O MDB é o partido que vai encabeçar a oposição ao prefeito de Maceió, JHC. Movimentos internos tratam como prioridade a reorganização da bancada na Câmara Municipal visando às eleições de 2024.
Os sinais emitidos nessa direção dão conta de que o principal condutor da sigla em Alagoas, o senador Renan Calheiros, está empenhado na composição de uma bancada com dez vereadores.
Estruturar a bancada municipal será o primeiro passo a ser dado para que a disputa seja equilibrada. A “janela” (brecha na legislação eleitoral) que garante ao parlamentar mudar de partido sem risco de perda de mandato será aberta em abril de 2024.
A mídia incluem uma mudança de lado dos vereadores José Márcio Filho, Gaby Ronalsa e Aldo Loureiro, até então parte da base de apoio do prefeito JHC.
Mudança de ação
Não é normal no MDB articular a formação de uma bancada e a filiação de novos e possíveis candidatos a vereador com antecedência. Calheiros assumiu a condução das articulações.
A entrada do governador Paulo Dantas e do presidente da Assembleia Legislativa Marcelo Victor no processo de articulação é um sinal de que haverá uma base oposicionista sólida.
A partir da Assembleia Legislativa, se tem como articuladores os deputados Lelo Maia, irmão do vereador José Márcio Filho, o deputado Dudu Ronalsa, irmão da vereadora Gaby Ronalsa, e o deputado Léo Loureiro, irmão do vereador Aldo Loureiro.
A mudança de posição desses parlamentares é fruto da ação do deputado Marcelo Victor, do governador Paulo Dantas e do senador Renan Calheiros.
Essa movimentação inicial é um sinal de que o bloco governista estadual não ficará parado esperando o calendário oficial de campanha para disputar a cadeira hoje ocupada por JHC.