quarta-feira 2 de abril de 2025

Precisa-se de um boteco

Não precisa ser confortável, nem desenhado. Basta ter bancos, até um balcão, caldinhos, bolinhos fritos, guisados e amigos, muitos amigos e amigas

27 de março de 2023 3:09 por Ricardo Ramalho

Foto: Flickr/Ângelo Rigon

É impossível encontrar um não lugar num boteco. Parece indefinido e ao mesmo tempo repleto de simbolismos. São desses espaços que precisamos. Basta oferecer calidez, alma, aconchego, lembranças aos montes.

Precisa-se de um boteco para completar a graça da vida. Não precisa ser confortável, nem desenhado. Basta ter bancos, até um balcão, caldinhos, bolinhos fritos, guisados e amigos, muitos amigos e amigas. Que nos façam rir, mesmo quando se quer chorar; ouvir histórias, às vezes repetidas, piadas antigas e canções que nos transportem para profundas amizades e quereres.

Não precisa ter elegantes garçons. Bastam donos e donas, sobretudo, com apelidos que nos aproximem e nos tornem íntimos, nas primeiras convivências. Foi assim com Roberto Ladrão, um ícone do mundo dos botecos de Maceió. Carismático, sensível, de um humor criativo imensurável. Esbanjando esses sentimentos, tornou afetivo até o “ladrão” de seu título, adquirido nas peripécias do seu bar.

Ah! Precisa-se, urgente, de um boteco que nos encham os copos e as vontades de viver. Não precisa ser climatizado. Pode ter calor, humano. Inspirar diversões, das mais peculiares. Produzir felicidade, mesmo que transitória, mas, de efeitos duradouros. Alegria, ah! Alegria, esse componente que o boteco transpira e exporta.

Que se transforme em divã de psicólogo, em muitas situações de confidentes que procuram audiências de pessoas dispostas a ouvir e opinar de forma sincera, positiva, contribuindo para caminhos do bem querer.

Resta-nos clamar pela sobrevivência do boteco. Botequeiros, uni-vos! Vida longa ao boteco!

*Texto em homenagem ao Bar do Roberto Ladrão e ao botequeiro Antônio Farias, assíduo frequentador, que completou 84 anos.

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Ministra Luciana Santos destaca poder transformador de trabalhos realizados por alunos do Sesi Alagoas

27 de março de 2023 3:09 por Ricardo Ramalho Os projetos sociais e educativos

Entidades pedem ao MPF a paralisação imediata das obras da Linha Verde

27 de março de 2023 3:09 por Ricardo Ramalho Um grupo de entidades acionou

Governo anuncia concurso com 2 mil vagas para a Polícia Federal

27 de março de 2023 3:09 por Ricardo Ramalho O ministro da Justiça e

Para indenizar juíza, TJPR zera as contas de jornalista

27 de março de 2023 3:09 por Ricardo Ramalho Por Marcelo Auler Na expectativa

Janeiro Branco: Maranhão é o estado com menos psicólogos na rede pública do Nordeste

27 de março de 2023 3:09 por Ricardo Ramalho Por Thiago Aquino, da Agência

Alagoas registra a abertura de mais de 36 mil empresas em 2024

27 de março de 2023 3:09 por Ricardo Ramalho Alagoas registrou a abertura de

Obesidade leva a disparada de diabetes no mundo em três décadas

27 de março de 2023 3:09 por Ricardo Ramalho A obesidade está por trás

Praça dos Três Poderes recebe ato em defesa da democracia em 8 de janeiro

27 de março de 2023 3:09 por Ricardo Ramalho Por Lucas Toth, do portal

1 Comentário

  • Nesse texto sobre o bar Roberto, faltou uma pessoa muito especial, que já falecido que era conhecido como (Ziza)uma pessoa de um coração imenso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *