segunda-feira 15 de julho de 2024

Em São Paulo, alagoano vence Troféu Brasil de Karatê Interestilos

Karateca de apenas 7 anos faz vaquinha para conseguir disputar o Mundial da modalidade, que acontece em julho, na Escócia
Foto: Divulgação

Alagoas voltou a subir ao lugar mais alto do pódio com um alagoano multicampeão no karatê. É que Paulo Neto, que tem apenas 7 anos de idade, venceu o Troféu Brasil de Karatê Interestilos na categoria Kata, competição realizada entre os dias 20 e 21 deste mês de maio, em São Paulo-SP. E o pequeno grande atleta já começa a voltar as atenções para mais um desafio, o maior de sua trajetória no esporte até aqui: disputar e fazer bonito, agora, no exterior.

Paulinho, como é chamado por todos, é faixa verde e pratica o karatê desde os três anos de idade, tendo como referências os senseis Francisco Araújo e Edgard Lucena. Foi com o apoio de ambos que o karateca conquistou seu quinto título regional ao abocanhar mais um ouro na Copa Alagoana de Karatê, na categoria kata. Seria um prenúncio do que estava por vir pouco tempo depois.

É que, classificado para a 30ª edição do Troféu Brasil, Paulinho intensificou a rotina de treinamentos para mais uma vez surpreender a todos.

“Foi sem dúvida a competição mais difícil que o nosso pequeno samurai já disputou, visto que essa edição foi a que mais reuniu inscritos na faixa etária dos sete e oito anos, totalizando 76 competidores de várias regiões do país, o que só engrandece o resultado. Ele precisou de uma concentração extrema para se sagrar campeão. Teve toda a sua dedicação recompensada. Ele foi realmente incrível, o que só nos enche de orgulho”, recorda o pai Paulo Soares, acrescentando que, no kumitê (luta), o karateca não conseguiu chegar às finais, apesar de ter vencido quatro lutas seguidas, ficando a somente uma vitória de lutar por mais uma medalha.

E apesar de tamanha conquista, Paulinho ainda esbarra na falta de patrocínio, razão pelo qual seus pais resolveram criar uma vaquinha na internet. O objetivo é angariar o recurso necessário para a viagem até Dundee, na Escócia, palco do Mundial de Karatê Interestilos, que acontece entre os dias 09 e 18 do próximo mês de julho. Até lá, o karateca espera arrecadar algo em torno de R$ 40 mil, montante que cobriria os custos com passagens aéreas, transporte, hospedagem e alimentação.

“Ele conquistou a vaga no Mundial em setembro do ano passado, quando foi vice-campeão brasileiro no kata. Mas os custos para uma viagem até a Europa são muitos elevados e, por isso, resolvemos lançar essa campanha. Até hoje, as despesas com todas as competições que o Paulinho já disputou foram arcadas por nós, pela família”, reforça, esperançoso, o pai do atleta.

Para contribuir, basta acessar clicar aqui. “Seguiremos lutando para que o Paulinho volte a representar Alagoas à altura, desta vez fora do nosso país”, emenda Paulo Soares.

Mais lidas

Além da pressão dos aliados, JHC tem agora que enfrentar ação no MP por R$

Na busca para reeleger-se, o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o JHC, precisa

Alagoas conta com Núcleos de Apoio ao Fumante em 13 municípios

Com o objetivo de ajudar tabagistas a se livrarem do vício em cigarros, o

STF volta a julgar recurso de Collor para anular condenação por corrupção na Lava-Jato

O Supremo Tribunal Federal (STF) voltou a movimentar o processo em que o ex-presidente

Marielle: a quem se destina a terra?

Por Eliane Brum, do portal Sumauma “Quem possui a terra possui o homem.” Essa

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

Com o objetivo de investigar a responsabilidade jurídica e socioambiental da mineradora Braskem no

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

O prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) em

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

Em meio à epidemia de dengue e ao aumento de casos por febre chikungunya, um

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

A Secretaria de Estado de Alagoas (Sesau) volta a alertar a população alagoana sobre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *