paulo Silver
Tambor ou Bola | Doc, 23min
Direção: Sérgio Onofre
Besta Fera | Ficção, 22min
Direção: Wagno Godez
Infantaria | Ficção, 24min
Direção: Laís Araújo
Fonte: Assessoria