O colunista da Veja Valmir Moratelli destacou que o ex-senador Fernando Collor, recém-condenado por corrupção pelo Supremo Tribunal Federal (STF), deu uma ajuda para concretizar o samba-enredo milionário da escola de samba Beija-Flor, que terá Maceió como tema a um custo de R$ 8 milhões.
“A coluna soube que, no final de abril, a diretoria da Beija-Flor de Nilópolis se reuniu com o ex-senador e ex-presidente em um resort em Angra dos Reis, litoral sul-fluminense. A ideia inicial era que o próximo desfile fosse focado no município de Palmeira dos Índios. Mas outras possibilidades do estado também foram apresentadas – e a história de Rás Gonguila despertou mais interesse carnavalesco por parte dos nilopolitanos”, escreveu.
Segundo Moratelli, após a reunião, a Prefeitura de Maceió aprovou o patrocínio para a escola de samba desenvolver o enredo “Um delírio de carnaval na Maceió de Rás Gonguila”. Ele diz ainda que se trata de um recorde financeiro obtido pela própria escola, que conseguiu em 2023 cerca de 6 milhões de reais para cantar as “maravilhas” da raça dos cavalos manga-larga.