quinta-feira 28 de março de 2024

Vítima tomar banho após violência sofrida dificulta identificação do estuprador

23 de março de 2023 12:57 por Da Redação

Após violência, vítima deve ir à delegacia denunciar estuprador

Ao se banhar logo após a violência sofrida, as vítimas de estupro podem provocar a destruição de importantes vestígios que ajudam a polícia a identificar o estuprador. Por isso, mesmo diante do desespero, medo e vergonha pós-violência, as vítimas devem procurar ajuda para ir à delegacia de polícia mais próxima, denunciar o agressor.

“Não precisa sentir-se envergonhada ou suja. É de extrema importância que a vítima procure imediatamente a Polícia Civil para denunciar o caso, inclusive sem se higienizar após o ato. Roupas, toalhas, preservativos e lençóis que, por ventura, façam parte do local onde o crime ocorreu, também devem ser coletados e entregues à autoridade responsável para serem periciadas”, alertou a perita criminal Carmelia Miranda, do Laboratório de Genética do Instituto de Criminalística da Polícia Civil de Alagoas.

Nos últimos anos, o Estado vem investindo em políticas de  segurança pública e em ferramentas de combate a esse tipo de crime. Uma delas foi a criação de protocolos de atendimento às vítimas de violência sexual. O principal ciclo prevê o registro da ocorrência, a realização de exames por meio da Policia Científica para localização de vestígios e o atendimento médico para medidas profiláticas em unidades hospitalares especializadas, integrantes da Rede de Atenção às Vítimas de Violência Sexual (RAVs).

Instituto de Criminalística tem recursos que ajudam a identificar o criminoso

“Sentia-me tão suja que só pensava em tomar banho”. “Esfreguei com tanta força que cheguei a ferir minha pele”. “Sentia-me culpada e envergonhada”. “Tinha medo de procurar ajuda”. “Fiquei isolada e depressiva”. “Passei vários dias até procurar a delegacia”. Esses são alguns relatos mais comuns de vítimas de estupros quando denunciam os casos.

Mas esse comportamento das vítimas pode levar à destruição de importantes vestígios que podem identificar o estuprador. O desespero, medo e vergonha pós-violência são os principais fatores de eliminação dessas provas cientificas, que prejudicam as investigações, aumentando o índice de impunidade desse tipo de crime.

Postos avançados

O perito-geral Manoel Melo explicou que a Polícia Científica sempre teve uma grande preocupação na recepção e tratamento dessas vítimas, tanto na preparação dos profissionais que atuam no atendimento, como na modernização da estrutura para recebê-las.  Além da sala-lilás no IML da capital e das brinquedotecas instaladas nas unidades de Medicina Legal de Maceió e Arapiraca, também foram criados postos avançados no Hospital da Mulher e na Unidade de Emergência do Agreste para atendimentos de vítima de estupro.

No Hospital da Mulher ou na Unidade de Emergência do Agreste, além de poder fazer o Boletim de Ocorrência, a vítima será acolhida por uma equipe médica multidisciplinar, receberá toda medicação indicada e acompanhamento psicológico. No posto avançado do IML, a vítima será atendida por uma equipe de médicos legistas que irão constatar o fato, coletar e enviar material biológico para o Laboratório de Genética do Instituto de Criminalística, onde outros exames periciais serão realizados para identificação do criminoso.

O Laboratório de Genética conta com testes rápidos para detecção de sêmen, sangue, sangue menstrual e saliva, além de avançada tecnologia para traçar o perfil genético do agressor. Mas, de acordo com a perita Carmelia Miranda, a equipe de peritos do laboratório tem observado nas requisições dos exames que muitas vítimas só procuram atendimento adequado dias após o fato ou higienizam-se após o ato, o que dificulta o trabalho dos peritos. Ela alertou para a importância de a vítima de estupro denunciar o mais rapidamente possível o crime.

Segundo a perita, havendo um suspeito, o perfil genético deste é comparado àquele encontrado nas amostras analisadas, permitindo incluí-lo ou retirá-lo da cena do crime. Mesmo que não haja suspeito, o perfil genético encontrado no material coletado após um estupro é inserido no Banco Estadual de Perfis Genéticos que, por sua vez, comunica-se com o Banco Nacional.

Caso o agressor já tenha cometido ou vier a cometer outro crime e estiver no banco de dados, rapidamente sua identidade é descoberta, dando sequência aos trâmites legais: o julgamento e a condenação.

Números

O slogan “Sim é sim; não é não” ficou famoso por indicar que, para que haja relação sexual ou qualquer ato afim, a vontade dos envolvidos deve ser sempre respeitada. Porém, em muitos casos, isso não ocorre e muitas mulheres são vítimas de crimes sexuais, seja por desconhecidos ou pessoas próximas.

Na 16ª Edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgada no ano passado, dados apontam que 66.020 pessoas foram vítimas de estupros no país, em 2021. Os números ainda assinalam que 75,5% das vítimas eram vulneráveis, incapazes de impedir o ato sexual. A maioria das vítimas de violência sexual (61,3%) tinham até 13 anos e em 79,6% dos casos o autor era conhecido da vítima.

Com Assessoria Polcal

 

Mais lidas

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

23 de março de 2023 12:57 por Da Redação O prazo para entrega da

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

23 de março de 2023 12:57 por Da Redação Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

23 de março de 2023 12:57 por Da Redação A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

23 de março de 2023 12:57 por Da Redação A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

23 de março de 2023 12:57 por Da Redação A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

23 de março de 2023 12:57 por Da Redação Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

23 de março de 2023 12:57 por Da Redação A Secretaria de Estado da

Sesau reforça alerta que a Ivermectina não tem eficácia contra a dengue

23 de março de 2023 12:57 por Da Redação A Secretaria de Estado de

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *