Para garantir novas oportunidades, gerar novos negócios e fomentar a expansão da economia do estado pelo turismo, o governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e a Agência de Fomento Desenvolve, lança o programa Crédito do Trabalhador do Turismo.
O Crédito do Trabalhador irá conceder empréstimos de R$ 5 a 21 mil reais para Microempreendedores Individuais (MEI) que estejam vinculados à atividade turística. A linha de crédito será viabilizada por meio de recursos oriundos do Fundo Geral do Turismo (Fungetur), sendo operacionalizados pela Desenvolve, no formato de crédito individual. Não haverá exigência de contrapartida e a taxa de juros será de 5% ao ano, acrescidos o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
O prazo de pagamento da linha de crédito do Crédito do Trabalhador deverá chegar a três meses de carência e 21 meses de amortização, somando um total de 24 meses, isento de IOF.
As condições de acesso à linha de crédito são ser um Microempreendedor Individual (MEI), exercer qualquer atividade enquadrada no segmento turístico, possuir certificado de operador de turismo do Cadastur, emitido pelo Ministério do Turismo (Mtur), e que esta certificação esteja dentro do prazo de validade. Serão dispensadas Certidões Negativas de Débito e restrições junto ao Serasa poderão ser sanadas durante o processo de solicitação, não inviabilizando a concessão.
Para mais informações quanto a linha de crédito acesse o site www.desenvolve.al.gov.br ou pelos telefones 98884-5219 e 3315-3468.
Fonte: Agência Alagoas