sábado 20 de abril de 2024

Ouvidoria SUS do HGE acolhe em média 100 demandas por mês

Maioria delas em relação à assistência, com solicitações, reclamações e elogios a profissionais e áreas da unidade hospitalar
Viviane Ramalho, ouvidora do HGE explicou que o serviço está aberto para receber as demandas dos pacientes e acompanhantes |
Beatriz Castro/Ascom HGE

O dia iniciou com elogios a presteza e dedicação das enfermeiras Kilma da Silva e Victoria Maria Alves, ambas da área Azul do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió. A iniciativa faz parte de ações da Ouvidoria SUS, que se utiliza das demandas apresentadas por pacientes, acompanhantes e familiares para homenagear os profissionais que se destacam na assistência ao paciente.

“Sinto-me muito feliz em saber que o fruto do nosso trabalho reflete de forma tão positiva não só na vida do paciente como também de seus familiares. A empatia, a atenção, o cuidado e o amor ao próximo muda a vida das pessoas”, mencionou Victoria Maria Alves.

Já Kilma, disse não esperar a homenagem. “Nossa! Cuido dos pacientes com muito respeito, carinho e dedicação. É uma sensação boa saber que os anos de estudo valeram a pena e somos vistas com carinho por quem cuidamos“, falou.

A Ouvidoria do HGE atendeu em 2022, 1.121 pessoas. São, em média, 100 atendimentos por mês, a maioria deles com questões relacionadas à assistência ao paciente. São solicitações, reclamações e elogios a profissionais e áreas da unidade hospitalar.

O mensageiro

Viviane Ramalho, ouvidora do hospital, explicou que os números de elogios vêm aumentando dentre as demandas registradas. “As pessoas têm entendido melhor o perfil do HGE na saúde alagoana. Ser ouvidor é também ser mensageiro de elogios e agradecimentos de usuários que têm suas vidas salvas, de famílias que têm de volta a oportunidade de conviver com seus familiares, graças aos cuidados prestados pelo hospital e seus profissionais”, ressaltou.

No dia em que se comemora o Dia Nacional do Ouvidor (16), Viviane ressalta que, para ser ouvidor, além da capacidade técnica, é fundamental ter equilíbrio e inteligência emocional bem trabalhada para oferecer aos usuários uma escuta qualificada. “A maioria das demandas diz respeito a solicitações e reclamações que surgem em decorrência de contextos sociais difíceis e dolorosos. O profissional da ouvidoria precisa estar apto a ouvir, ser empático, resolutivo, mas não se envolver emocionalmente nos casos. Cabe a ele compreender cada demanda, identificar o que é competência do hospital e direcionar ao setor responsável”, enfatizou a ouvidora.

Para Fernando Fortes, diretor do HGE, ao cumprir seu papel, a Ouvidoria SUS possibilita a cooperação do cidadão no controle da qualidade do serviço prestado pelo hospital. “As demandas recebidas por nossa Ouvidoria também podem servir de base para a adoção de medidas ou de implementação de soluções que contribuam para a melhoria geral do hospital”, ressaltou o diretor.

O Dia do Ouvidor

A Lei nº 16.232/2012 instituiu 16 de março como o Dia do Ouvidor. A data ficou marcada em 1955, quando foi fundada a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional), que visava a estimular e promover o relacionamento entre aqueles que exerciam a função de Ouvidor no Brasil.

Serviço:

Atendimento Presencial: no HGE, das 7h às 19h

Telefone: 3315-7458

Fonte: Agência Alagoas

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

Com o objetivo de investigar a responsabilidade jurídica e socioambiental da mineradora Braskem no

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

O prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) em

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

Em meio à epidemia de dengue e ao aumento de casos por febre chikungunya, um

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

A Secretaria de Estado de Alagoas (Sesau) volta a alertar a população alagoana sobre

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

A Polícia Federal em Brasília indiciou Jair Renan Bolsonaro, filho do ex-presidente Bolsonaro, pelos

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

A Federação Alagoana de Esportes Colegiais (FAEC) anunciou o calendário anual de eventos para

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

Por Stanley de Carvalho* Há 60 anos, quando os portões de Brasília começaram a

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou no último dia 6, no Suplemento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *