terça-feira 16 de abril de 2024

Caso Pinheiro: Mais uma empresa comete crime ambiental para garantir fechamento de minas da Braskem

MPF expediu nova recomendação à Braskem, à Agência Nacional de Mineração (ANM), ao Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) e à prefeitura deodorense, cobrando providências
Dunas do Cavalo Russo estão ameaçadas | Ascom IMA

Para atender à multinacional Braskem, que precisa fechar as minas de exploração de sal-gema no bairro do Pinheiro, mais uma empresa mineradora de areia descumpre os limites impostos para exploração do material, no município de Marechal Deodoro. Sem divulgar o nome da infratora, o Ministério Público Federal (MPF/AL) expediu nova recomendação à Braskem, à Agência Nacional de Mineração (ANM), ao Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) e à prefeitura deodorense, cobrando providências.

A Braskem precisa cumprir os termos do acordo socioambiental firmado com o MPF, em dezembro de 2020, pelo qual se comprometeu a preencher as minas de sal-gema com areia. Para isso, vem comprando o material das duas fornecedoras localizadas em Marechal Deodoro. Em fevereiro último, ficou constatado que uma delas estava retirando areia das “Dunas do Cavalo Russo”, área de restinga que vem sendo estudada e acompanhada pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL).

Se num primeiro momento só havia constatações de irregularidades em relação à atuação de uma mineradora, agora foi constatado que a empresa vizinha também está ultrapassando os limites da área licenciada.

Por isso, o MPF quer que a Braskem interrompa a compra de areia desse segundo fornecedor, tendo em vista que fiscalizações técnicas também constataram que a atividade de mineração não tem obedecidoa os limites das licenças concedidas.

A recomendação é para que a Agência Nacional de Mineração (ANM), o Instituto do Meio Ambiente (IMA) e a Prefeitura de Marechal Deodoro que suspendam as licenças dessa segunda mineradora até que sejam esclarecidas a extensão da possível irregularidade da extração de areia e as medidas necessárias à recomposição de eventual dano ambiental ocorrido.

No mesmo sentido, a recomendação ao município de Marechal Deodoro visa impedir eventual expedição de licenciamento ambiental ou qualquer tipo de alvará autorizando a exploração de areia pela empresa.

Vegetação natural

As Dunas do Cavalo Russo ficam situadas entre os municípios de Barra de São Miguel e Marechal Deodoro, onde está abrigado um bioma bem característico. Ali, o IMA já catalogou 296 espécies, sendo 38% ervas, 33% árvores, 19% arbustos e 9% trepadeiras. Estudos realizados Herbário do Instituto identificaram, por toda a área, 11 espécies de orquídeas e 38 espécies de fabaceae (frutos em forma de vagem), mangaba e cactos.

Segundo Rosângela Lemos, curadora do Herbário, a região também é abrigo para animais ameaçados de extinção. Para ela, a preservação das Dunas do Cavalo Russo é fundamental para garantir a permanência de fauna e flora nativas. “Apesar da devastação, esse ambiente ainda possui traços marcantes de sua vegetação natural e por isso, é necessário preservar e divulgar a importância da região” – defende Rosângela, bióloga e mestre em botânica.

O Ministério Público Federal deu prazo de 10 dias para que a ANM, o IMA e a Prefeitura informem se acolherão a recomendação, bem como as providências que estão sendo adotadas para o seu atendimento.

Com Assessoria/MPF

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

Com o objetivo de investigar a responsabilidade jurídica e socioambiental da mineradora Braskem no

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

O prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) em

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

Em meio à epidemia de dengue e ao aumento de casos por febre chikungunya, um

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

A Secretaria de Estado de Alagoas (Sesau) volta a alertar a população alagoana sobre

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

A Polícia Federal em Brasília indiciou Jair Renan Bolsonaro, filho do ex-presidente Bolsonaro, pelos

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

A Federação Alagoana de Esportes Colegiais (FAEC) anunciou o calendário anual de eventos para

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

Por Stanley de Carvalho* Há 60 anos, quando os portões de Brasília começaram a

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou no último dia 6, no Suplemento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *