sexta-feira 14 de junho de 2024

Vacina Bivalente contra a Covid-19 passa a ser aplicada em pessoas com comorbidades entre 12 e 59 anos

Medida já está em vigor e, para se vacinar, público-alvo deve procurar o posto de saúde mais próximo de sua residência

3 de abril de 2023 4:49 por Da Redação

Pessoas com comorbidades passaram a integrar grupo prioritário da vacina bivalente contra a Covid-19 | Carla Cleto / Ascom Sesau

A partir de agora a vacina Bivalente da Pfizer contra a Covid-19, destinada a proteger a população contra a cepa original do novo coronavírus e as subvariantes da ômicron, também está disponível em Alagoas para pessoas com comorbidades entre 12 e 59 anos. o novo grupo prioritário se junta aos demais que já integram a Campanha de Vacinação contra o Novo Corornavírus, iniciada no último dia 27 de fevereiro.

Com a decisão, adotada pelo Ministério da Saúde (MS) com base na recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), devem ser vacinadas com o imunizante bivalente as pessoas com arritmias cardíacas, com cardiopatias congênitas, com cor-pulmonale e hipertensão pulmonar. Também passam a integrar o grupo prioritário, os alagoanos com diabetes mellitus, doenças da aorta, problemas nos grandes vasos e fístulas arteriovenosas, doença hepática, neurológicas crônicas e distrofias musculares, bem como, doença renal crônica.

As pessoas com hemoglobinopatias e disfunções esplênicas graves, hipertensão arterial resistente, hipertensão arterial no estágio 3, hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo, insuficiência cardíaca, miocardiopatias e pericardiopatias integram a lista  dos contemplados com a medida. Por fim, os alagoanos com obesidade mórbida, pneumopatias crônicas graves, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, síndromes coronarianas, síndrome de Down e outras síndromes genéticas e valvopatias também devem comparecer aos postos de saúde dos municípios de residência e solicitarem a vacina bivalente contra a Covid-19.

Entretanto, é importante ressaltar, segundo a assessora do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), Rafaela Siqueira, que a vacina Bivalente da Pfizer contra a Covid-19 é destinada para quem já concluiu o esquema vacinal primário há pelo menos quatro meses ou 120 dias. “O esquema vacinal primário compreende, segundo o PNI Nacional, a duas doses do imunizante monovalente”, explicou.

Primeiro Grupo Prioritário

Até a sexta-feira (31), o primeiro Grupo Prioritário era formado pelos  idosos, moradores de Instituições de Longa Permanência (ILP) a partir de 12 anos de idade e seus trabalhadores, pessoas imunocomprometidas a partir dos 12 anos de idade, indígenas, ribeirinhos e quilombolas. As gestantes e puérperas; a população privada de liberdade, a partir dos 18 anos; os adolescentes cumprindo medidas socioeducativas, na faixa etária entre 12 e 18 anos; e os funcionários do Sistema de Privação de Liberdade e os trabalhadores da saúde também já estavam contemplados, conforme o MS.

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, salienta que, por meio da ação, o MS prevê vacinar pelo menos 90% das pessoas que integram o Grupo Prioritário. “Isso porque, desse modo, haverá a imunidade de rebanho, assegurando que a população esteja protegida contra a cepa original do novo coronavírus e as subvariantes da ômicron”, enfatizou o gestor da saúde estadual.

Fonte: Agência Alagoas

Mais lidas

Alagoas conta com Núcleos de Apoio ao Fumante em 13 municípios

3 de abril de 2023 4:49 por Da Redação Com o objetivo de ajudar

STF volta a julgar recurso de Collor para anular condenação por corrupção na Lava-Jato

3 de abril de 2023 4:49 por Da Redação O Supremo Tribunal Federal (STF)

Marielle: a quem se destina a terra?

3 de abril de 2023 4:49 por Da Redação Por Eliane Brum, do portal

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

3 de abril de 2023 4:49 por Da Redação Com o objetivo de investigar

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

3 de abril de 2023 4:49 por Da Redação Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

3 de abril de 2023 4:49 por Da Redação A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

3 de abril de 2023 4:49 por Da Redação A Polícia Federal em Brasília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *