quinta-feira 18 de abril de 2024

Semana da água: praia de Japaratinga recebe mutirão de limpeza no sábado (25)

Governo de Alagoas é parceiro na ação organizada pela Verde Alagoas com mais de 100 voluntários limpando praias no litoral norte
Foto: Divulgação

O que não acaba no lixo pode acabar no mar. Em conscientização sobre a responsabilidade ambiental, a concessionária Verde Alagoas escolheu o município de Japaratinga, no Litoral Norte, para o primeiro mutirão de limpeza do projeto “Verde em Ação”. A mobilização faz parte da semana da água, organizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), de acordo com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A ação acontece no próximo sábado (25), às 8h, na praia do Centro. O mutirão tem parceria da ONU, Prefeitura de Japaratinga e Governo de Alagoas.

A ação estima a participação de 100 voluntários. A praia do Centro foi escolhida pelo projeto por sua proximidade com as comunidades locais, além de ser um atrativo para os turistas na alta temporada. A ação terá um ponto de apoio na Praça dos Idosos, com distribuição de água, luvas de proteção e sacos plásticos para coleta dos resíduos, além das coordenadas para atividade.

De acordo com estatísticas da ONU, caso a tendência continue, até 2050, haverá mais plástico nos oceanos do que peixes, já que a humanidade produz mais de 2 bilhões de toneladas de lixo por ano. Apenas no Brasil, mais de 78 milhões de toneladas de resíduos sólidos são descartados de maneira incorreta. “Temos um papel importante para desempenhar na redução de resíduos sólidos, que são descartados de maneira irregular, poluindo o nosso bem mais precioso, que é a água. Esse tipo de ação não deve ser apenas pontual, pode seguir em nossas próprias vidas e locais de trabalho”, disse Alexandre Lopes, Diretor Presidente, da Verde Alagoas.

Essa é a primeira atividade do Verde em Ação, que é dedicada a mobilização da sociedade sobre a importância do combate ao lixo no mar e da gestão adequada dos resíduos sólidos, oferecendo qualidade do meio ambiente, da saúde e do bem-estar das pessoas. Neste sábado (25), o mutirão será aberto para participação do público em geral. A atividade acontece em alusão ao Dia Mundial da Água, que amplia a discussão sobre esse tema.

A comunidade escolar do município também irá participar do mutirão de limpeza, com a supervisão de professores e equipes da concessionária. Mais de 30 (trinta) crianças terão a oportunidade de aprender sobre a importância da sustentabilidade, como fazer o descarte correto de materiais descartáveis e entender o impacto do desperdício de água, como também o uso consciente.

Os dados obtidos na ação serão catalogados pela Verde Alagoas no Formulário Nacional de Mutirão de Limpeza, para integrar o Painel de Resultados, disponível no site do Ministério do Meio Ambiente. O projeto também está registrado na agenda da ONU e pode ser conferido por meio do link: https://sdgs.un.org/partnerships/verde-em-acao-mutirao-de-limpeza-em-japaratinga A ação terá início a partir das 8h, na praia do Centro, atrás da Praça dos Idosos, em Japaratinga. Os interessados não precisam fazer inscrição. O ponto de apoio terá profissionais para guiar e explicar a atividade.

Serviço

Ação: Mutirão de Limpeza, na Praia do Centro, em Japaratinga

Organização: Verde Alagoas

Parceiros: ONU, Prefeitura de Japaratinga e Governo de Alagoas

Data: Sábado, 25/03/2023

Horário: A partir das 8h

Fonte: Agência Alagoas

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

Com o objetivo de investigar a responsabilidade jurídica e socioambiental da mineradora Braskem no

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

O prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) em

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

Em meio à epidemia de dengue e ao aumento de casos por febre chikungunya, um

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

A Secretaria de Estado de Alagoas (Sesau) volta a alertar a população alagoana sobre

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

A Polícia Federal em Brasília indiciou Jair Renan Bolsonaro, filho do ex-presidente Bolsonaro, pelos

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

A Federação Alagoana de Esportes Colegiais (FAEC) anunciou o calendário anual de eventos para

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

Por Stanley de Carvalho* Há 60 anos, quando os portões de Brasília começaram a

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou no último dia 6, no Suplemento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *