Para além do sol e mar, Alagoas possui belezas naturais de todos os tipos, incluindo quatro famosas lagoas que dão destaque ao turismo de água doce que vem sendo implantado. Seguindo essa ideia, no próximo dia 16 de abril haverá o primeiro passeio da Rota Lagunar, que promete percorrer oito pontos pelo estado para desfrutar da natureza. O ponto de partida do projeto se dará com a Lagoa de Jequiá, localizada no munícipio litorâneo de mesmo nome.
O famoso Rio Gelado será um dos principais atrativos da rota, que sairá pela manhã de Maceió e percorrerá os bairros do Jaraguá e Centro da cidade. O ponto de encontro será na Praça Multieventos, na Pajuçara, e o roteiro reúne uma visita guiada pelo bairro histórico do Jaraguá, contando a história de seu surgimento e de como funcionava o comércio local no início da cidade, assim como curiosidades sobre o Centro, que possui a estátua mais antiga do Brasil em uma de suas praças, e o ponto zero da capital.
Todo o artefato histórico será contado pelo grupo Pé na Rua, que irá explicar sobre Maceió e também sobre a cidade e a lagoa de Jequiá da Praia. Já na cidade litorânea, o grupo segue em barcos para a primeira parada com banho no Rio Gelado, depois haverá um almoço e a finalização acontece nas falésias de Jequiá, que contará com uma programação surpresa.
Para a idealizadora do projeto, Mira Costa, a ideia é que cada passeio seja uma experiência única tanto para turistas como também para os alagoanos que não conhecem as belezas do estado. A Rota Lagunar reúne história, gastronomia e música em um só lugar e também milita pela preservação dos espaços naturais, sendo implantada uma sinalização da rota que ficará disponível para que outras pessoas possam desfrutar dos locais.
Aprimorando ainda mais a experiência, o projeto lançará também no dia 16 de abril um site para o cadastro de obtenção gratuita de um passaporte da rota. “A rota contará com um passaporte, verde na cor dos mangues e com um símbolo de um barquinho. Nele vem contando as histórias das principais lagoas e as informações de como usá-lo. São quatro roteiros com oito rotas e a cada passeio vai ganhando os carimbos. Dentro do passaporte as folhas são em homenagem ao filé alagoano e para preenchê-las, basta procurar os pontos de carimbo que fazem parte do caminho”, conta Mira.
Os desbravadores que percorrerem as quatro rotas serão contemplados com o Certificado Digital Especial, um reconhecimento máximo da Rota Lagunar. Para obtê-lo, é necessário enviar um email para rotalagunar@gmail.com, contendo imagens anexadas da página inicial do passaporte e das páginas com carimbos, para a conferência.
As inscrições para o passeio estão sendo feitas através do link mpago.la/2bwVPPi, também disponível no instagram do projeto (@rotalagunar). Os ingressos custam R$ 190,00. Os próximos roteiros, que acontecerão ainda neste ano, terão suas datas anunciadas através das redes sociais.
“Nós queremos juntar a comunidade em todas as rotas e passeios. Não tem como fazer isso sozinha, é preciso do apoio e ajuda das pessoas que vivem desses locais. É uma união pelas lagoas. O evento vai acontecer uma vez ao ano e entrará nos calendários das cidades como uma grande experiência”, finaliza a idealizadora.
SERVIÇO:
O QUE: Rota Lagunar – Lagoa de Jequiá
QUANDO: 16 de abril
PÚBLICO ALVO: Pessoas de todas as idades, exceto crianças
VALOR: R$ 190,00
CONTATO: (82) 98825-1332 (Mira Costa) / @rotalagunar (Instagram)
Fonte: Assessoria