sexta-feira 29 de março de 2024

Centro Especializado da Uncisal oferece reabilitação física, auditiva e intelectual

CER também faz doação de órteses de membros superiores e aparelhos auditivos
Foto: Assessoria

Os serviços ofertados pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) à população vão muito além de ensino, pesquisa e extensão. A Uncisal conta com um Centro Especializado em Reabilitação (CER), que disponibiliza de segunda à sexta-feira atendimento gratuito e por hora previamente agendada para pacientes que necessitam de reabilitação física, auditiva e intelectual.

O Centro Especializado em Reabilitação está localizado no Trapiche da Barra, ao lado do prédio-sede da universidade. Por meio dele, profissionais das áreas da Medicina, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Psicologia atuam para reabilitar os pacientes, garantindo mais qualidade de vida.

Os atendimentos geralmente acontecem mediante encaminhamento, de acordo com Janayna Cajueiro, coordenadora-geral do CER da Uncisal. No entanto, em alguns casos, equipes da própria unidade assistencial podem realizar a triagem e direcionar os pacientes para os profissionais adequados. As marcações acontecem diretamente na sede do serviço, no Trapiche da Barra, em Maceió.

“Qualquer pessoa do estado pode ter acesso ao serviço. A gente é referência estadual. Atendemos desde pessoas com encaminhamento, com o diagnóstico fechado, como também pessoas com encaminhamento sem diagnóstico fechado, que passam por uma triagem através dos nossos profissionais”, explica Janayna Cajueiro.

De acordo com a psicóloga Aline Accioly, responsável pelo setor de triagem do Centro Especializado em Reabilitação da Uncisal, a unidade conta, atualmente, com duas equipes de triagem: uma infanto-juvenil e outra adulto-idoso. As avaliações acontecem uma vez por semana. A triagem infanto-juvenil acontece às quartas à tarde e a triagem adulto-idoso acontece às quintas-feiras pela manhã.

“Na triagem infanto-juvenil, nós atendemos entre 28 e 30 pacientes por mês. Na triagem adulto-idoso, são atendidos aproximadamente 40 pacientes por mês. Após esse processo, nós conseguimos dar o direcionamento para a terapia adequada ou para as múltiplas terapias que são ofertadas”, destaca Accioly.

Slide 1
Slide 2

O CER da Uncisal atende, em média, cerca de 200 pacientes por mês na reabilitação física; entre 130 e 150 pacientes na área intelectual; e entre 200 e 250 pacientes na rede auditiva. Além dos atendimentos, a unidade faz a entrega de órteses de membros superiores e de aparelhos auditivos. A entrega de cadeiras de rodas aguarda a conclusão de processos licitatórios.

Integração entre ensino, pesquisa e assistência

A fonoaudióloga e professora da Uncisal Cecília Marques é uma das profissionais que atendem no Centro Especializado em Reabilitação (CER), na área de linguagem. Além de atuar na área assistencial, Cecília conta que consegue integrar o trabalho com o ensino e com a pesquisa, promovendo ointercâmbio de conhecimento na universidade.

“O CER acaba sendo campo para pesquisas. Isso é muito bom não só para os estudantes, que aprendem de forma concreta e encontram na unidade um campo de estágio, mas para os pacientes, porque a gente dá uma devolutiva completa e consegue promover outras avaliações. Também é bom para a própria ciência, garantindo a interação entre os campos do saber”, pontua a fonoaudióloga e professora.

Cecília Marques atua especificamente na área de linguagem. “Atendo crianças que tenham, por exemplo, atraso na fala, que não falam ou que trocam fala; que tenham certa dificuldade de aprendizagem; crianças dentro do espectro autista; além de temas que envolvam essas questões de linguagem”, acrescenta.

O servidor público Caio Corte é pai de uma criança de 4 anos que é atendida pelo CER da Uncisal. Ele afirma que chegou a buscar terapias na iniciativa privada, mas que não viu as iniciativas surtirem efeito. O servidor destaca a qualidade do trabalho desenvolvido no Centro Especializado em Reabilitação.

Foto: Assessoria

“Meu filho é atendido no CER há aproximadamente um ano. Começou aos 3 anos e agora ele está com 4. Quando começou a terapia, falava poucas palavras, como “papá”. Então, eu me preocupei. Já busquei diversos tipos de atendimento, mas não encontrei tamanha eficiência como no CER. Hoje ele desenvolveu 100%. Eu até brinco com a Cecília [Marques], que é quem atende ele, que eu preciso fazer o trabalho inverso agora, porque ele fala 24 horas”, afirma em tom descontraído o servidor público.

Mais lidas

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

O prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) em

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

Em meio à epidemia de dengue e ao aumento de casos por febre chikungunya, um

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

A Secretaria de Estado de Alagoas (Sesau) volta a alertar a população alagoana sobre

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

A Polícia Federal em Brasília indiciou Jair Renan Bolsonaro, filho do ex-presidente Bolsonaro, pelos

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

A Federação Alagoana de Esportes Colegiais (FAEC) anunciou o calendário anual de eventos para

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

Por Stanley de Carvalho* Há 60 anos, quando os portões de Brasília começaram a

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou no último dia 6, no Suplemento

Sesau reforça alerta que a Ivermectina não tem eficácia contra a dengue

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) reforça junto à população alagoana que o

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *