Por Extra
Ministro da Justiça e Segurança Pública do Governo Lula, Flávio Dino coleciona tiradas e falas virais pelas redes sociais. Mas a presença do titular da Justiça na web não é de hoje. Dino usa seu perfil do Instagram há anos como uma espécie de diário, compilando informações marcantes sobre sua trajetória pessoal e política.
Flávio Dino de Castro e Costa nasceu em São Luís do Maranhão no dia 30 de abril de 1968. Segundo o “diário virtual” do ministro, seu primeiro contato com a educação veio por meio de sua avó, com quem aprendeu a ler e a escrever. Flávio foi alfabetizado pela “professora Dália”, como chama a avó sempre que essa informação sobre sua trajetória vem à tona.
Aos 10 anos, em 1978, o titular da Justiça fez a primeira comunhão na Igreja Católica. Numa postagem do Instagram, Dino contou que participou da cerimônia na infância e fez questão de compartilhar uma foto da ocasião. Na legenda do post, ele menciona a importância desse acontecimento para sua vida espiritual: “Momento importante na minha caminhada de fé, sempre lutando pela partilha do pão e da esperança”.
Flávio se formou em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em 1991 e dois anos depois voltou à instituição como professor. O ministro também chamou atenção durante a vida acadêmica e foi paraninfo mais de uma vez de turmas da universidade. Um ano antes se de formar, Dino se casou com Deane Maria Fonseca de Castro, com quem dividiu a vida até 2011.
Um ano depois da separação, em 2012, o filho mais novo do casal, com 13 anos de idade, morreu de um ataque de asma no Hospital Santa Lúcia em Brasília. Na ocasião, a polícia civil do Distrito Federal foi acionada e investigou suposta negligência por parte do hospital, que foi condenado a indenizar a família. Nas redes sociais, no ano em que a decisão foi divulgada, Dino disse que qualquer indenização seria doada. “Reitero que não quero nenhum centavo do hospital Santa Lúcia, de Brasília, em decorrência do descaso e da incompetência com Marcelo Dino. ‘Indenização’ será doada”, escreveu ele no Twitter.
Depois do divórcio e da morte do filho, Flávio começou a reconstruir sua vida pessoal e se casou com Daniela Lima, com quem está até hoje. Apesar de ter poucos registros com a mulher nas redes sociais, ele sempre vai a eventos políticos acompanhado de Daniela.
Mantendo a linha temporal de seu “diário virtual” sempre atualizada, o ministro faz questão de compartilhar uma paixão que sustenta além de sua vida política. Entusiasta de esportes e, principalmente do futebol, Flávio registra momentos de lazer jogando bola, já foi presenteado com chuteiras feitas artesanalmente e chegou a conhecer e tirar uma foto com Pelé. No aniversário de 80 anos do Rei, Dino postou o registro na web e homenageou o ex-jogador, a quem fez referência como “um dos maiores de todos os tempos”.
5 Comentários
Eu nunca vi essa atual esposa. Toda primeira dama tem visibilidade, mas essa senhora de alguma forma esteve invisível durante os 2 mandatos de governado do comunista debochado.
Ó, pai, ih, ó, o talarico aqui! Querendo ver mulher dos outros! Que que é isso, marmanjo! Por muito menos, se derruba avião na terra do papai, visse?
Claro, ele tem um “Primeiro Damo”. Ou vai dizer que vocês não sabiam?
Reportagem linda, gente! Fiquei feliz de saber mais do maravilhindo Flavião, mas também, fiquei muito triste por saber certas passagens da vida dele, poxa! Obrigada, pessoal!
Amo este senhor e sua trajetória pessoal e política…